segunda-feira, abril 18, 2005

LIDO E DESTACADO


«Hoje, só pensamos na aprovação da chamada "Constituição Europeia". Esta aprovação, porém, é secundária perante as realidades económicas. São elas que podem levar ao fim da Europa tal como hoje a conhecemos.»

Luís Salgado de Matos (Público, SG 18 ABR 05)

.

«No mundo das tribos globais, o povo entre os povos que os cristãos são move-se hoje no cruzamento da história com a tecnologia.»
Fernando Ilharco (id, id)

.

«Independentemente de ficarmos a saber amanhã ou depois o nome do novo Papa, não se deve esperar muito desta escolha. A história do poder, em todas as suas vertentes e paradigmas, diz-nos que depois de um líder carismático e marcante só muito dificilmente lhe pode suceder alguém capaz de concretizar rupturas e deixar uma marca de liderança forte. Quem suceder ao magnético João Paulo II tem de combater a desconfiança dos fiéis e o poder armadilhado de uma Cúria adaptada à medida do ímpeto do Papa mais forte dos últimos cem anos.»
Luís Osório (A Capital, SG 18 ABR 05)

.

«Arrisco, o próximo Papa será europeu, terá setenta ou mais anos, e reorganizará o Vaticano para a chegada de alguém que será visto como um verdadeiro reformador. Se o conclave escolher já a via reformadora, queimando etapas e passando por cima das consequências do peso de João Paulo II, será uma enorme surpresa.»
Id (id, id)

.

«O dilema para o sucessor de João Paulo II é que a igreja carece de renovação. Ninguém a esperava de João XXIII e ele iniciou-a sem hesitação, por isso tenhamos esperança na escolha dos cardeais. O novo Papa necessita encontrar a linguagem que integre os novos excluídos das grandes cidades, as organizações familiares não tradicionais, as vítimas da sida de África, os padres que tentam mensagens diferentes.»
Daniel Sampaio (id, id)

.

«Não será preciso arriscar muito, ou sequer violar os espessos segredos do Vaticano, para adivinhar um dos traços fundamentais do Papa que têm em mente os 115 cardeais que, a partir de hoje, se reúnem na Capela Sistina. Quem ocupar a cadeira deixada vaga por João Paulo II terá obrigatoriamente de ser um comunicador, um homem dos media, do mundo, tal como o seu antecessor. Dificilmente o conclave desbaratará o valioso capital acumulado por Karol Wojtyla, um Papa que soube relançar a importância secular da Igreja Católica numa altura em que, tendo em conta a crise de espiritualidade vigente, nada o fazia prever.»
João Morgado Fernandes (SG 18 ABR 05)

.

«A dúvida está em saber se os cardeais se inclinarão para um Papa mais conservador, um continuador de João Paulo II, ou se elegem alguém que arrisque alguns passos, mesmo que tímidos, na sintonização da hierarquia e da doutrina da Igreja com aquela que é a vida quotidiana da maioria dos seus seguidores. Uma vida que diariamente se confronta com apelos culturais e científicos aos quais o Vaticano não pode fechar os olhos.»
Id (id, id)

.

«Os cardeais procuram sempre alguém que equilibre as falhas do anterior. Se este foi fraco na liderança, tentarão encontrar alguém forte. Se foi considerado autoritário, tentarão eleger um moderado. Se foi intransigente, quererão alguém mais aberto à mudança.»
Licínio Lima (id, id)

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup