segunda-feira, abril 11, 2005

QUEM ENTRA PAPA…


Não, nem desta vez se trata da nossa habitual tacanhez, do nosso costumado provincianismo patrioteiro.

A edição de hoje do The Guardian insiste, mesmo, na tecla de que D. José Policarpo é apontado como um dos principais favoritos na sucessão de João Paulo II.

E na sua leitura dessa notícia, o Público Online refere mesmo que o patriarca de Lisboa “é o candidato em melhor posição para unir os cristãos europeus e latino-americanos”…

Primeiro, não estou a ver os, geralmente, conservadores (muitos, ultra-conservadores) cardeais a escolherem para romano pontífice um cardeal sabidamente inveterado fumador!...

Pese embora o seu restante perfil, as suas altas qualidades, a sua indiscutivelmente superior inteligência, o seu muito saber… Tudo. Mas esse pecadilho… seria o suficiente para tolher os eminentíssimos cardeais.

Depois… Todos esquecem que, geralmente, não é nenhum dos muito badalados cardeais que é eleito… Tem sido quase sempre uma surpresa a escolha do conclave.

Por fim, e ainda relacionada com a anterior, há também uma outra expressão dessa surpresa, dessa incerteza, dessa eventual (quase certa) contrariedade: a já proverbial expressão: “quem entra papa, sai cardeal”.

Esperemos, pois, pelo regresso de sua Eminência, e que ele vele pela sua diocese com uma inteligência esclarecida.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup