Foi há 931 anos (1074), um DM: O papa Gregório VII (157º na sucessão a contar com S. Pedro), eleito em meados do ano anterior, excomungou todos os padres casados.
Gregório VII fora frade beneditino. Foi, por excelência, o representante das pretensões temporais do papado medieval. Deu os primeiros passos para a codificação da legislação eclesiástica e foi por insistência sua que o celibato dos padres se tornou costume na Igreja católica.
Portugal, por essa época, ainda não existia. Cerca de onze anos depois, "por notável coincidência, no mesmo dia
Ora, Afonso VI era não só rei de Leão como também de Castela - daí o chamar-se-lhe Imperador - e foi o pai de D.
Foi há 505 anos (1500), uma SG: partida de Lisboa da armada de Pedro Álvares Cabral (chamado Pedro Álvares de Gouveia, na carta da capitania que levou quando foi enviado às Índias) em direcção a esse enorme gigante a que primeiro chamaram Vera Cruz, e mais tarde Brasil. Cabral, “seguindo o rumo sudoeste, chegou ao Brasil, julga-se que intencionalmente, embora durante muito tempo se reputasse de casual o descobrimento”. Decorria o reinado de D. Manuel I (14º na sucessão). Pontificava Alexandre VI (214º papa a contar com Pedro).
Foi há 174 anos (1831), uma QA: é fundada na Argélia a Legião Estrangeira que, desde 1962, tem sede
Foi há 91 anos (1914), uma SG: morre, na Anadia, José Luciano de Castro (de seu nome completo José Luciano de Castro Pereira Corte Real), advogado, estadista, historiador e jornalista. Foi chefe do Partido Progressista, deputado, ministro, conselheiro de Estado e, por diversas vezes, primeiro-ministro. Desempenhou, ainda, outros elevados cargos, como o de governador da Companhia Geral do Crédito Predial Português. Aqundo do seu passamento, decorria o mandato do presidente Manuel de Arriaga. Pontificava S Pio X (257º), acerca de quem se escreveu: "notabilizaram-se a sua piedade, caridade, profunda humildade, simplicidade, zelo pastoral, combinados com grande encanto de maneiras". Dele se disse, também, que um dos seus últimos actos foi recusar ao imperador da Áustria o pedido que este lhe fizera de abençoar a sua causa. E que, em resposta, terá dito: "não abençoo a guerra; só abençoo a paz".
Foi há 89 anos (1916), uma QI: a Alemanha declara guerra a Portugal que entra, assim, oficialmente na I Guerra Mundial. Estávamos com Bernardino Machado na presidência. E era papa Bento XV (258º).
Foi há 87 anos (1918), um SB: transferência da capital da Rússia de Petrogrado (São Petersburgo) para Moscovo. Depois, portanto, de ter rebentado a Revolução de Outubro, no ano anterior, o que aconteceu com um sinal disparado pelo cruzador Aurora, ainda hoje estacionado na margem direita do Neva, bem perto do forte Pedro e Paulo, dentro do qual se encontra a catedral de S. Pedro e S. Paulo, onde repousam os Romanov. Em Portugal estava a chegar ao fim a presidência de Bernardino Machado. Em Roma prosseguia o pontificado de Bento XV (258º).
Foi há 82 anos (1923), uma SX: Lenine retira-se enquanto líder soviético após adoecer gravemente, vindo a falecer no ano seguinte. Isto, quando em Portugal decorria o mandato de Manuel Teixeira Gomes e em Roma prosseguia o pontificado de Pio XI (259º).
Foi há 71 anos (1934), uma SX: nasceu Yuri Gagarin, astronauta soviético e o primeiro homem no espaço. O seu voo realizou-se a 12 ABR 1961 (uma QA), há 44 anos, tinha ele
Foi há 63 anos (1942), uma SG: o governo determina que os órgãos directivos nacionais da Mocidade Portuguesa passariam a controlar e fiscalizar todas as organizações não oficiais ou que não integrassem a Acção Católica. Era PR o general Carmona. Pontificava Pio XII (260º).
Foi há 44 anos (1961), uma QI: lançamento no espaço da cadela russa Laika a bordo do satélite Sputnik 9. Em Portugal era PR o almirante Américo Tomás e pontificava o papa João XXIII (261º).
Foi há 43 anos (1962), uma SX: inicia-se, em Coimbra, o I Encontro Nacional de Estudantes. Continuava o mandato de Américo Tomás. Prosseguia o pontificado de João XXIII.
Foi há 19 anos (1986), um DM: Mário Soares (aliás, Mário Alberto Nobre Lopes Soares) é investido no cargo de presidente da República — 1.o mandato. Sucede ao general Ramalho Eanes. O papa era, então, João Paulo II (264º).
Foi há 11 anos (1994), uma QA: o Ballet Gulbenkian interpreta Amaramália, espectáculo da autoria de V. Wellenkamp inserido nas festas de Lisboa 94 — Capital Europeia de Cultura. Mário Soares era o PR. Pontificava João Paulo II.
Foi há 9 anos (1996), um SB: o Dr Jorge Sampaio toma posse como Presidente da República (1º mandato). Foi seu antecessor o Dr Mário Soares. Decorria o longo pontificado de João Paulo II.
Sem comentários:
Enviar um comentário