domingo, abril 24, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA - 24 ABR

Faz hoje 349 anos (1856), era uma QI: nasceu, em Pás-de-Calais, Henri-Philippe Omer Pétain, marechal e político francês. Em Portugal reinava D. Pedro V (31º). No Vaticano pontificava Pio IX (255º).
Promovido a general na 1ª Grande Guerra, participa na Batalha de Champagne (1915) e defende a praça de Verdun (1916). (Verdun foi palco da mais sangrenta e mortífera batalha que a história jamais registou, durante a primeira Grande Guerra. Verdun era uma importante peça de charneira na estratégia militar e na defesa da França. A sua perda constituiria um importante revés e poderia acarretar uma situação delicada para o dispositivo do exército francês).
Em 1940, era Pétain ministro da guerra – tinha então 84 anos. Defende, nessa altura (decorria a segunda Grande Guerra), a assinatura de um armitício com a Alemanha, que avançava perigosamente pelo país dentro. Em 10JUN1940 a Assembleia Nacional, reunida em Vichy, atribui-lhe a chefia do Estado. Os desastres sucederam-se e a França atravessa a fase mais negra e angustiosa da sua história. Após o desastre total, Pétain entrega-se às autoridades francesas. Estávamos em 1945 – Pétain tinha 89 anos. Julgado, a sentença é proferida em 15AGO1945, condenando-o à morte, por traição e colaboracionismo. Pena que foi comutada em prisão perpétua pelo general De Gaulle. Preso na ilha de Yeu, no golfo da Biscaia, Pétain aí morre em 23JUL1951, com 95 anos. Menos de um mês antes da sua morte, o governo permitiu-lhe que passasse a prisão domiciliária. Foi banido da Legião de Honra (alta condecoração francesa destinada a recompensar méritos militares) e expulso da Academia Francesa, que, porém, não abriu vaga de sucessão.

.

Faz hoje 96 anos (1909), era um SB: início do Congresso do Partido Republicano Português que conta, pela primeira vez, com a presença de uma organização feminina: a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas. Ainda reinava D. Manuel II (34º). Pontificava Pio X (257º).

.

Completam-se hoje 75 anos (1930), era uma QI: nasceu, em Lisboa, Canto e Castro, actor português. O PR era o general Carmona. Pontificava Pio XI (259º).
Henrique Canto e Castro estreou-se em 1946. Em 1946-1947 frequenta, com boa classificação, o curso do Conservatório. Desempenhou papéis em peças como Noite de Reis, Romeu e Julieta e Á Espera de Godot. No cinema participou, por exemplo, em Antes do Adeus (1977, de Rogério Ceitil), Manhã Submersa (1979, de Lauro António), Matar Saudades (1987, de Fernando Lopes) e Fascínio (2003, de José Fonseca e Costa). Também tem trabalhado na televisão, em séries e telenovelas.

.

Faz hoje 73 anos (1932), um DM: o partido nazi, de Adolf Hitler, vence as eleições na Baviera, Prússia, Wurttenberg e Hamburgo. Em Portugal continuava a presidência de Carmona. No Vaticano prosseguia o pontificado de Pio XI.

.

Completam-se hoje 70 anos (1935), era uma QA: nasceu, em Lisboa, Ivone Silva, actriz portuguesa. Carmona era o PR. Pio XI (259º), o papa reinante.
Foi figura de relevo no teatro ligeiro de revista. Cá Vamos Pagando e Rindo (1972), Uma no Cravo, Outra na Ditadura (1974) e Aldeia da Roupa Suja (1978) foram algumas das revistas em que participou.
Trabalhou também muito em televisão, onde ganhou grande popularidade. Morreu em Lisboa, em 1987, com cerca de 52 anos de idade.

.

Faz hoje 65 anos (1940), era uma QA: inauguração do novo edifício do Diário de Notícias, na Av. da Liberdade, em Lisboa, assim como de novas máquinas, no mesmo periódico. Decorria o consulado de Carmona. Pio XII (260º) era o papa reinante.

.

Faz hoje 63 anos (1942), era uma SX: nasceu Barbara Streisand, cantora e actriz norte-americana.Em Portugal decorria o mandato de Carmona. A chefia da Igreja estava nas mãos de Pio XII (260º).

.

Faz hoje 35 anos (1970), era uma SX: a Gâmbia torna-se uma república na Commonwealth. O almirante Américo Tomás era o PR. Pontificava Paulo VI (262º).

.

Completam-se hoje 31 anos (1974), era uma QA: às 21: 00H, Otelo Saraiva de Carvalho entrega a Spínola a Proclamação ao País do Movimento de Oficiais das Forças Armadas Portuguesas.
Otelo e outros 5 oficiais instalam-se no Regimento de Engenharia 1, na Pontinha, onde fora clandestinamente montado o Posto de Comando do MFA.
Às 22:55H os Emissores Associados de Lisboa transmitem a canção “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho. Pouco depois da meia-noite, na Rádio Renascença passa “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso – são as senhas para o arranque do movimento: a preparação de saída dos quartéis e do início das operações militares que conduziriam ao golpe de Estado. A contagem decrescente para o afastamento de Américo Tomás e de Marcelo Caetano e para o derrube do regime e da ditadura, estava próxima do zero. O pontífice romano era Paulo VI (262º).

.

Faz hoje 15 anos (1990), era uma TR: encontro, em Évora, pela primeira vez, sob a direcção do governo português, entre representantes do governo angolano (MPLA) e da UNITA. O Chefe de Estado era O Dr Mário Soares. A direcção da Igreja estava confiada a João Paulo II (264º).

.

Completam-se hoje 8 anos (1997), era uma QI: o escritor angolano Pepetela é galardoado com o Prémio Camões. Em Portugal era PR o Dr Jorge Sampaio. Pontificava o papa João Paulo II.
Pepetela, aliás Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, nasceu em Benguela, em 1941. Viveu em Portugal (Lisboa), em França e na Argélia. Formou-se em sociologia. Após a independência de Angola, foi professor na Universidade de Angola e vice-ministro da Educação. Caracterizam a sua obra o frequente uso da alegoria e a defesa da cooperação interétnica. Tem representado um importante contributo para a existência de uma literatura angolana. Publicou várias obras, como Mayombe (1980), A Geração da Utopia (1992) e A Parábola do Cágado Velho (1996).

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup