2005-2015 - Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Ano Internacional do Microcrédito. Ano Internacional da Física (aprovado pela UNESCO)
.
.
Completam-se hoje 99 anos (1906), foi numa QI: nasceu D.
Doutorou-se em Filosofia na Universidade Gregoriana de Roma.
Foi nomeado bispo de Portalegre, em 1949, e bispo do Porto em 1952.
“A 13AGO1958, D.
Por pressão de Salazar, o bispo viu-se constrangido ao exílio, em 1959, em Roma, só regressando a Portugal dez anos depois, altura em que retomou as suas funções clericais, das quais resignou em 1982, ao atingir o limite de idade” – noticiava o PÚBLICO na sua edição de 05MAI05.
Estão associados ao seu nome o Instituto Cultural D.
O ex-bispo do Porto, que teve coragem de se opor ao regime de Salazar – o que lhe custou 10 anos de exílio - faleceu a 13ABR1989, perto de perfazer os 83 anos.
.
.
Faz hoje 98 anos (1907), era uma SX: João Franco forma um governo de ditadura, sem oposição por parte do rei D. Carlos (33º). Pontificava Pio X.
João Franco começou a sua carreira política no Partido Regenerador, tendo nessa época sido ministro de várias pastas. Dissidente desse partido, formou e liderou o Partido Regenerador-Liberal. E é então que, aliado aos progressistas, forma um governo em 19.05.1906. E cerca de um ano depois, nesta data que aqui se comemora, instaurou a ditadura.
De realçar que é nele que reside o móbil mais próximo para o regicídio de daí a menos de um ano (01.02.1908): o atentado é a consequência de um clima de descontentamento que se segue à assinatura, por parte de D. Carlos, de um decreto do governo de Franco “que sancionava a eliminação dos dissidentes da política vigente”.
.
.
Faz hoje 92 anos (1913), era um SB: nasceu, em Lisboa, João Villaret, declamador e actor português. Já implantada a República, era Presidente Manuel de Arriaga. O papa que pontificava era Pio X.
João Villaret, de seu nome completo
Morreu em Lisboa a 21.01.1961, com 47 anos. Postumamente, foi dado o seu nome, que ainda hoje se mantém, ao teatro da Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa.
.
.
Faz hoje 66 anos (1939), foi numa QA: nasceu Luísa Neto Jorge, poetisa portuguesa. Era PR o general Carmona. Na cadeira de Pedro, em Roma, estava Pio XII (260º).
Na entrada que a ela se refere, A Enciclopédia, edição do Público define-a assim: “Muito discreta, viveu sempre afastada da feira das vaidades literárias, mas no centro de um universo literário em que a palavra tem o dom de criar mundos outros ao dar conta do mundo que nos rodeia”.
Da sua obra poética fazem parte, por exemplo, A Noite Vertebrada (1960), Terra Imóvel (1964), e Os Sítios Sitiados (1973).
Morreu no ano dos seus 50 anos, em 1989. E, postumamente, mas no mesmo ano de 89, foi publicado o seu livro de poemas A Lume.
.
.
Faz hoje 28 anos (1977), era uma TR: morreu,
Nascida
.
.
Faz hoje 24 anos (1981), caiu num DM: François Mitterarrand vence as eleições presidenciais
Nascido em 1916, começou por ser simpatizante da Action Française. É condecorado (tinha sido prisioneiro de guerra) pelo regime de Vichy, “acreditando que Pétain deteria os alemães”.
Fez parte do governo de De Gaulle. De
Em 1954 batia-se pela causa da Argélia francesa. Em 1970 era secretário-geral do Partido Socialista. Foi candidato às presidenciais de 1965, 1974 e 1981, só nestas conseguindo a vitória, na 2ª volta. E foi reeleito em 1988.
“Político astuto, controverso, de gostos literários, cultivou um estilo distante e um gosto pela monumentalidade que revela a vontade de deixar o país marcado pela sua personalidade. A sua herança política foi, principalmente, a de ter mostrado que era possível existir alternância e coabitação política sem rupturas e de ter conciliado a esquerda com certos valores do capitalismo”.
Morreu em Paris, em 1996, no ano dos seus 80 anos.
.
.
Faz hoje 22 anos (1983), era TR: Mário Soares e Mota Pinto, dirigentes do PS e do PSD, respectivamente, reúnem-se num primeiro encontro formal na Assembleia, com o objectivo de formar um governo de coligação. O PR era o general Ramalho Eanes. Pontificava João Paulo II.
Era o Bloco Central que vinha aí.
Em 04SET81, Pinto Balsemão, que apresentara a sua demissão, foi reconduzido para constituir e dirigir o VIII Governo Constitucional. Este governo manteve-se em funções até 09JUN1983. Inicialmente liderado por Pinto Balsemão, nos últimos meses, este foi substituído por Vítor Crespo.
Entretanto, perante a instabilidade da coligação apoiante do governo, o presidente da República, general Ramalho Eanes, decidiu dissolver a AR e convocar eleições legislativas antecipadas para 25ABR1983. Eleições que foram ganhas, com maioria simples, pelo PS.
Em 04JUN seguinte, Mário Soares, secretário-geral do PS, e Carlos Mota Pinto, vice-presidente do PSD, assinam um acordo de natureza parlamentar e governamental pelo período de quatro anos (base da coligação do Bloco Central).
O IX Governo Constitucional, formado e liderado por Mário Soares, ficou conhecido como o governo do Bloco Central (coligação PS-PSD) e subsistiria até 06NOV1985.
.
.
Faz hoje 19 anos (1986), foi num SB: em Lisboa, o Teatro Maria Vitória é consumido por um violento incêndio. Era o Dr Mário Soares o PR. Na cadeira de Pedro estava João Paulo II.
.
.
Faz hoje 14 anos (1991), era uma SX: o Papa João Paulo II (264º) inicia uma visita a Portugal. Decorria a presidência de Mário Soares.
O papa visita Lisboa, Madeira, Açores e desloca-se a Fátima pela segunda vez como peregrino.
.
.
Faz hoje 11 anos (1994), era uma TR: Nelson Mandela toma posse como presidente da África do Sul. Em Portugal decorria o segundo mandato presidencial de Mário Soares. João Paulo II era o papa.
Mandela nasceu em 1918. Foi o líder histórico do ANC (African National Congress). Organizou a luta armada contra o apartheid e esteve preso durante 28 anos (1962-1990).
Libertado, quando era presidente da África do Sul F. de Klerk, logo no ano seguinte (1991) é eleito presidente do ANC.
Prémio Nobel da Paz em 1993, em 1994 era eleito presidente da República da África do Sul.
Em 1998 casa com a viúva de Samora Machel, Graça Machel, e no ano seguinte (1999) abandona o poder. Sucedeu-lhe, na presidência da República, Thabo Mbeki.
Li algures (não me recordo onde, mas anotei): “Este homem é a personificação do perdão e da dignidade. Nunca alterou a sua postura, nem quando o mundo inteiro lhe reconheceu as razões. Nem Nobel, nem nada.
Sempre o mesmo homem simples, simplesmente mais velho.”
Sem comentários:
Enviar um comentário