quinta-feira, abril 21, 2005

EDGAR CORREIA – O ROSTO DOS RENOVADORES


Impossibilitado de “postar” ontem, este apontamento, insiro-o hoje, tal como o tinha escrito

“O histórico dirigente do Partido Comunista Português (PCP) Edgar Correia, que nos últimos anos se tornou um dos rostos dos renovadores comunistas, faleceu, esta madrugada de quarta feira, em Lisboa, vítima de cancro” – anunciava, esta manhã [ontem], a TSF.

Só uma notícia de impacto podia interromper o Fórum da TSF, como sucedeu esta manhã – caso excepcional, coisa raríssima de acontecer no programa.

Manuel Acácio não teve dúvidas. E logo contactou quem fizesse a retrospectiva do falecido comunista não alinhado.

Um dos contactados foi Carlos Brito – outro marginalizado pelo PCP, embora este, talvez não pelas piores razões?!... – que teceu do engº e convicto comunista Edgar Correia os maiores elogios. Além de referir as qualidades de grande inteligência de Edgar Correia (como antes de si já fizera outro convidado), não só na sua área de formação académica, revelou ser ele um grande conhecedor de outras matérias, tendo sido um dos especialistas do partido em assuntos tão diversificados como a saúde e a educação.

Mais, referiu Carlos Brito o profundo choque que para Edgar Correia terá representado a sanção aplicada pelo partido, em 2003, a tão destacado militante: a sua expulsão.

A injustiça dessa expulsão provocaram-lhe um tremendo trauma que terá ajudado a abreviar o seu passamento, aos 60 anos de idade – admite Carlos Brito.

Salientou ainda o mesmo postergado comunista, que Edgar Correia lançou mão – profundamente inconformado que estava com aquela decisão – de todas as forma de protesto e revisão daquela medida, inclusive o recurso ao Tribunal Constitucional.

A causa próxima daquela decisão do partido foi a defesa de Edgar Correia de um congresso para a discutir alterações aos estatutos do partido e à forma de eleição dos delegados a congresso.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup