2005-2015 - Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Ano Internacional do Microcrédito. Ano Internacional da Física (aprovado pela UNESCO)
.
.
Faz hoje 802 anos (1203), foi numa SX: Balduíno, conde da Flandres, é coroado imperador latino de Constantinopla. Em Portugal reinava D. Sancho I. Pontificava Celestino III (175º).
.
.
Faz hoje 689 anos (1316), era um DM: nasceu Carlos IV do Luxemburgo, imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Em Portugal reinava D. Dinis (6º). A cadeira de Pedro, de momento (durante quase dois anos) estava vaga: Clemente V (195º) morrera a 20.04.1314 e João XXII (196º) só foi eleito em 07.08.1316.
.
.
Faz hoje 235 anos (1770), era uma QA: casamento do futuro Luís XVI com Maria Antonieta, filha de
.
.
Faz hoje 201 anos (1804), foi numa QA: Napoleão é proclamado imperador. Em Portugal decorria a regência de D. João (VI). Em Roma pontificava Pio VII (251º).
.
.
Foi há 194 anos (1811), era uma QI: em Portugal, trava-se a Batalha de Albufeira entre as forças francesas, lideradas pelo general Soult, e o exército anglo-luso. Decorria, ainda, a regência de D. João (VI). Em Roma pontificava Pio VII (251º).
Esta era a terceira Invasão Francesa, comandada pelo general Massena. Logo de seguida (ou quase) Massena bate em retirada pela Beira, vencido e perseguido pelos aliados Luso-ingleses.
.
.
Faz hoje 173 anos (1832), era uma QA: Mouzinho da Silveira assina o decreto que estabelece o funcionamento, a competência e organização do Supremo Tribunal de Justiça. Reinava, só de nome, e oficialmente, a intermitências, D. Miguel (29º), cognominado o “rei absoluto”. [Sim, que não era num governo do indomável absolutista que surgia um Mouzinho da Silveira!]. Pontificava Gregório XVI (254º).
Decorriam as permanentes lutas entre liberais e absolutistas. Daí as referidas intermitências do reinado, fugaz, de todo o modo, do absolutista D. Miguel.
Em Janeiro desse ano de 1832, D. Pedro chega a Angra, na Terceira, assume a regência em nome de sua filha D. Maria da Glória, e nomeou novo governo em que entrava, entre outros, José Xavier Mouzinho da Silveira, como ministro efectivo da fazenda e interino da justiça.
O estadista Mouzinho da Silveira foi o “empreendedor da maior reforma social da nossa história, a qual as circunstâncias lhe não permitiram prosseguir como ele ideara” – entrada respectiva na GEPB, vol 18, pg 40.
Mouzinho da Silveira não concebia era estar ligado “de maneira alguma aos reaccionários (…), dirigidos pela rainha D. Carlota Joaquina (de quem o filho mais novo, D. Miguel, era o instrumento)” – id.
O seu decreto de 16MAI desse ano de 32, é “o mais famoso e amplo de todos, organizava a justiça, a fazenda, a administração, sobre bases inteiramente novas, inspiradas sobretudo nas instituições liberais francesas” - id.
.
.
Foi há 171 anos (1834), era uma SX: em Portugal, trava-se a Batalha de Asseiceira, na qual as forças liberais vencem as miguelistas, pondo fim às lutas liberais
.
.
Faz hoje 141 anos (1864), era uma SG: D. Luís (32º) assina o decreto que institui o Banco Nacional Ultramarino. Pontificava Pio IX (255º).
.
.
Foi há 100 anos (1905), era uma TR: nasceu, no Nebrasca, EU, Henry Fonda, actor norte-americano. Em Portugal, então, reinava D. Carlos (33º). Em Roma pontificava Pio X (257º).
“Intérprete de numerosos filmes do melhor cinema dos EUA”, foi dirigido por realizadores como Fritz Lang, Hitchcock e John Ford. Refiro, a título de exemplo, filmes como Way down East (1935, Henry King), You only live once (1937, de Fritz Lang) e Ash Wednesday (1973, Larry Pierce). Já doente, ainda contracenou com Katherine Hepburn,
Era pai da também muito conhecida actriz Jane Fonda.
Henry Fonda morreu
.
.
Completam-se hoje 97 anos (1908), era um SB: em Lisboa, inauguração do Coliseu, então chamado Salão Coliseu. Tinha começado pouco antes o curto reinado de D. Manuel II (34º). Soberano Pontífice era Pio X (257º).
.
.
Foi há 90 anos (1915), era um DM: previa-se, para hoje, a constituição do governo liderado por João Chagas, marcando o final da ditadura do general Pimentel de Castro. Mas a posse do novo governo (de José Ribeiro de Castro) ficara adiada para o dia seguinte. Manuel de Arriaga era o PR. Bento XV (258º) era o papa pontificante.
Em 12DEZ1914 tomara posse o Governo de Vítor Hugo de Azevedo Coutinho, conhecido pelo governo d’ “Os Miseráveis”, em alusão ao nome do seu presidente, e que se manteve em funções até 25 de Janeiro de 1915. Nesta data, toma posse o novo governo: ditadura de Pimenta de Castro. Que não teria longa vida.
Entretanto, designado novo chefe de governo João Chagas, prevê-se a sua tomada de posse para 16MAI. Contudo, na véspera, Luciano de Castro é vítima de atentado, ficando gravemente ferido e cego de um olho, não chegando, por isso a tomar posse. Designado Ribeiro de Castro para o substituir, a posse só se dá no dia seguinte.
.
.
Faz hoje 56 anos (1949), foi numa SG: nacionalistas chineses organizam um conselho supremo, liderado por Chiang Kai-shek, que dá início ao envio de tropas para a Formosa. Portugal (fechado no seu casulo) vivia na podre e “forçada acalmia” do Estado Novo, com Salazar no seu comando, embora Carmona fosse o PR. Pontificava Pio XII (260º).
.
.
Completam-se hoje 31 anos (1974), foi numa QI: morreu, em Malveira da Serra, perto de Cascais, com cerca de 69 anos, o escritor
Nascido em 04.05.1905,
Grande êxito teve a sua novela O Barão, de 1942. Publicou, ainda, Poemas (1925), o conto Rio Turvo (1945) e o romance Mar Santo, em 1952.
.
.
Foi há 15 anos (1990), era uma QA: morreu Jim Henson, norte-americano, criador de Os Marretas e Rua Sésamo. Decorria o último ano do primeiro mandato presidencial do Dr Mário Soares. Prosseguia, de há muito, o pontificado de João Paulo II.
.
.
Faz hoje 11 anos (1994)
Sem comentários:
Enviar um comentário