terça-feira, março 15, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA



Foi há 154 anos (1851), um SB: nasce Carolina Michaïlis de Vasconcelos, professora universitária e romanista lusófila portuguesa de origem alemã. Reinava D. Maria II. Pontificava Pio IX (255º).

Foi há 89 anos (1916) : uma QA: constitui-se o chamado governo de “União Sagrada”: Afonso Costa cede o seu lugar na chefia do executivo ao evolucionista António José de Almeida. Era Bernardino Machado o PR. E Bento XV (258º), o papa.

Foi há 88 anos (1917), uma QI: na Rússia, o czar Nicolau II abdica do trono e o príncipe Grigori Lvov, Paul Miliukov e Alexander Kerensky formam governo. Em Portugal, era Bernardino Machado o PR. No Vaticano pontificava Bento XV (258º).


Foi há 72 anos (1933), uma QA: na Alemanha, Adolfo Hitler, líder nazi, anuncia o início do terceiro Reich, banindo igualmente jornais de tendência esquerdista e a comida judaica. Isto quando em Portugal era PR o general Carmona. E no sólio pontifício estava Pio XI (259º).


Foi há 44 anos (1961), uma QA: a UPA, liderada por Holden Roberto, desencadeia as primeiras acções armadas no Norte de Angola. Em Portugal o PR era o almirante Américo Tomás. Pontificava João XXIII (261º).

Foi há 31 anos (1974), uma SX: demissão dos generais Costa Gomes e Spínola dos cargos de chefe e vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, respectivamente; na aparência por lhes ter sido marcada falta na fervorosa manifestação da “brigada do reumático”. Mas efectivamente por mais profundas razões. Enquanto isto, agonizava a ditadura, com o eloquente Américo Tomás na PR, e Marcelo Caetano na chefia do governo. Em Roma pontificava, então, Paulo VI (262º).


Foi há 12 anos (1993), uma SG Mário de Carvalho, operador português de TV radicado nos EUA, é agraciado com o prémio EMI pelas reportagens efectuadas acerca da guerra do golfo. Mário Soares era o PR português. Pontificava João Paulo II (264º).

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup