sábado, fevereiro 19, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO

Foi há 532 anos (1473), numa SX : nasceu o astrónomo polaco Nicolau Copérnico. Em Portugal reinava D. Afonso V (12º); e o pontífice romano era Sisto IV (212º).

Foi há 195 anos (1810), uma SG: tratados de aliança e comércio de Portugal com a Inglaterra. Decorria a regência de D. João (VI); e no Vaticano pontificava Pio VII (251º).
"Mais uma vez a dinastia vendia o reino, como Esaú a primogenitura; mais uma vez, depois de tantas, o Bragança, para conservar o trono, sacrificava o país. (...) A consequência destes tratados era de ver, e desde logo se viu. O comércio, a indústria portuguesa ficaram de todo arruinados. (...)
Arruinada no fim do XVI século, e perdida a independência, a nação arrasta uma vida pedinte e miserável no XVII século, à mercê da Europa e das suas intrigas de equilíbrio. No século XVIII o rendimento do Brasil vem dar riqueza a um país desolado e despovoado; e agora, de facto perdida outra vez a independência - se alguma houve realmente a não ser durante o reinado do marquês de Pombal - perdia-se com ela o tesouro português. No fim do XVI século, era o desabar do império ultramarino que fazia cair por terra a nação. A dinastia de Avis soube acabar heroicamente. O D. Sebastião de agora, o D. Sebastião dos Braganças, sabia fugir em vez de morrer; sabia apenas sacrificar tudo para se salvar a si, como fizera o avô, D. João IV. Por tudo isto, o último homem dos de Avis deixou no coração do povo um rasto de luminosa saudade, e o último homem dos Braganças deixou apenas aquele enjoo que provoca o vómito..." (Oliveira Martins, História de Portugal, excertos de pp 525 a 527).

Foi há 54 anos (1951), uma SG: morreu o escritor francês André Gide. O papa, então, era Pio XII (260º).

Foi há 46 anos (1959), numa QI: foi garantida a independência do Chipre em acordo assinado pela Grã-Bretanha, Grécia e Turquia. O papa, então, era João XXIII (261º da sucessão)

Foi há 23 anos (1982), numa SX: encerramento, em Salamanca, com uma conferência de Joel Serrão, da exposição VIDA E OBRA DE FERNANDO PESSOA, que percorreu várias cidades espanholas. O nosso PR era o general Ramalho Eanes; e pontificava o Papa João Paulo II (264º)

Foi há 19 anos (1986), numa QA: lançamento da estação espacial russa “Mir”.

Foi há 17 anos (1988), numa SX : Vítor Constâncio foi reeleito secretário-geral do PS – decorria o VII Congresso do partido. O PR em Portugal era Mário Soares; e pontificava o Papa João Paulo II (264º)

Foi há 13 anos (1992), uma QA: o Papa João Paulo II desloca-se pela oitava vez ao continente africano, visitando o Senegal, a Gambia e a Guiné.

Foi há 8 anos (1997), numa QA: morreu Rómulo de Carvalho, professor de Liceu, investigador e poeta, que adoptou o pseudónimo de António Gedeão. Era PR em Portugal Jorge Sampaio; e era papa, então, João Paulo II (264º).

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup