quarta-feira, março 02, 2005

OS MEUS DESTAQUES

«Não vale a pena negar: o poder local é especialmente propício à corrupção. Mas se não chega denunciá-lo em abstracto, é pior fingir que se ignoram as evidências.»
José Manuel Fernandes (Público, 02 MAR 05)



«Nas câmaras municipais até por vezes os contínuos cobram luvas para gerir o lugar das pessoas nas filas de espera ou o lugar em que o processo é colocado no monte dos que aguardam despacho.»
Id (id, id)



«Entendamo-nos: a corrupção nas estruturas intermédias da administração pública - na local mas também na central - é endémica. Não tem a dimensão asfixiante da registada noutros países, não impede que se façam negócios e se obtenham licenças sem pagar "luvas", mas está lá. Quase como uma segunda natureza de muitos serviços.
Mais e pior: na administração local e em certas áreas da administração central cresceram teias complexas que misturam "interesses" privados com cargos públicos, permitindo concubinatos pantanosos entre as estruturas intermédias e locais dos principais partidos (aqui o PS e o PSD actuam muitas vezes em "joint-venture"...), enriquecimentos inexplicáveis e licenciamentos incompreensíveis à face da lei.»

Id (id, id)



«Quando casei, o que de mim se esperava, além da procriação continuada, era que passasse o dia a arrumar a casa, a cozinhar pratos requintados e a vigiar a despensa. Hoje, a estas tarefas vieram juntar-se outras. As mulheres modernas são também supostas ser boas na cama, profissionais competentes e estrelas nos salões.»
«Mas isto é uma utopia. Nem a mais super das supermulheres pode levar as crianças à escola, atender os clientes no escritório, ir à hora do almoço ao cabeleireiro, voltar ao escritório onde a espera sempre um problema urgente, fazer compras num destes modernos supermercados decorados a néon, ler umas páginas de Kant antes de mudar as fraldas do pimpolho, dar um retoque na maquilhagem, telefonar a três "babysitters" antes de arranjar uma, ir ao restaurante jantar com os amigos do marido, discutir a última crise governamental e satisfazer as fantasias sexuais democraticamente difundidas pelos canais de televisão. Estou a falar, note-se, de mulheres socialmente privilegiadas. A vida das pobres é um inferno sem as consolações de que as suas irmãs de sexo, apesar de tudo, usufruem.»

Maria Filomena Mónica (id, id)

« Santana Lopes tem uma noção da cultura no plano da "Olá".»
Eduardo Prado Coelho (id, id)

« Estou um bocado farto desta ideia de que, ao chegar à economia e às finanças, a política como que se interrompe e cala: (…)ficaria sempre à porta do Ministério das Finanças; lá dentro seria "outra coisa", ou seja, a aplicação das receitas "técnicas", supostamente indiscutíveis.»
Joaquim Fidalgo (id, id)

«São vidas em mudança. Para uns é o regresso aos escritórios de advocacia, para outros em emprego já negociado em qualquer empresa. A quantidade industrial de assessores vai regressar, na maioria aos seus antigos locais de trabalho? Depois de tantas mordomias, como se vão habituar à situação anónima do cidadão comum? Ficaram com contactos privilegiados. Fizeram favores, pequenos ou grandes. Chegou a hora da retribuição.»
Rogério Rodrigues (A Capital, 02 MAR 05)

«Não há crescimento sem competitividade. Nenhuma economia cresce sem que alguém procure dormir menos horas por dia para conseguir ultrapassar-se a si próprio e ultrapassar os outros (ufa!). O lema para o crescimento tem, pois, um travo bíblico: compete com o próximo como fazes contigo mesmo.»
Nuno Costa Santos (id, id)



«Marcelo cometeu o erro supremo - com receio de parecer que saltava do barco que é o seu - de participar na última campanha do PSD. Com que imparcialidade vai agora surgir na televisão, a zurzir nos ministros e nas políticas socialistas?»
José Diogo Madeira (Jornal de Negócios Online, 02 MAR 05)

«Quem ganhar a liderança do PSD terá que lidar com um grupo parlamentar social-democrata com várias tendências internas. A bancada "laranja", com 72 deputados, estará, grosso modo, dividida entre "mendistas", "barrosistas" e "santanistas", sendo que alguns destes se têm-se manifestado a favor de Luís Filipe Menezes.»
Isabel Teixeira da Mota (Jornal de Notícias, 02 MAR 05)

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup