terça-feira, maio 31, 2005

SOLTAS


«O mundo é reformado todos os dias pela acção avassaladora do capitalismo e não das velhas categorias ideológicas, mas o Estado português permanece imutável na sua caminhada: cresce, duplica-se, complexifica-se.»
Eduardo Dâmaso (Público, TR 31 MAI 05)

.

«A questão está no emagrecimento da função pública, mas não só aí. Uma reforma que suba os padrões de eficácia e racionalidade de gastos, é essencial para que o Estado possa ser reabilitado em sectores decisivos da organização social, política e económica.»
Id (id, id)

.

«O Estado foi transformado numa espécie de corpo especial para a arrumação da rapaziada dos partidos de poder. O crescimento da função pública nos últimos anos tem muito mais a ver com essa partidarização do que com as necessidades reais do país.»
Id (id, id)

.

«A situação chegou a tal ponto que levanta um enorme problema para a esquerda, que está no poder e na oposição.»
Id (id, id)

.

«No poder está, digamos assim, uma "esquerda de adaptação", tributária do possibilismo reformista de Blair que tenta introduzir factores de correcção a um sistema que aceita.»
Id (id, id)

.

«Na rua estará uma "esquerda de resistência" que recusa radicalmente o liberalismo económico, mais estruturada no combate da recusa do que em projectos alternativos.»
Id (id, id)

.

«Ambas têm um grande problema: a que está no poder não pode falhar nas reformas de fundo que retirem o país da vertigem cíclica do défice. Se falhar agora, será afastada do poder por muitos anos. A esquerda da rua como poderá fazer uma defesa genérica do Estado que existe, baseada em convicções ideológicas e abstraindo-se da realidade (…)?»
Id (id, id)

.

«[O ódio profundo que o PCP tem pelo Bloco de Esquerda é] em si mesmo inexplicável em termos doutrinários, mas compreensível pelo facto de disputarem espaços eleitorais tangenciais. Em política, por motivos de concorrência, o que se aproxima detesta-se.»
Eduardo Prado Coelho (id, id)

.

«Quanto às socialistas: que ideias defendem? Qual a luta que fazem pelas questões da igualdade? Como se movem num partido de tradição misógina? Como reflectem sobre o papel da mulher na sociedade? Tudo questões a que deveriam dar urgente resposta, para justificar uma disputa eleitoral [no próximo fim-de-semana], por mais discreta que surja aos olhos da opinião pública.»
Daniel Sampaio (A Capital, id)

.

«Infelizmente, as «mulheres socialistas» têm aparecido de outra forma: ou reclamam quotas em diversos contextos, ou criticam os dirigentes por não lhes darem relevo.»
Id (id, id)

.

«A eleição de uma presidente [do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas] deverá ser o início de uma nova participação das «mulheres socialistas», numa permanente discussão sobre os problemas das mulheres, não só no PS, mas também em toda a sociedade portuguesa: a verdade é que o combate pela igualdade está entre os mais importantes da sociedade actual.»
Id (id, id)

.

«Só a redução da despesa do Estado garantirá que, daqui a anos, não se revelem de novo inúteis os sacrifícios entretanto feitos para controlar o défice.»
Francisco Sarsfield Cabral (Diário de Notícias, id)

.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup