segunda-feira, maio 16, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA

2005-2015 - Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Ano Internacional do Microcrédito. Ano Internacional da Física (aprovado pela UNESCO)

.

.

Faz hoje 802 anos (1203), foi numa SX: Balduíno, conde da Flandres, é coroado imperador latino de Constantinopla. Em Portugal reinava D. Sancho I. Pontificava Celestino III (175º).

.

.

Faz hoje 689 anos (1316), era um DM: nasceu Carlos IV do Luxemburgo, imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Em Portugal reinava D. Dinis (6º). A cadeira de Pedro, de momento (durante quase dois anos) estava vaga: Clemente V (195º) morrera a 20.04.1314 e João XXII (196º) só foi eleito em 07.08.1316.

.

.

Faz hoje 235 anos (1770), era uma QA: casamento do futuro Luís XVI com Maria Antonieta, filha de Maria Teresa, imperatriz da Áustria. Em Portugal reinava D. José (25º). Pontífice romano era então Clemente XIV (249º).

.

.

Faz hoje 201 anos (1804), foi numa QA: Napoleão é proclamado imperador. Em Portugal decorria a regência de D. João (VI). Em Roma pontificava Pio VII (251º).

.

.

Foi há 194 anos (1811), era uma QI: em Portugal, trava-se a Batalha de Albufeira entre as forças francesas, lideradas pelo general Soult, e o exército anglo-luso. Decorria, ainda, a regência de D. João (VI). Em Roma pontificava Pio VII (251º).

Esta era a terceira Invasão Francesa, comandada pelo general Massena. Logo de seguida (ou quase) Massena bate em retirada pela Beira, vencido e perseguido pelos aliados Luso-ingleses.

.

.

Faz hoje 173 anos (1832), era uma QA: Mouzinho da Silveira assina o decreto que estabelece o funcionamento, a competência e organização do Supremo Tribunal de Justiça. Reinava, só de nome, e oficialmente, a intermitências, D. Miguel (29º), cognominado o “rei absoluto”. [Sim, que não era num governo do indomável absolutista que surgia um Mouzinho da Silveira!]. Pontificava Gregório XVI (254º).

Decorriam as permanentes lutas entre liberais e absolutistas. Daí as referidas intermitências do reinado, fugaz, de todo o modo, do absolutista D. Miguel.

Em Janeiro desse ano de 1832, D. Pedro chega a Angra, na Terceira, assume a regência em nome de sua filha D. Maria da Glória, e nomeou novo governo em que entrava, entre outros, José Xavier Mouzinho da Silveira, como ministro efectivo da fazenda e interino da justiça.

O estadista Mouzinho da Silveira foi o “empreendedor da maior reforma social da nossa história, a qual as circunstâncias lhe não permitiram prosseguir como ele ideara” – entrada respectiva na GEPB, vol 18, pg 40.

Mouzinho da Silveira não concebia era estar ligado “de maneira alguma aos reaccionários (…), dirigidos pela rainha D. Carlota Joaquina (de quem o filho mais novo, D. Miguel, era o instrumento)” – id.

O seu decreto de 16MAI desse ano de 32, é “o mais famoso e amplo de todos, organizava a justiça, a fazenda, a administração, sobre bases inteiramente novas, inspiradas sobretudo nas instituições liberais francesas” - id.

.

.

Foi há 171 anos (1834), era uma SX: em Portugal, trava-se a Batalha de Asseiceira, na qual as forças liberais vencem as miguelistas, pondo fim às lutas liberais em Portugal. Isto, quando decorria, ainda, o breve reinado de D. Miguel. Pontificava, ainda, Gregório XVI (254º).

.

.

Faz hoje 141 anos (1864), era uma SG: D. Luís (32º) assina o decreto que institui o Banco Nacional Ultramarino. Pontificava Pio IX (255º).

.

.

Foi há 100 anos (1905), era uma TR: nasceu, no Nebrasca, EU, Henry Fonda, actor norte-americano. Em Portugal, então, reinava D. Carlos (33º). Em Roma pontificava Pio X (257º).

“Intérprete de numerosos filmes do melhor cinema dos EUA”, foi dirigido por realizadores como Fritz Lang, Hitchcock e John Ford. Refiro, a título de exemplo, filmes como Way down East (1935, Henry King), You only live once (1937, de Fritz Lang) e Ash Wednesday (1973, Larry Pierce). Já doente, ainda contracenou com Katherine Hepburn, em On Golden Pound, em 1981, distinguido com um Óscar.

Era pai da também muito conhecida actriz Jane Fonda.

Henry Fonda morreu em Los Angeles em 1982.

.

.

Completam-se hoje 97 anos (1908), era um SB: em Lisboa, inauguração do Coliseu, então chamado Salão Coliseu. Tinha começado pouco antes o curto reinado de D. Manuel II (34º). Soberano Pontífice era Pio X (257º).

.

.

Foi há 90 anos (1915), era um DM: previa-se, para hoje, a constituição do governo liderado por João Chagas, marcando o final da ditadura do general Pimentel de Castro. Mas a posse do novo governo (de José Ribeiro de Castro) ficara adiada para o dia seguinte. Manuel de Arriaga era o PR. Bento XV (258º) era o papa pontificante.

Em 12DEZ1914 tomara posse o Governo de Vítor Hugo de Azevedo Coutinho, conhecido pelo governo d’ “Os Miseráveis”, em alusão ao nome do seu presidente, e que se manteve em funções até 25 de Janeiro de 1915. Nesta data, toma posse o novo governo: ditadura de Pimenta de Castro. Que não teria longa vida.

Entretanto, designado novo chefe de governo João Chagas, prevê-se a sua tomada de posse para 16MAI. Contudo, na véspera, Luciano de Castro é vítima de atentado, ficando gravemente ferido e cego de um olho, não chegando, por isso a tomar posse. Designado Ribeiro de Castro para o substituir, a posse só se dá no dia seguinte.

.

.

Faz hoje 56 anos (1949), foi numa SG: nacionalistas chineses organizam um conselho supremo, liderado por Chiang Kai-shek, que dá início ao envio de tropas para a Formosa. Portugal (fechado no seu casulo) vivia na podre e “forçada acalmia” do Estado Novo, com Salazar no seu comando, embora Carmona fosse o PR. Pontificava Pio XII (260º).

.

.

Completam-se hoje 31 anos (1974), foi numa QI: morreu, em Malveira da Serra, perto de Cascais, com cerca de 69 anos, o escritor António Branquinho da Fonseca. O PR era o general Spínola. Pontificava o papa Paulo VI (262º).

Nascido em 04.05.1905, em Mortágua. Formou-se em Direito, em Coimbra. Fundou a revista Tríptico e foi co-fundador, com José Régio, João Gaspar Simões e Edmundo Bettencourt da Presença, de que foi director até 1970, ano em que funda, com Miguel Torga, a revista Sinal.

Grande êxito teve a sua novela O Barão, de 1942. Publicou, ainda, Poemas (1925), o conto Rio Turvo (1945) e o romance Mar Santo, em 1952.

.

.

Foi há 15 anos (1990), era uma QA: morreu Jim Henson, norte-americano, criador de Os Marretas e Rua Sésamo. Decorria o último ano do primeiro mandato presidencial do Dr Mário Soares. Prosseguia, de há muito, o pontificado de João Paulo II.

.

.

Faz hoje 11 anos (1994) em Em Portugal, o economista norte-americano Michael Porter apresenta um relatório sobre as vantagens competitivas da nossa economia. Estava perto do fim o 2º mandato de Mário Soares. Pontificava João Paulo II (264º).

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup