domingo, abril 24, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA

Por força das costumadas dificuldades dos últimos dias, não foi possível “postar” esta “memória” ontem. Vou tentar colocá-la hoje.

.

.

23 de Abril: Dia Mundial do Escutismo. Dia Mundial do Livro.

.

.

Terá sido há 441 anos, (1564), eventualmente num DM: terá nascido William Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês. Se há matéria em que haja dúvidas na biobibliografia de Shakespeare, é exactamente nesta das datas, quer quanto à sua vida e até quanto à sua vasta obra. Uma coisa parece segura: nasceu em 1564. Todos os entendidos o referem. Já quanto ao exacto dia, divergem as opiniões. Mas há quem aponte o dia 23 de Abril – por coincidência o mesmo do seu passamento, data, esta, em que é maior o consenso. (Ver mais abaixo).
A ter sido em 23 de Abril de 1564 que nasceu Shakespeare, então em Portugal decorria a regência do Cardeal D. Henrique (irmão do defunto rei, D. João III, e tio-avô do seu sucessor. Ao qual viria, afinal, a suceder, após o previsível desastre de Alcácer Quibir), na sequência da regência de D. Catarina, viúva de D. João III, avó do novel monarca, ainda criança, D. Sebastião, então com apenas 10 anos de idade. Pontificava Pio IV (224º).

.

Faz hoje 389 anos (1616), era um SB: faleceu, na data em que perfazia os seus 52 anos – segundo alguns crêem - William Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês. Em Portugal decorria o reinado de Filipe II (19º). Em Roma pontificava Paulo V(233º).
Já na anterior efeméride o aludi: não há definitivas certezas quanto a datas relativamente à vida de Shakespeare e à sua obra. Mas quanto à sua biografia são pontos assentes que nasceu em 1564 e que morreu em 1616. E quanto à data da sua morte é também muito defendida esta data de 23 de Abril.
Da sua vasta obra, destaco: A "Comédia de Equívocos" foi, muito provavelmente, a primeira comédia escrita por Shakespeare, e oAmansar da ferauma das primeiras. A atracção exercida por "António e Cleópatra" sobre sucessivas gerações de leitores e espectadores em muito se deveu à célebre relação tumultuosa do par de apaixonados, já distantes da juventude, que Shakespeare coloca em cena. Para além do silêncio da leitura a sós, para além dos palcos e das plateias, da história datada dos acontecimentos que relata, "Ricardo II" é a linguagem complexa de profundos sentidos de catarse e provocação, que nos envolvem e tocam em imagens que hoje reconhecemos - ou meramente pressentimos... - do mundo e de todas as nossas histórias. O fascínio que "Sonho de uma Noite de Verão" exerce sobre leitores e espectadores provém, em grande parte, do ambiente feérico e onírico em que decorrem as cenas dos diferentes mundos da peça. Algumas razões têm sido apontadas para o sucesso de "A Tempestade": a indeterminação do local da acção que, podendo remeter para tantos lugares (do Novo e do Velho Mundo), assegura a universalidade da peça; o facto de os temas desenvolvidos apontarem para tensões universais e atemporais; as encenações espectaculares que o texto proporciona e que maravilham o público.

Em The Tragedy of Hamlet - Prince of Denmark, Hamlet, lúcido, apercebe-se cedo da diferença entre aparência e essência. Descobre que existe algo para além da aparência. O modo como tenta alcançar a essência, a verdade, revela-se algo trágico. Mas a luta e a coragem serão a maneira mais bela de se viver...
Outras grandes peças de William Shakespeare são: Othello, King Lear e Mercador de Veneza.
Das tragédias de Hamlet e Macbeth, às complexas comédias de Noite de Reis e Sonho de Uma Noite de Verão, e às histórias de amor de Romeu e Julieta e António e Cleópatra, Shakespeare dominou todos os géneros literários.
Enfim, toda a obra dramatúrgica de William Shakespeare, como as suas tragédias, as comédias, as peças históricas e até os seus sonetos, tem sido objecto da secular atenção de estudiosos da literatura.
(Devo anotar que todos os comentários atrás referidos, são de críticos ou apresentadores das obras não identificados)

.

Também em 1616, nesta data – há 389 anos, portanto - morreu Miguel de Cervantes Saavedra, escritor espanhol, autor do D. Quixote de La Mancha.

.

Faz hoje 124 anos (1881), tal como acontece hoje, era um SB: nasceu Sacadura Cabral, piloto-aviador naval português.
Artur de Sacadura Cabral (1881-1924), oficial da marinha, foi um dos primeiros oficiais portugueses com o brevet de piloto aviador.
Juntamente com Gago Coutinho, concretizou a travessia do Atlântico sul ao chegar ao Rochedo de São Pedro, no Brasil.

.

Faz hoje 69 anos (1936), foi numa QI: o presidente da República promulga o DL 25 539, diploma através do qual o governo, liderado por Salazar, cria uma colónia penal para presos políticos e sociais, o Campo do Tarrafal, em Cabo Verde, Ilha de Santiago, que recebe os primeiros presos políticos a 29 de Outubro seguinte. Era Carmona o PR. Pontificava Pio XI (259º).

.

Faz hoje 60 anos (1945), era uma SG: nasceu o tenor Carlos Guilherme. Era PR o general Carmona. No Vaticano já pontificava Pio XII (260º).
Um dos nossos cantores líricos mais conhecidos da actualidade, Carlos Guilherme tem desempenhado vários papéis em óperas representadas em Portugal.

.

Faz hoje 54 anos (1951), era uma SG: o governo e a União Nacional (Salazar, melhor dito) aprovam a candidatura do general Craveiro Lopes à presidência da República. Carmona morrera em 18 de Abril anterior e as próximas presidenciais seriam em Agost seguinte. Pontificava Pio XII.

.

Completam-se hoje 31 anos (1974), era uma TR: Otelo Saraiva de Carvalho comunica a decisão de marcação da Hora H para as 3 horas da madrugada do dia 25 de Abril, para o desencadeamento da que ficaria conhecida como a “Revolução dos Cravos”. Américo Tomás não o sabia, mas era um PR a prazo. No trono pontifício estava Paulo VI (262º).

.

Faz hoje 24 anos (1981), era uma QI: um incêndio na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, destrói a sala de projecções e vários filmes. Era o general Ramalho Eanes o PR. Já decorria o longo pontificado de João Paulo II (264º).

.

Completam-se, hoje, 19 anos (1986), era uma QA: morreu, em Nova Iorque, no ano em que completava os seus 80 anos, Otto Preminger, cineasta norte-americano de origem austríaca. Em Portugal decorria o mandato do Dr Mário Soares. Prosseguia o pontificado de João Paulo II.
Otto Preminger, nascido em Viena em 1906, começou por ser encenador teatral e foi director do Teatro de Viena. Com 28 anos, em 1934, está a trabalhar na Broadway/EU. Excelente técnico, os seu temas abordam, preferentemente, os aspectos sombrios da vida, da violência à amoralidade. Daí a sua obra-prima: Laura (1944). Da sua filmografia fazem parte mais de 30 filmes, entre eles, por exemplo, Anatomy of a Murder (1945), Angel Face (1952), Bonjour Tristesse (1957), Porgy and Bess (1959), Exodus (1960) e The Human Factor (1980).

.

Completam-se hoje 7 anos (1998), era uma QI: morreu James Earl Ray, assassino de Martin Luther King. Em Portugal decorria o mandato presidencial de Jorge Sampaio. Pontificava João Paulo II.
O assassinato de
Luther King ocorreu em Memphis, no Estado do Tenessee/EU, aos 04ABR1968.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup