segunda-feira, maio 09, 2005

CLARO QUE SOU EXIGENTE!


Tirando o Quim Barreiros, o Tony Carreira, o Roberto Leal e o Marco Paulo, que mais me pode interessar no plano musical?

Sim que não vão ser os Madredeus, o Keith Jarrett ou o Carlos Paredes que me vão fazer perder um minuto que seja.

Que importa o jazz e a Mahalia Jackson ou a clássica e o Má Vlast (My Country) de Bedrich Smetana? Que gozo dá, ou que prazer, uma qualquer sinfonia de Beethoven?

Há lá alguma coisa que se compare às Doce e às Spice Girl? Que mais posso ambicionar?

Fazem lá parte do mundo das minhas preocupações questões como as debatidas na Visão ou no Expresso, pois se tenho O Diabo, o 24 Horas, a Maria, a TV Guia, a Hola!, e a Flash!, e a Gente, e a VIP e muitas, e muitos mais?!... (Se são tantas e todas se consomem, parece que alguma coisa se pode e deve concluir…! Não será?)

Que m’importam Isaltino, Loureiro, Pinto da Costa, Santana e Jardim?
Quero lá saber que um seja “corrupto” e populista, outro “vigarista” e Chico esperto, outro “vígaro” mas morcão, outro “incompetente e irresponsável” e outro “o baronete de um regime autoritário” e “bobo da corte”? Isso alguma vez vai ser coisa que me preocupe? Pois se já tenho que chegue para me consumir a Joana, de Portimão, que foi esquartejada e deitada aos porcos pela mãe e pelo tio, e tantas outras coisas de que, discretamente, me informa o Correio da Manhã!...

E desde quando me diz respeito ou me pode interessar o pacto de estabilidade, o deficit democrático de algumas baronias, os 500 mil desempregados, a fome de umas tantas centenas de milhares de portugueses, ou o deficit orçamental?

(Tudo coisas, ninharias, que oiço referir quando, por engano, e de raspão, passo pelos canais 1 ou 2, antes de me fixar no meu, que não dispenso por nada deste mundo: a TVI).

Que me pode preocupar o panorama cultural se tenho tudo nas Selecções do Reader’s Digest?

Como posso dar um segundo da minha atenção a um Rui de Carvalho se tenho um Castelo Branco tão louco e tão excitante?

Como é possível alguma vez interessarem-me os debates da Fátima Campos Ferreira e as entrevistas da Ana Sousa Dias se o Moniz e a TVI me dão o Big Brother e a Quinta das Celebridades?

Quero cá bem saber que o Papa seja mais conservador (até reaccionário) ou mais progressista, se o meu prior não muda, nem muda o seu discurso morno e incentivador da caridadezinha de que nós sempre tanto gostamos?

Solidariedade? Mas isso é lá coisa praticável fora da nossa tribo, de alguns amigos e de raros apologistas dos nossos valores?

Estou-me borrifando para o que diz ou escreve o Frei Bento Domingues. Pois se o meu prior não me “agride” nada, não me desperta para questões difíceis, graves, complicadas e me sossega e me “adormece”, como eu gosto!...

Não, meus amigos: podem dizer, se quiserem, que só o rasteirinho me interessa!

Seja! Não estou para me chatear. Vivo feliz. Tenho as minhas exigências. Que chegam.

Quero cá bem saber que ganhe o PS ou o PPD?

Mais depressa me desperta interesse e paixão uma trica entre duas vizinhas que os problemas inter ou intra-partidários.

Perceberam agora?

Mas eu explico melhor. Querem saber que notícia li hoje e que me embalou de imediato? Que provocou a minha reflexão?

Oiçam:

“Aos 59 anos, Goldie Hawn continua a viver intensamente o seu amor por Kurt Russel, de 54. O segredo? Perfuma-se antes de ir para a cama.”

Quem são?

Mas isso interessa-me, porventura? Sei lá bem eu quem são!

Só sei que são o meu ideal. Pronto.

Duas linhas, apenas: mas está tudo, tudo lá! Quanto de ternura! Que exemplo! Que enlevo! Que sobriedade de palavras! Quão elevado estímulo! Que profundidade de pensamento!

É deste alimento que eu vivo! Dêem-me deste “pasto” para a minha alma.

Não interessa o resto.

Chega-me.

Não quero mais nada.

É tudo.

Maria (Simplesmente).

.
.

PS: com o Manuel passa-se o mesmo. Com uma diferença: ele também lê (geralmente quase só lê) o Record e A Bola. E O Jogo.

E quando lhe abordam a questão, ele repete o que um lucotor da bola (que acabou de morrer, parece-me) dizia muitas vezes: “é disto que o meu povo gosta”…

.

Já agora: sabem que mais: razão tinha o outro, e o Cerejeira:
Nada de altos voos. O futebol, a Senhora de Fátima e o fado chegam.
Pensar, faz mal. É perigoso. Eles sabiam. Eles o diziam.

Concordo.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup