sexta-feira, fevereiro 17, 2006

O ENTARDECER


Um cara brasileiro, há dias, num mail dizia-me: … (não sei quê), “meu bom velhinho”…

Claro que lhe retribuí com a ternura que se impunha.

E fiquei a pensar… (matuto muito): “velhinho”… Claro! Chegou a minha vez. (Para alguns não chega. Ou porque simplesmente partem, ou porque desistem…).

E depois?

O que dá alguma beleza ao ano é a existência das quatro estações.

E já viram bem a monotonia que não era se o dia fosse todo só manhã ou só o seu curso diurno ou só entardecer ou só noite?

Falo de dias de Sol. Nada de dias tempestuosos. Vamos esquecer o feio da questão. E o que não tem ponta de poesia.

O dia que decorre solharengo, tem momentos bons, assim-assim, outros que nem por isso. A beleza toda está na aurora e no entardecer.

Não sei bem qual delas a mais bela.

O amanhecer é uma promessa. Mas o entardecer é uma recompensa.

A questão estará em saber apreciar o entardecer. Vivê-lo na luxúria que o envolve (depende do local, da perspectiva, da disposição…).

Mas é de uma grande magia.

Depois… Porque é que o Ocaso há-de ser um momento triste?

Então não pode acontecer que quando o Sol imerge, lá no horizonte, a gente feche os olhos de mansinho e adormeça, tranquilo, sossegado, sem dar por isso?

Tudo está em como se encara a vida. Para mim tenho como seguro: sem arte e sem poesia é um pesadelo.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup