sábado, maio 14, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA

2005-2015 - Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Ano Internacional do Microcrédito. Ano Internacional da Física (aprovado pela UNESCO)

.

.

Faz hoje 319 anos (1686), era uma TR: nasceu, em Gdansk, Polónia, Gabriel Daniel Fahrenheit, físico alemão. Em Portugal reinava D. Pedro II (23º). Pontificava Inocêncio XI (240º).

Foi o inventor do termómetro de álcool, que depois substituiu por mercúrio. Estabeleceu uma escala de temperaturas, que se opõe à de Celsius, utilizada sobretudo nos países anglo-saxónicos ou de sua influência, na qual os 0ºF correspondem à temperatura de congelação da água salgada (equivalente a -32ºC)

Morreu em Haia, Holanda, em 1736.

.

.

Completam-se hoje 120 anos (1885), foi numa QI: nasceu, em Breslau, Otto Klemperer, maestro alemão. De origem judaica, emigrou para os EU em 1933. Em Portugal reinava D. Luís (32º). Pontificava Leão XIII (256º).

Depois da I Guerra Mundial revelou ao seu país as mais recentes e representativas obras, hoje, todas clássicas, como Schönberg e Stravinski.

Dirigiu a Orquestra de Berlim, a Orquestra Sinfónica de Los Angeles e foi maestro titular da Nova Filarmónica de Londres.

.

.

Faz hoje 107 anos (1898), era um SB: nasceu, em Lisboa, Eduardo Chianca de Garcia, cineasta, dramaturgo e jornalista português. D. Carlos (33º) Leão XIII (256º).

Fundou a revista Imagem. Em 1930 realizou a comédia Ver e Amar.

Em 1940 fixa-se no Brasil onde ajuda a criar a televisão, onde organiza espectáculos musicais e onde escreve para cinema e teatro. Lembro-me muito bem das suas interessantes “Cartas do Brasil”, depois “Novas Cartas do Brasil” e por fim “Conversas Cariocas”, tudo no Diário de Lisboa, de 1960 aos começos dos anos 80.

São dele os filmes: A Rosa do Adro (1938) e Aldeia da Roupa Branca (1939), entre outros.

Morreu no Rio de Janeiro em 1983.

.

.

Faz hoje 81 anos (1924), era uma QA: nasceu Joly Braga Santos, maestro e compositor português. É PR, nessa altura, Manuel Teixeira Gomes. Pontificava Pio XI (259º).

Foi aluno de Luís Freitas Branco de quem seguiu as pisadas.

Na sua primeira fase usou uma estrutura clássica de influência beethoviana, e são desta fase Variações sobre um Tema Alentejano e o Concerto para Orquestra de Arcos, entre outros. Entra numa nova fase em 1961, “caracterizada por um emprego sempre maior do cromatismo, até atingir a completa dissolução tonal”. O início desta fase é marcado pelos Três Esboços Sinfónicos, de 1962. A que se seguem, designadamente, Requiem à Memória de Pedro Freitas Branco (1964), a Sinfonia nº 5 (Virtus Lusitaniae) de 1966 e a ópera Trilogia das Barcas, sobre texto de Gil Vicente, de 1970.

.

.

Faz hoje 61 anos (1944), era um DM: nasceu George Lucas, cineasta americano. Em Portugal era PR o general Carmona. O Soberano Pontífice era Pio XII (260º).

Lucas foi produtor, realizador e argumentista. Primeiro associa-se a Francis Ford Coppola, em 1969, de que resulta a longa-metragem THX 1138, em 1970. Depois funda a Lucasfilm, Ltd, em 1971, e dirige American Graffiti (1973), que lhe vale o Globo de Ouro e 5 nomeações para os Óscares. Entretanto realiza vários Star Wars. Depois produz os filmes da série Indiana Jones, de Steven Spielberg. Em 1992 é distinguido com o Prémio Irving G. Thalberg, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, quando presidia a uma fundação com o seu nome.

.

.

Faz hoje 59 anos (1946), era uma TR: Pogrom anti-judaico em Kielce, na Polónia. Decorria, em Portugal, o mandato presidencial de Carmona. Pontificava Pio XII (260º).

Pogrom, como se sabe, deriva do russo e significa “destruição” e consiste em manifestações populares anti-semitas, violentas, acompanhadas de saques e de matanças, mesmo, por vezes.

Já no séc. XIX os progroms existiam e eram implementados e encorajados pelos czares e seus governantes que, convertiam as amotinações contra o poder em perseguições aos judeus. Houve vários na história, e muito violentos, como os de 1918, que acompanharam o avanço dos exércitos brancos na Ucrânia.

.

.

Faz hoje 57 anos (1948), era uma SX: ao terminar o mandato britânico na Palestina, Israel forma um governo provisório judaico, com Chaim Weizmann como presidente e David Ben-Gurion como primeiro-ministro. Em Portugal prosseguia Carmona na PR. Pontifica Pio XII (260º).

.

.

Foi há 31 anos (1974), era uma TR: até esta data, e desde 26 de Abril anterior, a JSN (Junta de Salvação Nacional) era o único órgão de soberania em funções. Entre as medidas que tomou, salientam-se: a amnistia para os presos políticos e sua libertação; destituição do presidente da República e do Governo; dissolução e extinção da Assembleia da República e da Câmara Corporativa; dissolução e extinção da ANP; extinção da PIDE-DGS (cuja rendição às forças armadas se dera a 26ABR anterior); extinção da Legião Portuguesa e da Mocidade Portuguesa; a definição das bases legais que passavam a reger a vida portuguesa até à entrada em vigor de uma nova Constituição; nomeação do general Spínola para o cargo de presidente da República. Pontificava Paulo VI (262º).

.

.

Foi há 29 anos (1976), era uma SX: o general Ramalho Eanes anuncia a sua candidatura às presidenciais. Costa Gomes era o PR. Paulo VI (262º) era o papa pontificante.

.

.

Faz hoje 17 anos (1988), era um SB: foi editado um conto inédito de Fernando Pessoa: A Hora do Diabo. Era, na altura, PR o Dr Mário Soares. Romano pontífice era João Paulo II (264º).

.

.

Faz hoje 14 anos (1991), era uma TR: o Diário de Notícias é privatizado. Era o DR Mário Soares o PR. Pontificava João Paulo II (264º).

Na realidade a empresa jornalística Diário de Notícias é vendida pelo Estado português por 8,4 milhões de contos.

.

.

Faz hoje 13 anos (1992), era uma QI: o governo apresenta à AR, para aprovação, o Tratado de Maastricht, o qual visava o aprofundamento da união económica e política da Comunidade Europeia. Com a entrada em vigor do tratado, a Comunidade Europeia passa a denominar-se União Europeia. Mário Soares era o PR. Prosseguia o pontificado de João Paulo II (264º).

.

.

Faz hoje 7 anos (1998) morreu, em Los Angeles, Frank Sinatra, cantor e actor norte-americano. Em Portugal estávamos no primeiro mandato presidencial do Dr Jorge Sampaio. Continuava o longo pontificado de João Paulo II.

Nascido no Estado de New Jersey, em 1915, começou por cantar em clubes nocturnos. Depois integrando orquestras, como a de Harry James (1939). O timbre da sua voz e o swing foram as suas marcas mais características. Algumas das suas canções tornaram-se bem célebres. Ganhou um Óscar com a sua interpretação em From Here to Eternity (de Fred Zinnemann, em 1953) e chegou a ser nomeado noutro, The Man in the Golden Arm (de Otto Preminger, 1955). Dez anos depois dirige ele mesmo None but the Brave.

Foi apoiante do Partido Democrático, nomeadamente na eleição do seu amigo John F. Kennedy.

.

.

Na mesma data a Índia realiza sucessivos testes nucleares.

.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup