quinta-feira, abril 14, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA


Foi há 427 anos (1578), uma SG: nasce Filipe II (Felipe III de Espanha). Reinava D. Sebastião. Pontificava Gregório XIII (226º).
Filipe II foi rei de Portugal de 1598 a 1621

.

Foi há 246 anos (1759), um SB: morre George Frederick Handel, compositor inglês. Em Portugal reinava D. José (25º). Pontificava Clemente XIII (248º).
A maior parte das obras de Handel foram escritas em Inglaterra, mas os seus primeiros sucessos aconteceram em Roma.
Quando o seu amigo, o inglês Charles Jennens escreveu o texto do Messias, em 1741, Handel sentiu-se de tal forma impressionado e inspirado que, numa rajada, compôs toda a sua enorme obra com o mesmo nome. A estreia do Messias aconteceu em Dublin, em 1742.
Um ano mais tarde, num concerto, em Londres, George II, que assistia, sentiu-se de tal maneira tocado com os compassos iniciais do Aleluia, que se pôs de pé. No que foi seguido por toda a assistência: donde o costume de ouvir de pé essa maravilhosa peça, enquanto o numeroso coro canta.

.

Foi há 159 anos (1846), uma TR: em Portugal, início da revolta conhecida por Maria da Fonte. Reinava D. Maria II (30º). Pontificava Gregório XVI (254º).
A insurreição da “Maria da Fonte saiu do impulso espontâneo do povo, sem unidade de comando nem programa político, como simples protesto contra duas leis, se bem que lhe desse alentos a atmosfera de descontentamento contra o governo de Costa Cabral”. Em vários sítios do Minho ocorreram os motins, mas parece que o mais violento de todos aconteceu na freguesia de Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso, capitaneado por uma tal Maria dessa freguesia, daí: Maria da Fonte. Uma das leis de que se fala acima, era a “lei da saúde” (de 26.11.1845) que proibia os enterramentos nas igrejas. A outra seria do âmbito fiscal, donde um outro grito de guerra dessas rebeliões: “abaixo o cruzado para as estradas!”.

.

Foi há 96 anos (1909), uma QA: nasce Joaquim Soeiro Pereira Gomes, escritor português. Reinava D. Manuel II (34º). Chefiava a Igreja Pio X (257º).
Pioneiro da literatura neo-realista no nosso país, o escritor vilafranquense deixou valiosa obra (“Esteiros”, por ex.) que veio a lume com o título genérico Obras Completas de Soeiro Pereira Gomes.

.

Foi há 74 anos (1931), uma TR: Afonso XIII, rei de Espanha, foge do seu país após o triunfo republicano nas eleições. Era PR o general Carmona. Era romano pontífice Pio XI (259º).

.

Foi há 71 anos (1934), um SB: em Lisboa, inauguração do monumento dedicado ao marquês de Pombal. Continuava a presidência de Carmona. Prosseguia o pontificado de Pio XI.

.

Foi há 19 anos (1986), uma SG: morre Simone de Beauvoir, escritora feminista francesa. Em Portugal era PR o Dr Mário Soares. Em Roma pontificava João Paulo II (264º).
Simone Lucie Ernestine Marie Bertrand de Beauvoir nasceu em Paris em 09.01.1908. Formou-se em Filosofia na Sorbonne em 1929. Fundou a revista “Les Temps Modernes”, em 1945, com Jean-Paul Sartre, de quem foi companheira e com quem viria a casar à hora da morte dele.
É um dos mais representativos nomes da cultura francesa designadamente da corrente existencialista.
Da sua vasta obra destaca-se “Le Deuxième Sexe”, que foca a situação da mulher no mundo.

.

Foi há 16 anos (1989), uma SX: em França, Eugénio de Andrade, poeta português, é agraciado com o Prémio de Poesia Jean Malrieu para literatura estrangeira, pelo seu livro Branco no Branco. Continuava o mandato presidencial de Mário Soares. Prosseguia o pontificado de João Paulo II.

.

Foi há 10 anos (1995), uma SX: morre António Lopes Ribeiro, cineasta português. Era ainda presidente da República Mário Soares. Continuava o pontificado de João Paulo II.
Em 1941 criou as Produções António Lopes Ribeiro, de onde saíram, por ex., “O Pai Tirano” e o “Pátio das Cantigas” em 1941. A partir de 1957 apresentou na televisão o “Museu do Cinema”. Realizou algumas longas metragens, como, entre outras, “O Pai Tirano” (1941), “Amor de Perdição” (1943) e “Frei Luís de Sousa” (1950).

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup