terça-feira, maio 10, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA

2005-2015 - Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Ano Internacional do Microcrédito. Ano Internacional da Física (aprovado pela UNESCO)

.

.

Completam-se hoje 99 anos (1906), foi numa QI: nasceu D. António Ferreira Gomes, em São Martinho de Milhundos, Penafiel. Reinava, ainda, D. Carlos (33º). No Vaticano pontificava Pio X (257º).

Doutorou-se em Filosofia na Universidade Gregoriana de Roma.

Foi nomeado bispo de Portalegre, em 1949, e bispo do Porto em 1952.

“A 13AGO1958, D. António escreveu uma carta a Salazar, na qual, mantendo-se fiel à doutrina da Igreja, exprimia a sua preocupação acerca de alguns aspectos negativos do regime então vigente, principalmente por razões sociais.
Por pressão de Salazar, o bispo viu-se constrangido ao exílio, em 1959, em Roma, só regressando a Portugal dez anos depois, altura em que retomou as suas funções clericais, das quais resignou em 1982, ao atingir o limite de idade” – noticiava o PÚBLICO na sua edição de 05MAI05.

Estão associados ao seu nome o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes e a Fundação SPES

O ex-bispo do Porto, que teve coragem de se opor ao regime de Salazar – o que lhe custou 10 anos de exílio - faleceu a 13ABR1989, perto de perfazer os 83 anos.

.

.

Faz hoje 98 anos (1907), era uma SX: João Franco forma um governo de ditadura, sem oposição por parte do rei D. Carlos (33º). Pontificava Pio X.

João Franco começou a sua carreira política no Partido Regenerador, tendo nessa época sido ministro de várias pastas. Dissidente desse partido, formou e liderou o Partido Regenerador-Liberal. E é então que, aliado aos progressistas, forma um governo em 19.05.1906. E cerca de um ano depois, nesta data que aqui se comemora, instaurou a ditadura.

De realçar que é nele que reside o móbil mais próximo para o regicídio de daí a menos de um ano (01.02.1908): o atentado é a consequência de um clima de descontentamento que se segue à assinatura, por parte de D. Carlos, de um decreto do governo de Franco “que sancionava a eliminação dos dissidentes da política vigente”.

.

.

Faz hoje 92 anos (1913), era um SB: nasceu, em Lisboa, João Villaret, declamador e actor português. Já implantada a República, era Presidente Manuel de Arriaga. O papa que pontificava era Pio X.

João Villaret, de seu nome completo João Henrique Villaret, “foi um artista versátil, de fina sensibilidade”. “Homem de uma cultura variada, brilhante conversador, frequentou os meios intelectuais do país (…). O seu talento de improvisador fez do programa semanal que manteve na televisão um êxito. Impressões de viajante e homem cosmopolita, reflexões de poeta dotado de fina sensibilidade, eram de facto as marcas mais evidentes de um dos maiores intérpretes portugueses da poesia lírica” – este o retrato que do artista faz o autor da respectiva entrada n’ A Enciclopédia, Público, vol 20, pg 8685.

Morreu em Lisboa a 21.01.1961, com 47 anos. Postumamente, foi dado o seu nome, que ainda hoje se mantém, ao teatro da Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa.

.

.

Faz hoje 66 anos (1939), foi numa QA: nasceu Luísa Neto Jorge, poetisa portuguesa. Era PR o general Carmona. Na cadeira de Pedro, em Roma, estava Pio XII (260º).

Na entrada que a ela se refere, A Enciclopédia, edição do Público define-a assim: “Muito discreta, viveu sempre afastada da feira das vaidades literárias, mas no centro de um universo literário em que a palavra tem o dom de criar mundos outros ao dar conta do mundo que nos rodeia”.

Da sua obra poética fazem parte, por exemplo, A Noite Vertebrada (1960), Terra Imóvel (1964), e Os Sítios Sitiados (1973).

Morreu no ano dos seus 50 anos, em 1989. E, postumamente, mas no mesmo ano de 89, foi publicado o seu livro de poemas A Lume.

.

.

Faz hoje 28 anos (1977), era uma TR: morreu, em Nova Iorque, Joan Crawford, actriz norte-americana. Em Portugal, Ramalho Eanes era o PR. No Vaticano pontificava Paulo VI (262º).

Nascida em Santo António do Texas em 1904, teve uma brilhante carreira durante perto de 40 anos. Nos anos 30 do século passado contracenou com nomes como Clark Gable e Gary Cooper, por exemplo em Possessed (de Clarence Brown, 1931), It Happened One Night (de Frank Capra, 1934), Chained (do mesmo C. Brown, 1934) ou Gone With the Wind (de Victor Fleming, 1939). Nos anos 40, a sua interpretação em Mildred Pierce (Almas em Suplício, de Michael Curtiz, 1945) mereceu-lhe um Óscar. “Merece referência especial a sua participação no filme Johnny Guitar (1954), de Nicholas Ray”.

.

.

Faz hoje 24 anos (1981), caiu num DM: François Mitterarrand vence as eleições presidenciais em França. Em Portugal era PR o general Ramalho Eanes. Pontificava João Paulo II (264º).

Nascido em 1916, começou por ser simpatizante da Action Française. É condecorado (tinha sido prisioneiro de guerra) pelo regime de Vichy, “acreditando que Pétain deteria os alemães”.

Fez parte do governo de De Gaulle. De 1947 a 1958 participou em 11 governos, como titular de diversas pastas (designadamente, Informação, Ultramar, Justiça e Interior).

Em 1954 batia-se pela causa da Argélia francesa. Em 1970 era secretário-geral do Partido Socialista. Foi candidato às presidenciais de 1965, 1974 e 1981, só nestas conseguindo a vitória, na 2ª volta. E foi reeleito em 1988.

“Político astuto, controverso, de gostos literários, cultivou um estilo distante e um gosto pela monumentalidade que revela a vontade de deixar o país marcado pela sua personalidade. A sua herança política foi, principalmente, a de ter mostrado que era possível existir alternância e coabitação política sem rupturas e de ter conciliado a esquerda com certos valores do capitalismo”.

Morreu em Paris, em 1996, no ano dos seus 80 anos.

.

.

Faz hoje 22 anos (1983), era TR: Mário Soares e Mota Pinto, dirigentes do PS e do PSD, respectivamente, reúnem-se num primeiro encontro formal na Assembleia, com o objectivo de formar um governo de coligação. O PR era o general Ramalho Eanes. Pontificava João Paulo II.

Era o Bloco Central que vinha aí.

Em 04SET81, Pinto Balsemão, que apresentara a sua demissão, foi reconduzido para constituir e dirigir o VIII Governo Constitucional. Este governo manteve-se em funções até 09JUN1983. Inicialmente liderado por Pinto Balsemão, nos últimos meses, este foi substituído por Vítor Crespo.

Entretanto, perante a instabilidade da coligação apoiante do governo, o presidente da República, general Ramalho Eanes, decidiu dissolver a AR e convocar eleições legislativas antecipadas para 25ABR1983. Eleições que foram ganhas, com maioria simples, pelo PS.

Em 04JUN seguinte, Mário Soares, secretário-geral do PS, e Carlos Mota Pinto, vice-presidente do PSD, assinam um acordo de natureza parlamentar e governamental pelo período de quatro anos (base da coligação do Bloco Central).

O IX Governo Constitucional, formado e liderado por Mário Soares, ficou conhecido como o governo do Bloco Central (coligação PS-PSD) e subsistiria até 06NOV1985.

.

.

Faz hoje 19 anos (1986), foi num SB: em Lisboa, o Teatro Maria Vitória é consumido por um violento incêndio. Era o Dr Mário Soares o PR. Na cadeira de Pedro estava João Paulo II.

.

.

Faz hoje 14 anos (1991), era uma SX: o Papa João Paulo II (264º) inicia uma visita a Portugal. Decorria a presidência de Mário Soares.

O papa visita Lisboa, Madeira, Açores e desloca-se a Fátima pela segunda vez como peregrino.

.

.

Faz hoje 11 anos (1994), era uma TR: Nelson Mandela toma posse como presidente da África do Sul. Em Portugal decorria o segundo mandato presidencial de Mário Soares. João Paulo II era o papa.

Mandela nasceu em 1918. Foi o líder histórico do ANC (African National Congress). Organizou a luta armada contra o apartheid e esteve preso durante 28 anos (1962-1990).

Libertado, quando era presidente da África do Sul F. de Klerk, logo no ano seguinte (1991) é eleito presidente do ANC.

Prémio Nobel da Paz em 1993, em 1994 era eleito presidente da República da África do Sul.

Em 1998 casa com a viúva de Samora Machel, Graça Machel, e no ano seguinte (1999) abandona o poder. Sucedeu-lhe, na presidência da República, Thabo Mbeki.

Li algures (não me recordo onde, mas anotei): “Este homem é a personificação do perdão e da dignidade. Nunca alterou a sua postura, nem quando o mundo inteiro lhe reconheceu as razões. Nem Nobel, nem nada.
Sempre o mesmo homem simples, simplesmente mais velho.”

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup