terça-feira, abril 12, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA

Foi há 801 anos (1204), uma SG: conquista da cidade bizantina de Constantinopla pelos soldados da quarta cruzada dirigidos pelo Doge de Veneza. Aconteceu quando em Portugal reinava D. Sancho I (2º rei na sucessão) e no Vaticano pontificava Inocêncio III (176º papa, a contar com S. Pedro).
Constantinopla: antes, Bizâncio; hoje Istambul. Única cidade do mundo situada em dois continentes: Europa e Ásia, dum e doutro lado do estreito do Bósforo, entre o pequeno Mar da Mármara e o imenso Mar Negro. Capital do Império Bizantino, durante 10 séculos, foi depois capital do Império Otomano, durante 5 séculos. Kemal Ataturk, fundador da moderna Turquia, transferiu a capital de Istambul (a maior cidade do país, com cerca de 6 milhões de habitantes) para Ankara, na Ásia Menor, a cerca de 350 Km para leste. Em Istambul são imperdíveis monumentos de rara grandiosidade e beleza, como, entre outros, a Basílica de Santa Sofia (que primeiro foi catedral, depois mesquita e hoje é um museu), a Mesquita Azul e a Mesquita de Salomão, o Magnífico, além do interessantíssimo Palácio TopKapi. Ankara, de algum interesse, tem apenas o memorial (mausoléu) de Ataturk; mas de assinalável valor tem o Museu das Civilizações da Anatólia.

Foi há 144 anos (1861), uma SX: início da guerra civil americana: as tropas da Confederação do Sul disparam sobre a guarnição da União Federal no forte Sumter. Isto, quando era rei de Portugal D. Pedro V (31º). Pontificava Pio IX (255º).

Foi há 111 anos (1894), numa QI: nasceu Francisco Craveiro Lopes, presidente da República Portuguesa entre 1951 e 1958. Reinava D. Carlos (33º). Pontificava Leão XIII (256º).

Foi há 81 anos (1924), um SB: nasce Raymond Barre, economista e político francês. Em Portugal decorria o mandato presidencial de Manuel Teixeira Gomes. O romano pontífice era Pio XI (259º).
Raymond Barre foi ministro da economia e das finanças entre 1976 e 1978, e foi primeiro-ministro de 1976 a 1981. Concorreu com Mitterrand às presidenciais de 1988, mas foi derrotado.

Foi há 73 anos (1932), uma TR: nasceu José Tengarrinha (José Manuel Marques do Carmo Mendes Tengarrinha), professor universitário. Decorriam o longo mandato de Carmona e o longo consulado de Salazar. Pio XI (259º) era o papa reinante.
O Professor José Tengarrinha é docente da Faculdade de Letras de Lisboa, coordenador de projectos de investigação sobre o ensino da História em Portugal e no Brasil e Professor convidado da Universidade S. Paulo. Fundou e dirigiu os Cursos Internacionais de Cascais e é Presidente do Instituto de Cultura e Estudos Sociais. Tem vasta obra publicada no domínio da História e das Ciências Sociais em Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália e Rússia. Em 1962 recebeu o prémio da Associação dos Homens de Letras do Porto. (Fonte: Associação de Professores de História).

Foi há 72 anos (1933), QA: nasce em Barcelona a catalã Montserrat Caballé, soprano. Continuava o mandato do general Carmona. E o pontificado de Pio XI.
A sua voz é extremamente adequada às heroínas puccinianas (designadamente Tosca, Butterfly, La Bohème) e outras que interpretou admiravelmente.
Escute e maravilhe-se com este trecho de Vincenzo Bellini, onde bem se destaca a força e a técnica da sua belíssima voz,
Casta Diva"

Foi há 60 anos (1945), : morre, com cerca de 63 anos, na Geórgia, Franklin Delano Roosevelt, 32º presidente dos EUA. Era ainda Carmona o PR de Portugal. Prosseguia o pontificado de Pio XII (260º).
Foi governador do estado de Nova Iorque (em cuja cidade, do mesmo nome, nasceu em 1882), de 1929 a 1932. Em 1933 é candidato do Partido Democrático às presidenciais, que vence. Rodeia-se de intelectuais e economistas (grupo que ficou conhecido como Brain Trust) e lança o New Deal, conjunto de medidas destinadas a ultrapassar a crise económica que se vivia, substituindo uma “economia livre” por uma “economia dirigida”. É reeleito em 1936. O ataque dos japoneses a Pearl Harbour (Dezembro de 1941) precipita a sua entrada na Segunda Grande Guerra. Reeleito, de novo, em 1944, morre no ano seguinte com uma crise cardíaca.

Foi há 44 anos (1961), uma QA: Iuri Gagarine, cosmonauta soviético, é a primeira pessoa em órbita terrestre. Em Portugal tínhamos Américo Tomás na PR. O papa era, então, o “Bom Papa João”, João XXIII (261º).

Foi há 30 anos (1975), um SB: morreu Josephine Baker, cantora e bailarina francesa de origem norte-americana. O Presidente da República português era o general Costa Gomes. Soberano pontífice era Paulo VI (262º).

Foi há 28 anos (1977), uma TR: é estabelecido um acordo entre a República Portuguesa e a República de Cabo Verde. Decorria o mandato do general Ramalho Eanes. Pontificava Paulo VI (262º).

Foi há 24 anos (1981), um DM: o vaivém espacial norte-americano Columbia é lançado de cabo Canaveral. Em Portugal era Ramalho Eanes o PR. No Vaticano continuava o pontificado de João Paulo II (264º).

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup