Foi há 499 anos (1506), uma TR: nasceu São Francisco Xavier, missionário jesuíta, em Navarra, Espanha. Foi co-fundador da Companhia de Jesus, com Santo Inácio de Loiola, que conheceu quando estudava na Universidade de Paris. A pedido de D. João III foi mandado para a Índia, como legado do papa. Chegou a Goa em 1542. Viajou pela Indochina, Ceilão, Insulíndia (hoje Indonésia), Molucas e, em 1549 chegou ao Japão onde fundou comunidades religiosas. Morreu em
Foi há 391 anos (1614), uma SG: morreu El Greco, pintor espanhol de origem grega. Nasceu na ilha grega de Creta. Seu verdadeiro nome era Doménicos Theotocópoulos, que em Espanha e na Itália viraria Doménico ou Domínico Theotocópuli. Foi discípulo de Ticiano, em Veneza, e mais tarde fixar-se-ia
Foi há 174 anos (1831), uma QI: D. Pedro abdica e parte do Brasil com destino a Portugal, passando, antes, pela França e por Inglaterra onde organizou uma expedição contra D. Miguel. Decorria o breve reinado de D. Miguel. Pontificava Gregório XVI (254º).
Foi há 112 anos (1893), uma SX: nasceu, na ilha de S. Tomé, então colónia portuguesa. José de Almada Negreiros, artista plástico e escritor português. Foi um dos iniciadores do movimento modernista, em Portugal, quer nas artes plásticas quer na literatura. Foi uma sua exposição de caricaturas, em 1913, que provocaria a sua amizade com Fernando Pessoa: juntos participam na criação do Orpheu (1915); juntos se encontram no Portugal Futurista (1917). É também de 1915 o seu tão célebre Manifesto Anti-Dantas. Em 1938 executou trabalhos para a nova igreja, em construção, de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, projecto de Pardal Monteiro (Porfírio Pardal Monteiro): mosaicos, pinturas e sobretudo vitrais de que se destaca a Pietà da casa mortuária. O ponto mais alto das suas pinturas murais estão patentes nas gares marítimas de Alcântara e da Rocha de Conde de Óbidos (ambas também projectos de Pardal Monteiro). No domínio das belas artes desenvolve inúmeros trabalhos: desenho, pintura (a óleo e frescos), mosaico, vitral, gravura e tapeçaria. Também no domínio das letras desenvolveu Almada Negreiros uma extensa e valiosa obra: foi poeta, romancista, dramaturgo e investigador. A sua obra foi “das mais originais da nossa literatura e das mais significativas e perturbantes da cultura contemporânea”. “A camaradagem com Fernando Pessoa viria a ser extremamente fecunda para o surgimento do futurismo em Portugal e para os destinos do modernismo português”.
Quando Almada Negreiros nasceu, reinava D. Carlos (33º). E pontificava, em Roma, Leão XIII (256º).
Foi há 99 anos (1906), um SB: na Itália, grande erupção do vulcão Vesúvio, muito próximo de Pompeia e de Nápoles. Em Portugal reinava D. Carlos (33º). Pontificava Pio X (257º).
Foi há 90 anos (1915), uma QA: nasceu Billie Holiday, cantor de jazz norte-americano. Em Portugal era PR Manuel de Arriaga. No Vaticano pontificava Bento XV (258º).
Foi há 84 anos (1921), uma QI: inicia-se a publicação do Diário de Lisboa, um dos dois diários vespertinos de referência na oposição ao regime salazarista (o outro foi o jornal República), cujo último número saiu em 30NOV1990.
Foi há 74 anos (1931), numa TR: na ilha da Madeira realiza-se uma sublevação militar contra a ditadura. Já Carmona era o PR e Salazar o chefe do governo. E decorria o pontificado de Pio XI (259º).
Foi há 66 anos (1939), uma SX: a Itália invade a Albânia.
Foi há 58 anos (1947), uma SG: morreu Henry Ford, industrial norte-americano. Em Portugal decorria o mandato do general Carmona. Pontificava Pio XII.
Foi há 57 anos (1948), uma QA: é fundada a OMS (Organização Mundial de Saúde). Em Portugal era Carmona o PR. Pontificava Pio XII.
Sem comentários:
Enviar um comentário