segunda-feira, abril 04, 2005

DESTAQUES

«(João Paulo II) foi tudo isso: socialmente progressista e preocupado com os desvalidos entre os desvalidos, moralmente reaccionário, politicamente fundamental no desagregar do comunismo e, elemento fundamental, exemplar na imagem de sacrifício e abnegação que deu ao mundo.»
Luís Osório (A Capital, 04 ABR 05)

«A Igreja Católica "matou" o inimigo, mas nem por isso encontrou, nos que venceram, alicerces poderosos para o crescimento e a credibilidade dos seus valores. Essa é a principal contradição do seu legado.»
Id (id, id)

«Os blogues são um imenso mundo novo. (…) Não se pode deixar de saudar uma tecnologia que permite, sem tintas nem stencil, sem máquinas de escrever nem papel químico, dar voz aos que a não tinham. Com a particularidade de cada um decidir sobre os assuntos e sobre as formas como os aborda.»
José Carlos Abrantes (DN, 04 ABR 05)

«João Paulo II foi um defensor dos direitos humanos na sua vida secular, mas não aplicou este princípio à própria Igreja.»
Christian Weisner, presidente do Movimento Internacional Somos Igreja (id,id)

«No campo do ecumenismo e do diálogo inter-religioso, especialmente com o povo judeu, João Paulo II deu passos notáveis que mereceram aplausos. Porém, tais atitudes foram seguidas pelo documento de natureza anti-ecuménica "Dominus Jesus" e pelo afirmativo "não" à comunhão partilhada com os seguidores de outras denominações cristãs.»
Id (id, id)

«João Paulo II rejeitou a morte envergonhada e temida do século XX e preferiu a morte domesticada das Idades Média e Moderna: viveu a morte pacífica, longamente, tomou-a nas suas próprias mãos, recusando nova hospitalização, e viveu-a tão em público quanto é possível no início do século XXI.»
Eduardo Cintra Torres (Público, 04 ABR 05)

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup