«Do elenco que ontem apresentou a figura mais conhecida é Freitas do Amaral - mas será que é um nome forte? Suspeito que não porque é detestado pela direita e suscita desconfiança à esquerda: não é impunemente que em política se viaja da Câmara Corporativa até às manifestações ao lado de Francisco Louçã. Pior: as suas tomadas de posição virulentamente antiamericanas dos últimos anos não o colocam na melhor posição para gerir a política externa de um país que sempre cultivou a relação transatlântica mesmo depois do seu mergulho, de alma e coração, na construção europeia.»
José Manuel Fernandes (Público, 05 MAR 05)
«O Médio Oriente está a mudar depressa e de forma imprevisível. Porque a liberdade contagia.
A liberdade é perigosa: contagia os povos. Propaga-se como uma doença. Manifesta-se onde menos esperamos. E surpreende os pessimistas de sempre. Quando se lhe toma o gosto, é difícil abdicar dela. Na velha Europa ou no Novo Mundo, onde não é novidade. Mas também
Id
«Para primeiro teste [“a avaliar pela constituição do Governo”], e apesar de alguns potenciais erros de casting na Segurança Social e nas Obras Públicas, o balanço é positivo.»
João Cândido da Silva (id, id)
«José Sócrates ganhou o país porque soube seguir uma estratégia sem se desviar do que acreditava ser a via certa para atingir o seu objectivo. Depois da vitória, conseguiu gerir o processo de formação do seu governo com mestria. Muitos jornalistas e analistas gastaram os últimos 15 dias em exercícios especulativos, mas o primeiro--ministro indigitado escondeu a sua equipa e mostrou ao País que, a partir de agora, o modelo de exercício de poder será totalmente diferente.»
Editorial da Direcção (
«Este governo e José Sócrates precisam de sorte. Cá estaremos para ser uma consciência crítica responsável.»
Id (id, id)
«Freitas do Amaral é uma surpresa compreensível: tem estatuto, competência e conhecimento do mundo. Inspira respeitabilidade num Governo em que a carga profissional é grande. Há muita hipocrisia quando se recusa a alguém a capacidade de evoluir ideologicamente, sem pôr em causa os seus princípios éticos.»
Rogério Rodrigues (id, id)
«Só o tempo dirá se nesta aparente diversidade de sectores e formações, profissionais e políticas, Sócrates descobre a bissectriz ou o ponto exacto onde as várias tendências podem convergir.»
Id (id, id)
«Falta ainda conhecer os secretários de Estado que no Governo mais diminuto desde Cavaco Silva, irão ter, necessariamente, um maior peso.»
Id (id, id)
«Com esta ausência [
Id (id, Id)
Sem comentários:
Enviar um comentário