domingo, março 19, 2006

BREVES


Público, DM 12MAR06, em peça de António Marujo:

«Prioridade ao emprego é "um erro profundíssimo"

O economista Daniel Bessa defendeu a educação em vez do emprego como uma prioridade para Portugal, na Semana Social católica em Braga

O emprego não é o maior problema de Portugal e seria "um erro profundíssimo se o transformássemos na prioridade das prioridades da acção política governativa". (…)

A afirmação do economista provocou ontem um momento de polémica na Semana Social, com alguns dos participantes a questioná-lo no debate que se seguiu. Em resposta a essas intervenções, Daniel Bessa afirmou que as prioridades devem ser a educação, o estímulo ao investimento estrangeiro e à criação de empresas.»

Não é a minha especialidade – desenvencilho-me, como o fazem todos os dias os políticos, quando não sabem ou não podem argumentar. (Quando, na expressão popular, ficam “sem tabaco”)

No meu caso é mesmo ignorância. Não uma iliteracia absoluta, mas insuficiência de conhecimentos.

Quanto me é dado perceber, a minha impressão é mesmo essa: o problema básico, fundamental, primeiro da nossa luso-sociedade reside na educação.

No seu sentido mais restrito, talvez mais imediato, em termos de programa de actuação governamental.

Mas temos de ir mais longe, mais ao âmago do problema. E estamos à espera de quem atine com o caminho.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup