domingo, abril 10, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA

Foi há 141 anos (1864), um DM: o arquiduque da Áustria, Maximiliano, é coroado imperador do México. Em Portugal reinava D. Luís (32º). E em Roma pontificava Pio IX (255º).

Foi há 129 anos (1876), uma SG: publicação da carta que permite a criação da Caixa Geral de Depósitos, em substituição do antigo Depósito Público. Reinava D. Luís (32º). O sumo pontífice era Pio IX (255º)

Foi há 86 anos (1919), uma QI: Emiliano Zapata, líder revolucionário mexicano, é assassinado, no seu país. Canto e Castro era, na altura, o PR de Portugal. No Vaticano pontificava Bento XV (258º).

Foi há 81 anos (1924), uma QI: nasceu Sebastião A. Cardoso da Gama, poeta português. Em Portugal era presidente da República Manuel Teixeira Gomes. Em Roma pontificava Pio XI (259º).

Foi há 73 anos (1932), um DM: nasceu Omar Sharif, actor egípcio. Em Portugal decorria o mandato presidencial do general Carmona. No Vaticano pontificava Pio XI (259º).

Foi há 51 anos (1954), um SB: morreu Auguste Lumière, pioneiro do cinema, químico e biólogo francês. Em Portugal decorria o mandato presidencial do general Craveiro Lopes. Pontificava Pio XII (260º).

Foi há 35 anos (1970), uma Acabam os Beatles. Um último disco do conjunto, “Let it be”, será editado já depois da dissolução. Em Portugal decorria o mandato presidencial do almirante Américo Tomás. Pontificava Paulo VI (262º).

Foi há 28 anos (1977), um DM: Jorge de Sena, poeta, dramaturgo e ensaísta, é feito comendador da Ordem do Infante D. Henrique pelo presidente da República, general Ramalho Eanes. Pontificava Paulo VI (262º).

Foi há 22 anos (1983), um DM: Issam Sartawi, representante da OLP nos trabalhos do XVI Congresso da Internacional Socialista, é assassinado no átrio do Hotel Montechoro, Albufeira, Algarve. Era presidente da República, então, o general Ramalho Eanes. A Igreja era dirigida pelo papa João Paulo II (264º).

Foi há 20 anos (1985), uma QA: o cantor Zeca Afonso (José Afonso) é homenageadoe agraciado num grande espectáculo, em Amesterdão, que engloba a actuação de diversos músicos e a exibição de filmes. O PR era, nessa altura, Ramalho Eanes, e continuava, então, o pontificado do papa João Paulo II.

Foi há 8 anos (1997), uma QI: o campeão russo de xadrez, Kasporov, é derrotado pelo computador Deep Blue, da IBM. Era presidente da República o Dr Jorge Sampaio. Decorria, ainda, o pontificado de João Paulo II.

Foi há 7 anos (1998), uma SX: os Partidos Políticos da Irlanda do Norte e os Governos da Irlanda e da Grã-Bretanha chegam a um acordo de paz. Em Portugal prosseguia o mandato de Jorge Sampaio e no Vaticano continuava o longo pontificado de João Paulo II.

Foi há 4 anos (2001), uma TR: a Holanda, como sempre palco das mais ousadas reformas e das mais arrojadas iniciativas, é o primeiro país do mundo a legalizar a eutanásia. Em Portugal continuava o mandato presidencial de Jorge Sampaio. Em Roma prosseguia o pontificado de João Paulo II.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup