sexta-feira, março 11, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA

Foi há 87 anos (1918), uma SG: em Portugal, é decretado o sufrágio universal. O PR, então, era Bernardino Machado. Estávamos no pontificado de Bento XV (258º).

Foi há 46 anos (1959), uma QA: é descoberto o projecto de golpe militar conhecido por “Golpe da Sé”. Américo Tomás João XXIII (261º)

Foi há 35 anos (1970), uma QA: morreu Erle Stanley Gardner, advogado e conhecido escritor policial norte-americano.Em Portugal era PR o almirante Américo Tomás. O Sumo pontífice romano era Paulo VI (262º).

Foi há 31 anos (1974), uma SG: pedido de demissão, por carta, de Marcello Caetano, presidente do conselho de ministros português, ao Presidente da República, Américo Tomás. O pedido não é aceite. O romano pontífice era Paulo VI (262º).

Foi há 30 anos (1975), uma TR: Spínola falhava um golpe de Estado e iniciava-se então um processo revolucionário que pretendia instaurar um Estado socialista em Portugal. Oficiais próximos de Spínola desencadeiam um movimento militar. Os acontecimentos do 11MAR levaram à extinção da JSN (Junta de Salvação Nacional) e à criação do Conselho da Revolução. Decorria o mandato de Costa Gomes. Era papa Paulo VI (262º).

Foi há 20 anos (1985), uma SG: “Assumia a liderança da União Soviética um homem que haveria de mudar o mundo como alguns antes dele. Quatro horas após o anúncio da morte de Chernenko era anunciado o nome do sucessor. Mikhail Gorbachev, um nome que haveria de fazer cair muros. (…) A fama de reformista já precedia o novo e «jovem» - 54 anos - líder da URSS, mas ninguém adivinharia que, sete anos depois, ele seria responsável pelo fim da Guerra Fria e pelo desmantelamento da União Soviética. Admirado no mundo e esquecido na Rússia, Mikhail Gorbachev é uma das figuras do século XX” (A Capital, 11MAR05). Ficaram memoráveis as suas políticas de abertura e transparência - glasnot – e de reestruturação económica – perestroika. Em Portugal era PR o general Ramalho Eanes. Pontificava João Paulo II (264º).

Foi há 12 anos (1993), uma QI: morreu o romancista, poeta e ficcionista Manuel da Fonseca (Manuel Dias da Fonseca), autor de Seara de Ventou e de O Fogo e as Cinzas (entre outros), figura mítica da corrente neo-realista. Era PR o Dr Mário Soares. Decorria o pontificado de João Paulo II (264º).

Foi há 10 anos (1995), um SB: o jornal Expresso revela que os cursos de alguns rios ibéricos foram alterados pela Espanha, sem o respectivo conhecimento por parte do governo português. Estávamos na presidência de Mário Soares e no pontificado João Paulo II (264º).

Foi há 9 anos (1996), uma SG: no Cairo, assinatura do Tratado de Pelindaba por 49 países africanos, tratado que declara África uma zona livre de armas nucleares. Em Portugal continuava o mandato presidencial de Jorge Sampaio. Pontificava João Paulo II (264º).

Foi há um ano (2004), uma QI: “Uma série de explosões tirava a vida a 191 pessoas que seguiam nos comboios suburbanos que desaguavam na estação de Atocha. O caos, o desespero, os gritos e a impotência assolaram então a capital espanhola. (…) Nesse dia, ficámos a saber que o terrorismo tinha chegado à Europa. Passávamos então a ser parte do problema.” (A Capital, 11MAR05). Decorria o mandato do Dr Jorge Sampaio. Prosseguia o longo pontificado de João (João Paulo II (264º)

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup