sábado, abril 09, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA

Foi há 513 anos (1492), uma SG: morreu Lourenço de Médicis, o Magnífico, filósofo, poeta, mecenas e diplomata italiano. Em Portugal reinava D. João II (13º). Pontificava Inocêncio VIII (213º).
Médicis é o nome da mais célebre família ducal da república florentina. Foi principalmente Giovanni de Médicis (falecido em 1420) – o banqueiro mais rico da Itália - o iniciador da grandeza da família, que deixou aos seus dois filhos (Cósimo e Lourenço) uma herança de riqueza e honrarias nunca até então igualadas.

Com Cosme de Médicis (Cósimo de Medici: 1389-1464), a quem chamaram “Pai da Pátria”, começou a época gloriosa dos Médicis. E com o neto deste, Lourenço, o Magnífico (1449-1492), Florença atinge o apogeu, quer no poder político, como nas realizações artísticas, nas letras, nas artes plásticas.
Na verdade, Lourenço reúne na sua corte uma notável plêiade de artistas, filósofos, humanistas, homens de letras e de ciências, tornando-se o mais generoso dos mecenas.
Os Médicis deram à Igreja 3 papas: Leão X (217º), Giovanni de Medici, filho de Lourenço, o Magnífico, foi papa de 1513 a 1521 – quando em Portugal reinava D. Manuel I; Clemente VII (219º), Júlio de Médicis, contemporâneo do nosso rei D. João III, cujo pontificado decorreu de 1523 a 1534; por fim Leão XI (232º), cujo pontificado – no tempo em que reinava em Portugal Filipe II – apenas durou 26 dias, de 1 a 27 de Abril de 1605.

Além disso, os Médicis deram também duas rainhas à França: Catarina de Médicis que casou com Henrique II, em 1533, exactamente quando pontificava um Médicis, Clemente VII, e em Portugal reinava D. João III; e Maria de Médicis, que casou com Henrique IV e foi rainha de 1600 a 1610 – quando em Portugal reinava Filipe II e em Roma se seguiram os pontificados de Clemente VIII (231º), do Médicis Leão XI (232º) e de Paulo V (233º).

Foi há 379 anos (1626), uma QI: morreu Francis Bacon, político e filósofo inglês. Em Portugal reinava Filipe III (20º). Na cadeira de Pedro estava Urbano VIII (235º).
Francis Bacon é considerado o autor de um método técnico de análise científica (não do método experimental na sua complexidade, por não ter conhecimentos matemáticos).
A sua obra principal, Instauratio Magna, é composta de duas partes: Da dignidade e Desenvolvimento das Ciências e Novum Organum.

Foi há 235 anos (1770), uma SG: James Cook, explorador britânico, o primeiro europeu a alcançar a costa oriental da Austrália. Reinava em Portugal D. José (25º). Ocupava o trono de Pedro Cemente XIV (249º).

Foi há 184 anos (1821), uma SG: nasceu Charles Baudelaire, poeta francês. Em Portugal reinava D. João VI (27º). Em Roma pontificava Pio VII (251º).
Uma das obras que mais o notabilizou intitula-se Les Fleurs du Mal, pelo enorme escândalo que causou, sobretudo pela sua carga erótica. Aliás, esta obra está mesmo na base do processo de atentado à moral pública que foi instaurado a Baudelaire.

Foi há 140 anos (1865), um DM: nasceu Francisco Manuel Alves, que a história registou como o Abade de Baçal (por ter sido pároco de Baçal, freguesia do concelho e diocese de Bragança), historiador e arqueólogo português. Recolheu abundante material e deixou valiosos estudos de arqueologia regional – daí que o Museu Regional de Bragança, de que foi director, tenha hoje o seu nome.
Quando o Abade de Baçal nasceu, reinava D. Luís (32º). E os destinos da Igreja eram dirigidos por Pio IX (255º).

Na mesma data: final da guerra civil americana: o general Robert E. Lee rende-se ao general Ulisses S. Grant, em Appomatox, Virgínia.

Foi há 87 anos (1918), uma TR: as tropas portuguesas sofrem uma pesada derrota na batalha de La Lys,.na I Grande Guerra, travada na Flandres, pelo 6º exército alemão sob o comando de Von Quast, contra as tropas inglesas e portuguesas. O Corpo Expedicionário Português, integrando o I Exército britânico do general Horn, era comandado pelo general Tamagnini de Abreu, e tinha à frente das 1ª e 2ª divisões, respectivamente, os generais Gomes da Costa e Simas Machado. Para a Presidência da República fora designado na véspera o major Sidónio Pais. Em Roma pontificava Bento XV (258º).

Foi há 72 anos (1933), num DM: é promulgada e entra em vigor a nova Constituição. E com ela inicia-se o regime do Estado Novo, que vigoraria até 25ABR1974. Decorrem o longo mandato de Carmona e o longo consulado de Salazar. Pio XI (259º) é o papa reinante.

Na mesma data é legalizada a censura, um dos pilares que sustinha o novo edifício estatal.

Foi há 63 anos (1942), uma QI: nasceu em Avintes Adriano Correia de Oliveira, intérprete de música popular e compositor português. Carmona. Pio XII (260º).

A canção (para que a seguir se remete) A trova do vento que passa (letra de Manuel Alegre e música sua) faz parte de um conjunto de melodias que encantaram e prevaleceram como baluartes da canção de intervenção, e testemunho do seu profundo amor à causa da Liberdade.
Adriano Correia de Oliveira empenhou-se no combate político e cultural, antes e depois do 25 de Abril,até à sua morte, aos 40 anos, também em Avintes, a 16MAI1982.

Foi há 46 anos (1959), uma QI: morreu aos 92 anos, no Estado do Arizona, Frank Lloyd Wright, arquitecto norte-americano. Em Portugal decorria o mandato presidencial de Américo Tomás. Pontificava em Roma o “Bom Papa João”, João XXIII (261º).
Frank Lloyd Wright nasceu no Estado de Wisconsin, em 1867. Começou por estudar engenharia civil, mas cedo partiu para os domínios da arquitectura – tendo mesmo sido chamado “o pai da arquitectura moderna”.
Em 1887 partiu para Chicago (deixando para trás a Universidade de Wisconsin e o curso de engenharia), onde colaborou com o arquitecto Louis Sullivan, que muito o influenciou.
«Os seus edifícios harmonizam-se com a paisagem, sem que exista uma barreira discriminatória entre o exterior e o interior. É célebre a residência de Bear Run (Pensilvânia), audaciosamente suspensa sobre uma cascata. (…) A Unity Church (Oat Park, Illinois, 1906), primeiro edifício em betão armado, revelou aos arquitectos europeus o nascimento de uma nova arquitectura. O Hotel Imperial de Tóquio (1916-1922) tornou-o internacionalmente conhecido ao resistir ao terramoto de 1923, graças a uma surpreendente construção de contrapeso, combinada com alicerces superficiais e “flutuantes”».

Foi há 11 anos (1994), um SB: No São Carlos, em Lisboa, é apresentada a única ópera de Beethoven, Fidélio, espectáculo inserido no programa de Lisboa 94 — Capital Europeia de Cultura. Decorria o mandato presidencial do dr Mário Soares. Prosseguia o longo pontificado de João Paulo II (264º).

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup