segunda-feira, junho 16, 2008

PRESIDENCIAIS NOS EUA - 11

Flórida






O Fernando (chamemos-lhe assim, mais informalmente) mostra-nos hoje mais um “cheirinho” do que são os bastidores dos bastidores de uma campanha...

Um dia de campanha para angariação de novos eleitores, em St. Petersburg, no distrito (condado) de Pinellas, Flórida, não muito longe da cidade de Tampa onde vive o Fernando, no mesmo distrito e Estado.

Já agora remeto para um breve apontamento acerca desta pequena cidade, na
Wikipédia.

Assim localizados, passemos à primeira das duas crónicas mandadas ontem pelo nosso repórter







uma imagem do Fresh Market da Central Avenue da velha St. Petersburg


Obama News
- 20080614 -
porque hoje foi sábado...



Caros amigos,
(recordando Vinicius de Morais)
Porque hoje foi sábado, foi tempo de sair de casa e chegar ao sítio combinado, na hora certa (9 da manhã): o Fresh Market da Central Avenue da velha St. Petersburg.
Porque hoje foi sábado, foi tempo de encontrar outros doze como eu, com camisolas a condizer, garrafas de água para lutar contra o sol e o calor.
Porque hoje foi sábado, foi tempo de partilharmos pranchetas, boletins de registo de eleitores, canetas esferográficas pretas.
Porque hoje foi sábado, foi tempo de perguntarmos às pessoas se estavam registadas, se queriam votar nas próximas presidenciais.
Porque hoje foi sábado, foi tempo de ouvir todo o tipo de respostas e não-respostas, a maioria esmagadora afável, a maioria de apoio (Yes! I'm for Obama!).
Porque hoje foi sábado, foi tempo de conseguir mais um recenseado.
Porque hoje foi sábado, foi tempo de nos despedirmos, às duas da tarde, cinco horas depois da chegada, e prometermos mais sábados como este.
...

O grupo, dirigido por uma das organizadoras da candidatura de Obama, era constituído por 12 pessoas, 8 mulheres e 4 homens, das mais diversas idades mas, por sinal, todos brancos... Sublinho: o grupo foi dirigido por uma mulher e tinha o dobro de mulheres...
Refiro isto para vos ajudar a compreender como é falsa a ideia de os eleitores de Hillary, principalmente as mulheres, não votarem em Obama.
Outro dado que ajuda a reflectir é o seguinte. Votaram, nas Primárias do Partido Democrático, cerca de 35 milhões de pessoas, partilhadas por ambas as candidaturas. Destas, 20 milhões de mulheres e 15 milhões de homens. Se Hillary e Obama tiveram praticamente o mesmo número de votos e se ambos tiveram praticamente o mesmo número de votos de homens, como se explica que ela tenha tido mais votos de mulheres?
A resposta é simples: ambos tiveram mais votos de mulheres do que de homens.
...
O Fresh Market é um daqueles pequenos mercados tradicionais em que se compram bugigangas, fruta e legumes frescos, se comem uns assados e se bebem uns copos.
Organiza-se, aos fins de semana, ao longo de um passeio da Central Avenue de St. Petersburgo.
É frequentado por gente não muito abastada e pobre que vive perto e por pessoas que, vindo de mais longe, procuram o exotismo de panos coloridos, de colares e brincos mais ou menos baratos, de batidos com sabores a frutas tropicais, de vestidos de algodão da Índia, de velas de várias cores e feitios, de cachorros quentes, de petiscos vários que espalham no ar os cheiros característicos das churrascadas, de incensos vários e diversos trabalhos de artistas locais.
No meio de tudo isto, uma das bancadas expunha antigos fatos de guerras falecidas, medalhas com a cruz nazi ou com os símbolos das SS, recordações de certos passados, um busto de Hitler, punhais de vários feitios e diversas histórias, notas do tempo da 2ª Guerra... e, no meio de tudo isto, uma placa de carro a dizer DDR, República Democrática Alemã!
Noutra bancada um cartaz, por entre joias, anunciava: Do not made in China!
...
Todo este trabalho e apenas mais um eleitor! Lá está o lírico do fernandinho, com os seus entusiasmos infantis, a inventar batalhas inesquecíveis!... Dirão alguns dos leitores...
Mas a novidade é que, num mês deste tipo de acções, se conseguiram mais de mil novos eleitores em Pinellas County (o County em que vivo e de que faz parte a cidade de Seminole, onde resido, a de St. Petersburg e outras)!
A novidade é que, pela primeira vez, em Pinellas County, há mais eleitores inscritos no Partido Democrático do que no Partido Republicano!
A novidade é que este trabalho vai continuar até ao último dia em que for possível realizá-lo: um mês antes das eleições de 4 de Novembro!
A novidade é que conservadores, racistas, machões do Partido Republicano e outros que tais, ou estão em pânico, ou à beira de um ataque de nervos, ou já começando a sentir-se resignados perante a avalanche da história!
A novidade é que não pára de crescer o número de voluntários que se propõem ajudar a arranjar mais voluntários e a conseguir mais eleitores! Hoje inscreveram-se mais 3 voluntários para trabalhar connosco...
...
Somos a única presença política nas ruas destas cidades. Não se encontra mais ninguém. Os outros estão em casa a ver televisão ou na praia a tostar ao sol.
Nós vamos ouvindo uma ou outra coisa desagradável, curiosamente cada vez menos, mas, em compensação, são muitos os que nos oferecem um sorriso, nos dizem estar connosco, nos dão sugestões de locais para desenvolver a campanha, nos pedem um pin, um autocolante ou um folheto, conversam connosco.
"O que me preocupa", dizia-me a vendedora de um dos stands, "é esta crise... que faz com que as pessoas não tenham dinheiro para me comprar qualquer coisa... é que se eu não vender não tenho dinheiro para comer..."
...
Um grande abraço para todos,
Boa noite e boa sorte,
fernando

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup