sexta-feira, maio 20, 2005

"SE NÃO ACONTECEU, PODIA TER ACONTECIDO"

Hoje é dia de O Inimigo Público.

.

O título da capa é: «Sobreiros foram TORTURADOS antes de serem ABATIDOS.»

.

.

Está-se mesmo a ver qual o grande tema desta edição do IP…

.

.

Como de costume, Maria João Cruz faz um inquérito, a quatro pessoas, cuja questão posta é:

«E você, de que medidas difíceis é que está a precisar?»

Dois dos respondentes (fotografias verdadeiras e recentes, incluídas) e duas das respostas são:

«JOSÉ SÓCRATES, 47 ANOS, PRIMEIRO-MINISTRO PRESTES A DESCOBRIR QUE, AFINAL, NÃO TEM PAÍS

que responde: Hum… ganhar o Euromilhões?!»

O outro

«LUÍS NOBRE GUEDES, 49 ANOS, AMIGO DO AMBIENTE PRESTES A SABER QUE NEM TUDO O QUE É VERDE É CAMPO DE GOLFE

cuja resposta é: Que toda a gente ganhasse o Euromilhões… sempre se distraíam e paravam de chatear-me com ninharias como “sobreiros”.»

.

.

Depois os seguintes artigos que, sem a devida vénia, transcrevo:

.

.

«CDS propõe legalização do mercado das influências, mas Bloco opõe-se

Na sequência da acusação de tráfico de influências que recai sobre personalidades ligadas ao CDS/PP, o presidente do partido José Ribeiro e Castro referiu a necessidade de um debate sério sobre a legalização

da venda e consumo de influências. “Não é só pela possibilidade de haver militantes do CDS a padecer desse mal terrível que é a dependência das influências", afirma, "há que pensar nos milhares de portugueses que vêem as suas vidas destruídas. A única solução é mesmo a legalização". O grupo parla-

mentar do CDS vai apresentar um projecto-lei que, em caso de aprovação, acabará com a criminalização do tráfico de influências e permitirá a prestação de “favores especiais” a cidadãos que comprovem precisar deles para a evolução da sua vida profissional. O Bloco de Esquerda já se manifestou contra esta medida e recusa discutir o assunto, con-

siderando que o tráfico de influências atenta

contra os valores tradicionais da sociedade

portuguesa. RC»

.

.

«Fernandes Thomaz

apanhado com influências no estômago

O IP apurou que não foram as escutas a incriminar o antigo ministro Nobre Guedes. Ao que parece, as influências seriam traficadas pelo seu cappo di tutti capi, Fernandes Thomaz. O que se revelou um enorme erro. "Quando me disseram para levar as influências da sede do BES para o ministério, escrevi o que os construtores civis queriam, bem como as respectivas contrapartidas financeiras, em pedaços de papel. Depois, enfiei os papéis num preservativo e engoli-o, como vi os traficantes fazerem montes de vezejs nos filmes". Porém, Fernandes Thomaz terá comprado preservativos com efeito retardante, o que lhe provocou uma paragem de digestão, tendo vomitado o preservativo, recheado de influências, no meio da rua. Os paramédicos terão avisado então as autoridades policiais, como estão obrigados, tendo a investigação partido desses indícios comprometedores. • VE/AM»

.

.

«PJ treina cães para farejar influências

O tráfico de influências é um crime de difícil investigação, uma vez que a sua própria definição legal

é nebulosa. Contudo, o IP sabe que a Polícia Judiciária estará a treinar um esquadrão de pastores-alemães especializados em farejar influências. "É simples", explicou ao IP o sub-inspector Silva. "Quando uma pessoa leva consigo a intenção de influenciar alguém, o seu corpo liberta uma quantidade anormal de testosterona, uma vez que a pessoa sente-se importante. Pois bem, é essa substância química que os nossos cães estão a ser treinados para farejar". O esquadrão de pastoresalemães está a ser treinado numa quinta, usando antigos árbitros internacionais como iscos. • VE/AM»

.

.

«Influências traficadas não eram 100 por cento puras

Segundo conseguimos apurar, as influências traficadas entre o BES e Luís Nobre Guedes não seriam 100 puras, como Nobre Guedes terá pensado, conforme nos revelou uma fonte que deseja permanecer anónima, embora não deseje permanecer virgem. "As influências sobre os estudos de impacto ambiental e os depósitos de dinheiro em contas secretas foram misturados com trocas de favores de menor qualidade. Por exemplo, no meio da promessa de financiamento eleitoral ao CDS/PP a troco da autorização para derrubar todos os sobreiros que aparecessem na frente dos bulldozers, estava misturada outra promessa de o BES entregar ao CDS/PP uma grade de minis e dois quilos de tremoços, a troco da autorização para estacionar o automóvel no passeio do Largo do Caldas. A questão é que não é nada fácil detectar estas influências de pacotilha no meio das influências de elevado grau de pureza". VE/AM»

.

.

«Tráfico de influências em bairros

problemáticos vai da Lapa a Cascais

O INIMIGO PÚBLICO acompanhou a PSP numa patrulha a um dos bairros mais problemáticos da

zona de Lisboa, no que diz respeito ao tráfico de influências: a Lapa. Ali, o tráfico é feito à luz do dia e à vista de todos, gerando um ambiente de insegurança e terror entre os habitantes. "Eu às vezes até tenho medo de sair com os meus filhotes à rua, não vão eles ver alguém a assinar um despacho. Percebe?", queixou-se uma das moradoras que, para manter o anonimato, falou com voz distorcida/nasalada e se identificou apenas como Xaxão.

Por volta das duas da tarde, a PSP entrou de surpresa num restaurante do bairro, onde viria a fazer a maior apreensão de influências de sempre: cinco despachos que consideram «de imprescindível utilidade pública", a construção de um parque aquático no estuário do Tejo e de uma central nuclear na Serra do Geres, 10 telemóveis, um estudo de impacto ambiental favorável ao abate imediato de todos os elementos da Quercus, dezenas de cheques do BES, seis tacos de golfe e duas bolotas. PC»

.

.

«O drama do agarrado

Francisco Maria Teixeira da Cunha e Albuquerque de Lencastre (nome fictício) é influenciodependente. É apenas uma das muitas vítimas do tráfico de influências no nosso País. Fomos encontrá-lo na Quinta da Marinha, um dos bairros problemáticos, para tentar conhecer um pouco melhor o dia-a-dia de um

viciado em influências.

IP: Como é que apanhou o vício?

F: Oh, como toda a gente, por causa das más companhias... Comecei a dar-me com o meu pai, que é agarrado há muitos anos, e ele é que me meteu nisto. Meteu uma cunha para eu entrar para a universidade, outra para arranjar o primeiro emprego... influências leves, para começar.

IP; Mas não ficou por aí...

F: Não. Às tantas, as leves deixaram de bater e tive de passar para as duras. Foi muito rápido. Quando dei por mim, já estava a assinar despachos.

IP; Em que é que esse vício mudou a sua vida?

F: Em tudo! Uma pessoa só pensa naquilo. Não consigo fazer nada sem ser influenciado. Coisas tão simples como escolher uma gravata, por exemplo. Só me decido se alguém me disser "se levares a laranja, passo-te um cheque". É uma tristeza!

IP: É a favor da despenalização do tráfico de influências?

F: Sou. Pelo menos das influências leves. Pequenas trocas de favores e assim... A propósito, dava-me jeito que publicassem umas notícias sobre uns amigos meus lá no vosso jornal... PC»

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup