quinta-feira, abril 21, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA

21 de Abril: Dia Nacional do Reino Unido

.

.

Terá sido há 2758 anos (753 a.C.): segundo a tradição, é fundada a cidade de Roma. Se tivermos em conta o actual calendário, terá sido nesta data que ocorreu o evento. Talvez haja mais lendas que certezas nesta matéria…

.

Faz hoje 306 anos (1699), foi numa TR: morreu, com cerca de 60 anos, Jean-Baptiste Racine (1639-1699), poeta e dramaturgo francês. Em Portugal reinava D. Pedro II (23º). No Vaticano pontificava Inocêncio XII (242º).

Contemporâneo de vultos como Molière, La Fontaine e Corneille.

Órfão muito novo, teve desde cedo a sua formação ligada ao convento de Port-Royal, importante reduto do pensamento jansenista (corrente religiosa, nascida no século XVII, por influência do bispo holandês Jansénio que, apoiado numa “errada” interpretação de Santo Agostinho, considera o homem marcado para sempre pelo pecado original, não podendo dele libertar-se senão por uma especial graça de Deus: é a inelutável predestinação. Donde, “um sombrio pessimismo, que leva ao desespero”). Corrente esta condenada pela Igreja em 1642 e em 1656.

Não obstante essa sua formação, Racine vê algumas suas peças de teatro serem claramente hostilizadas pelo rigorismo jansenista.

Em 1667 surge o seu primeiro êxito com Andromaque. Mithridate (1673) revela um autor no seu apogeu. Escreve ainda Iphigénie (1674), Phèdre (1677) e Esther (1689). Os seus últimos escritos são Cantiques Spirituels e Abrégé de l’Histoire de Port-Royal, já reconciliado com o jansenismo – que entretanto era objecto de perseguição.

“Racine eleva à perfeição a tragédia clássica francesa (…); no plano verbal, sobressai a elegância e a clareza da frase poética. A dimensão trágica (…) realiza-se na destruição das aspirações mais profundas por um destino inexorável”.

.

Faz hoje 95 anos (1910) faleceu, no Estado de Connecticut, com cerca de 75 anos, Mark Twain, escritor norte-americano. Em Portugal a monarquia agonizava, mas ainda reinava D. Manuel II (34º e último). Pontificava Pio X (257º).

Samuel Langhorne Clemens (seu verdadeiro nome) nasceu no Estado da Florida em 1835. O cenário da sua infância – o Mississipi - e as suas diversas experiências, marcam a sua obra, afinal uma verdadeira autobiografia.

Entre as suas obras refiro, por exemplo, Aventuras de Tom Sawyer (1876) e A Connecticut Yankee in King Arthur’s Court (1889).

.

Faz hoje 59 anos (1946), era um DM: morreu, no condado de Sussex, com cerca de 63 anos, John Maynard Keynes, economista inglês. Em Portugal era PR o general Carmona. Sumo Pontífice da Igreja era o papa Pio XII (260º).

Nascido em Cambridge em 1883, torna-se um dos maiores talentos de economista do século XX.

Em 1936 publica a Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, “expoente máximo do pensamento económico inglês no seu tempo”, obra de estudo obrigatório nessa área do conhecimento, pelo menos nos anos 50 e 60 dessa centúria, e de referência obrigatória na formação básica dos juristas na mesma época. No Tratado da Reforma Monetária, combate o regresso ao padrão-ouro.

“Elevado ao pariato em 1942, com a morte de Lorde Keynes of Tilton, em 1946, desaparece um dos grandes vultos da ciência económica dos nossos dias. O keynesianismo está na origem de todas as políticas económicas caracterizadas pelo intervencionismo estatal no quadro da economia de mercado.”

.

Faz hoje 90 anos (1915), nasceu, no México, Anthony Quinn, actor norte-americano. Em Portugal era PR Manuel de Arriaga, o primeiro presidente eleito. Em Roma pontificava Bento XV (258º).

Além de actor foi pintor e músico. Mas a sua grande paixão foi o teatro, onde se notabilizou. O seu desempenho mais destacado foi no filme Zorba, o Grego (1964, de Michael Cacoyannis). Mas recordo também o seu notável papel noutros filmes, nomeadamente em Lourenço da Arábia (Lawrence of Arabia, 1962, de David Lean) e de As Sandálias do Pescador (The Shoes of the Fisherman, 1968, de Michael Anderson).

Anthony Quinn morreu em Bóston, em 2001, com cerca de 86 anos.

.

Faz hoje 84 anos (1921), foi uma QI: é fundada a revista Seara Nova. Decorria ainda o mandato de Manuel de Arriaga. Em Roma pontificava Pio X (257º).

“Revista de doutrina e crítica”, a Seara Nova, que só começaria a ser publicada em 15OUT1921, teve uma longevidade de 75 anos, marcada pela censura, por dissensões internas e por grandes polémicas.

Vamos às raízes.

Nasce no Porto, fundada por Jaime Cortesão, Raúl Proença, Teixeira de Pascoaes, Leonardo Coimbra e Álvaro Pinto, a associação da Renascença Portuguesa. O seu órgão de difusão foi a revista mensal A Águia, na qual colaboraram ainda Mário Beirão, António Correia de Oliveira, Afonso Lopes Vieira, Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro.

Dissidências internas levaram à saída de Pessoa e Sá-Carneiro, que fundaram a revista Orpheu.

Outros dissidentes foram António Sérgio, “que se opunha ao lusitanismo tradicionalista e improdutivo de Pascoaes”, e ainda Jaime Cortesão e Raul Proença, ambos atentos ao evoluir do moderno pensamento europeu. Estes e António Sérgio viriam a fundar, em 1921, a revista Seara Nova. Nela tiveram ainda influência grandes nomes de intelectuais republicanos, como Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Câmara Reis e Raul Brandão, entre outros.

.

Faz hoje 79 anos (1926), era uma QA: nasceu Isabel II, rainha do Reino Unido. Em Portugal era PR Bernardino Machado. Pontificava o papa Pio XI (259º).

.

Faz hoje 45 anos (1960), era uma QI: a nova cidade de Brasília substitui o Rio de Janeiro como capital do Brasil. Em Portugal decorria o 2º mandato de Américo Tomás. Pontificava o “Bom Papa João”, João XXIII (261º).

.

Faz hoje 31 anos (1974), era um DM: aprovação da versão final do programa do Movimento das Forças Armadas (MFA). O Estado Novo e a ditadura de Salazar tinham os dias contados: Américo Tomás era, por mais uns dias, o PR. A Igreja era dirigida pelo papa Paulo VI (262º).

.

Faz hoje 20 anos (1985), era um DM: José Sarney assume a presidência do Brasil após a morte de Tancredo Neves, que adoecera com gravidade horas antes de tomar posse como presidente. Em Portugal na chefia do Estado estava Ramalho Eanes. No Vaticano pontificava João Paulo II (264º).

.

Faz hoje 16 anos (1989), era uma SX: mais de 100 000 estudantes chineses reúnem-se na praça de Tiananmen, em Pequim, desiludidos com as promessas reformistas de Deng Xiao Pin e ignorando as ameaças governamentais de castigos severos. Centenas deles foram massacrados impiedosamente. Em Portugal na presidência da República estava Mário Soares. Pontificava João Paulo II.

.

Faz hoje 14 anos (1991), era um DM: Rosa Mota é a vencedora da maratona de Londres. Na PR tínhamos Mário Soares. Prosseguia o pontificado de João Paulo II.

Sobre o currículo desportivo desta atleta pode ver-se a “memória” de 16ABR, no seu penúltimo ponto.

.

Faz hoje 12 anos (1993), era uma QA: a escritora portuguesa Maria Ondina Braga recebe o Prémio Eça de Queiroz pelo seu romance Nocturno em Lisboa. Ainda era PR o Dr Mário Soares. Soberano Pontífice era João Paulo II.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup