segunda-feira, fevereiro 28, 2005

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA


Foi há 472 (1533), uma SX: nasceu o filósofo e escritor francês
Montaigne (Michel de Montaigne). De todos os pensadores do Renascimento, era o mais próximo da mentalidade moderna. Da sua obra destacam-se os Ensaios. O pensamento filosófico de Montaigne influenciou, de entre os mais destacados, Jean-Jacques Rousseau, Descartes, Pascal, Francis Bacon, Nietzsche e André Gide. Em Portugal decorria o reinado de D. João III (15º da sucessão) e em Roma pontificava Clemente VII (219º da sucessão).

Foi há 136 anos (1869), um DM: morreu, em Paris, o poeta francês Alphonse de Lamartine, nascido em 1790. Foi uma das maiores figuras do lirismo francês, referido por Vítor Hugo como um clássico entre os românticos. Verdadeira revolução literária, foi a forma como se referiu a publicação da sua antologia Méditations Poétiques (1820). Lança-se na política e torna-se membro do Governo provisório da República (1848). Na expressão de Vítor Hugo, converte-se no “homem luminoso de uma revolução sombria”. Apesar de ter sido um dos mais destacados oradores políticos do seu tempo, falha na política, que abandona. Para enfrentar desesperantes dificuldades financeiras escreve romances sociais a metro. Foi uma pensão de Napoleão III que lhe permitiu morrer numa pobreza honrada. Em Portugal reinava, nesse ano, D. Luís (32º). No Vaticano pontificava Pio IX (255º).

Foi há 64 anos (1941), uma SX: morreu Afonso XIII, rei de Espanha, nascido em 1886. Em 1931 assiste ao derrube da monarquia e abandona a Espanha. Designa seu sucessor um dos seus seis filhos, D. Juan de Bourbon, pai do actual rei de Espanha, D. Juan Carlos. Era PR, em Portugal, o general Carmona. Pontificava Pio XII (260º).

Foi há 29 anos (1976), num SB: morreu, em Porto Alegre, Brasil, o escritor Érico Veríssimo, escritor de sentido universalista, de cuja obra se destacam Clarissa, o seu primeiro romance (1933), Olhai os Lírios do Campo (1938) e a trilogia O Tempo e o Vento: O Continente (1949), O Retrato (1951) e O Arquipélago (1962). Em Portugal decorria o mandato presidencial do general Costa Gomes. Aos destinos da Igreja Católica presidia o papa Paulo VI (262º).

Foi há 19 anos (1986), uma SX: em Estocolmo, Olof Palme (Sven Olof Joachim Palme), primeiro-ministro sueco, é assassinado em pleno centro da capital sueca. Nascera em 30 JAN 1927 na cidade onde morreu. Era o líder carismático do Partido Operário Social-Democrata Sueco. Foi primeiro-ministro desde 14 OUT 1969. Foi um dos vice-presidentes da Internacional Socialista. Em Portugal decorria o mandato presidencial de Mário Soares (seu amigo pessoal). Em Roma pontificava João Paulo II (264º).

Foi há 14 anos (1991), uma QI: terminou a guerra do Golfo, após a libertação do Kuwait e da retirada das tropas iraquianas. Era presidente norte-americano, George Bush (pai). Em Portugal decorria o mandato presidencial de Mário Soares. Pontífice romano era o papa João Paulo II (264º).

Foi há 11 anos (1994), uma SG: a NATO participa, pela primeira vez, numa operação de guerra desde a sua fundação, a fim de abater quatro aviões sérvios que bombardeiam uma zona da Bósnia declarada zona de exclusão aérea pelas Nações Unidas. Em Portugal continuava a decorrer o mandato de Mário Soares. Em Roma prosseguia o pontificado de Paulo VI.

Foi há 7 anos (1998), um SB: Portugal é declarado um dos doze países fundadores do euro, a partir de 1 de Janeiro de 1999. A EU/União Europeia era constituída, então, e desde 1995, por 15 países (Alemanha, Áustria, Dinamarca, Bélgica, Espanha, Finelândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e Suécia). Doze deles (todos, à excepção da Dinamarca, Reino Unido e Suécia) passaram a constituir a UEM/União Económica Monetária, a chamada Zona Euro. Decorria o mandato presidencial de Jorge Sampaio. E prosseguia o pontificado de Paulo VI.


Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup