quarta-feira, abril 27, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA

2005-2015 - Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Ano Internacional do Microcrédito. Ano Internacional da Física (aprovado pela UNESCO) – tudo de acordo com a proclamação da Assembleia-geral da ONU.

Dia Nacional do Togo

.

.

Foi há 619 anos (1386), era uma SX: morreu, no convento de Tordesilhas, em Espanha, D. Leonor Teles, rainha de Portugal entre 1372 e 1383, viúva de D. Fernando. Reinava D. João I (10º). Pontificava Urbano VI (202º).
Fernão Lopes descreveu assim D. Leonor Teles: “Esta rainha D. Leonor ao tempo que a el-rei tomou por mulher, era bem manceba em fresca idade, e igual em grandeza de corpo; havia loução e gracioso gesto e todas as feições do rosto quais o direito da formosura outorga; tal que nenhuma por então era a ela semelhável em bem parecer e dulcidão de fala”.
Ora esta bela D. Leonor Teles, que fora casada com um fidalgo português, tendo conhecido D. Fernando e nele despertado grande paixão, aproveitou o ensejo para satisfazer a sua grande ambição. O rei logo tratou de desfazer o seu noivado com a filha do rei castelhano, e de promover a anulação do casamento de D. Leonor com o fidalgo seu marido.
O escândalo indignou fidalgos e plebeus. Mas o rei, a nada, a ninguém atendia e, secretamente, casou com D. Leonor.
D. Fernando e D. Leonor tiveram uma única filha, D. Beatriz, que era uma criança de 10 anos, casada com João I, rei de Castela, quando D. Fernando faleceu. Daí a questão sucessória de 1383. Mas o tratado de casamento da rainha-criança previa que, enquanto a princesa não tivesse um filho (varão) maior de 14 anos, a regência caberia à rainha viúva, D. Leonor Teles.
O pior é que, se o povo não aceitava a sucessão de D. Beatriz (...risco da independência) a burguesia também não aceitava a regência da rainha-mãe (... instrumento do partido dos nobres). Daí: Crise e revolução. Que marca o fim da Idade Média portuguesa (José Hermano Saraiva, Breve História de Portugal, ilustrada; Bertrand, MAR1981: 39).

.

Foi há 484 anos (1521), um SB: morreu Fernão de Magalhães, em Cebu, nas Filipinas. Em Portugal reinava D. Manuel I (14º). No Vaticano pontificava Leão X (217º).
Foi numa luta travada com os indígenas que
Fernão de Magalhães, navegador português ao serviço de Castela, morreu. Foi combatente em África e na Índia, mas desgostoso por não receber de D. Manuel as compensações a que se julgava com direito, emigrou para Castela onde ofereceu os seus préstimos ao imperador Carlos V. Fez a conhecida viagem de circum-navegação do globo, rumando a ocidente, e descobriu a passagem do Atlântico para o Pacífico, ao sul da América do Sul, um estreito que ficaria conhecido com o seu nome (Estreito de Magalhães).

.

Completam-se hoje 185 anos (1820), foi uma QI: nasceu, em Derby, Inglaterra, Herbert Spencer, filósofo inglês. Em Portugal reinava D. João VI (27º). Pontificava Pio VII (251º).
Este filósofo positivista inglês, autodidacta, “pretendeu aplicar o conceito de «evolução» a todos os sectores da realidade, defendendo a transmissão de caracteres adquiridos, mesmo no plano moral. Utilitarista em ética e extremo defensor das liberdades individuais, consagrou o darwinismo social em que a selecção natural elimina os mais fracos (os pobres)”.
São dele, por exemplo, Principles of Sociology (1876-96) e The Principles of Ethics (1892-93).

.

Faz hoje 77 anos (1928), era uma SX: tomou posse o IV Governo da ditadura militar, presidido pelo General José Vicente de Freitas, e em que Salazar é designado para a pasta das Finanças. Na PR estava Carmona. Pio XI (259º) era o soberano pontífice.
Salazar já antes integrara o primeiro governo da ditadura militar, presidido pelo Comandante Mendes Cabeçadas, para o qual foi nomeado como Ministro das Finanças, em 03JUN1926, aos 37 anos de idade.
Dentro em pouco como seu líder (a partir de 05JUL1932), Salazar jamais abandonaria o governo, até à sua substituição, por Marcelo Caetano, em SET1968. (No Verão desse ano de 1968, Salazar, com 79 anos, que gozava férias no forte de S. João do Estoril, deu uma queda de uma cadeira de que resultou a sua incapacidade física e intelectual).

.

Faz hoje 73 anos (1932), foi numa QA: Salazar é condecorado pelo presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Império Colonial, assinalando o 4º aniversário da sua posse como ministro das Finanças. Continuava Carmona como PR. Pio XI prosseguia o seu pontificado.
É em 05JUL deste ano que Salazar se torna o “vitalício” chefe do executivo.

.

Na mesma data nasceu Anouk Aimée, actriz francesa.
Nome grande do cinema dos anos 60.
Estudou dança e teatro e estreou-se no cinema em 1946. Participou, entre outros, nos filmes La Dolce Vita (de F. Fellini, 1960), Oito e Meio (também de Fellini, 1962) e Um Homem e Uma Mulher (1964).

.

Completam-se hoje 67 anos (1938) por proposta do deputado Correia Pinto, a Assembleia Nacional decide assinalar o aniversário da nomeação de Salazar para o governo (de que nesta altura já era o presidente), atribuindo-lhe o título de benemérito da Pátria. Decorria um dos mandatos de Carmona como PR. Prosseguia o pontificado de Pio XI.
O culto da personalidade era uma realidade. O regime ganhava raízes.

.

Na mesma data, nasceu Maria Belo, que viria a ser deputada e professora universitária.

.

Faz hoje 59 anos (1946), que foi num SB: várias iniciativas marcaram o 18º aniversário da chegada de Salazar ao governo. Era ainda Carmona o PR. Já pontificava o papa Pio XII (260º).

.

Faz hoje 47 anos (1958), era um DM: é inaugurada, em Lisboa, no Palácio Foz, uma estátua de Salazar da autoria de Francisco Franco. Era PR o general Craveiro Lopes. Prosseguia o pontificado de Pio XII.

.

Faz hoje 43 anos (1962), era uma SX: é revogado o Código do Trabalho Indígena, numa tentativa de diminuir a contestação ao domínio colonial português. Era, então, PR o almirante Américo Tomás. Pontificava o “bom papa João”, João XXIII (261º).

.

Foi há 31 anos (1974), era um SB: o Movimento das Forças Armadas ocupa as instalações da PIDE. Era PR o general Spínola. Pontificava, então, o papa Paulo VI (262º).

.

Na mesma data os presos políticos da prisão de Caxias são libertados.

.

Faz hoje 19 anos (1986), era um DM: em Itália, o filme Um Adeus Português, do realizador João Botelho, recebe o Grande Prémio de Cinema e Televisão de Salsomaggiore. Era PR o Dr Mário Soares. Pontificava o papa João Paulo II (264º).
O realizador João Botelho nasceu em Lamego, em 1949.

Um Adeus Português é uma reflexão sobre a guerra colonial portuguesa.
João Botelho realizou, também, Tempos Difíceis (1988), Aqui na Terra (1993) e Tráfico (1998).

.

Faz hoje 13 anos (1992), foi numa SG: o arquitecto português Siza Vieira é agraciado com o Prémio Prittzker. Era PR o Dr Mário Soares. Pontificava João Paulo II.
Álvaro Siza Vieira nasceu em 1933. “Notabilizou-se com obras como a recuperação do bairro judeu de Veneza e do Bairro Kreuzberg em Berlim. Foi encarregado do plano para a recuperação da zona do Chiado, em Lisboa, destruída pelo incêndio de 25.08.1988. É considerado um dos mais importantes arquitectos contemporâneos” – entrada relativa ao nome, em A Enciclopédia, editada pelo Público, vol. 20, pág 8655.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup