domingo, março 13, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA



Foi há 228 anos (1777), uma QI: a nomeação dos novos secretários de Estado por D. Maria I marca o início do período que ficou conhecido pela “viradeira”, que consistiu no abandono (inversão, mesmo, em certos casos) da política do Marquês de Pombal, que fora exonerado em 4 de Março. Pontífice romano era, então, o papa Pio VI (250º da sucessão)

Foi há 224 anos (1781), uma TR: William Herschel, astrónomo britânico de origem alemã, descobre o planeta Úrano. Reinava, Em Portugal D. Maria I (26º da sucessão). Pontificava o papa Pio VI (250º a contar de Pedro)

Foi há 177 anos (1828), uma QI: o absolutista D. Miguel dissolve as Cortes constitucionais (Câmara dos Deputados) . Era papa Leão XII (252º).

Foi há 124 anos (1881), um DM: o czar russo, Alexandre II, morre vítima de um atentado à bomba, em São Petersburgo. Em Portugal reinava D. Luís (32º), e no Vaticano pontificava o papa Pio IX (255º).

Foi há 75 anos (1930), uma QI: Clyde Tombaugh, astrónomo norte-americano, descobre o planeta Plutão; a sua existência já tinha sido prevista há 14 anos pelo astrónomo norte-americano Percy Lowell. O general Carmona já era, então, o PR de Portugal. Em Roma presidia aos destinos da Igreja o papa Pio XI (259º).

Foi há 67 anos (1938), um DM: Adolfo Hitler anuncia a anexação da Áustria ao III Reich. «A “resolução da questão judaica”, expressão eufemística para extermínio, é entregue às SS.». Em Portugal decorria o mandato de Carmona. No Vaticano continuava o pontificado de Pio XI.

Foi há 62 anos (1943), um SB: decorre a II Grande Guerra: forças nazis arrasam o gueto de Cracóvia (Polónia). Os judeus sobreviventes são enviados para Auschwitz. Em Portugal continua Carmona na PR. No Vaticano pontifica Pio XII (260º).

Foi há 39 anos (1966), um DM: Jonas Savimbi, dissidente da FNLA (de Holden Roberto), funda a UNITA (União para a Independência Total de Angola). Decorria o mandato de Américo Tomás. Pontificava Paulo VI (262º).


Foi há 31 anos (1974), uma QA: é convocada a cerimónia de apoio dos oficiais-generais dos três ramos das Forças Armadas à política colonial do Estado Novo e, mais concretamente, à política do Governo de Marcelo Caetano. Esses “ultras” já os registou a História como “brigada do reumático”. Agonizava o regime do Estado Novo, com Américo Tomás na PR e Marcelo Caetano na presidência do conselho de ministros. Paulo VI (262º), era o soberano pontífice.

Foi há 30 anos (1975), uma QI: entra em vigor, em Portugal, a Lei de Imprensa. Era PR o general Costa Gomes. Pontificava Paulo VI (262º).

Foi há 25 anos (1980), uma QI: Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro e Hermínia Silva, artistas de fado portugueses, são agraciados com a medalha de ouro da Cidade de Lisboa. Era PR o general Ramalho Eanes. Pontificava João Paulo II (264º).

Foi há 12 anos (1993), uma a violação, por parte da UNITA, das cláusulas dos acordos de paz assinados em Bicese, é condenada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em Portugal era PR o Dr Mário Soares. Continuava o pontificado do papa João Paulo II.

Foi há 6 anos (1999), um SB: Ana Gomes (primeira Embaixadora portuguesa), então no posto de Jacarta (Indonésia), chega a Dili, sendo a primeira representante do Governo português a visitar Timor Leste (Timor Lorosae) desde 1975. Decorria o primeiro mandato do Dr Jorge Sampaio. E prosseguia o pontificado de João Paulo II (264º).

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup