terça-feira, fevereiro 14, 2006

E VIVA A TRANSPARÊNCIA


Hoje, enquanto esperava, na papelaria, a minha vez para comprar o jornal, dei com os olhos numa dessas revistas, que enchem o balcão, fundamentais para o nossso “crescimento” interior e conhecimento, mas que me esqueço sempre de comprar. Aliás, nem tentaria: o saber e a cultura sairiam-me bem caros. Tantas elas são. E que prosperam.

Prefiro ser ignorante. É o meu destino. Pronto.

Bom, mas dizia eu, dei de caras com uma delas e leio:

«Alexandra Lencastre: “nunca vou para a cama no primeiro encontro!”»

Que coragem! Que ousadia!

Não, nem é só no aspecto em que estão a pensar – no do exemplo a ter em conta e a ponderar…

Não apenas esse. Também no da louvável transparência que tanta falta nos faz.

Isto é o que se pode chamar uma estupenda e invejável caixa. Um assombro.

É que tem razão a Alexandra Lencastre. Ele há gente para tudo. Sempre houve gente incapaz de compreender os artistas. Toda a vida. Todo o sempre.

Depois, ainda por cima, influenciados por títulos como “na cama com…”.

Triste sina a de tantos deles!

E então, não fosse dar-se o caso de alguém pensar que a Alexandrinha era uma desaustinada, uma acelerada dessas de descontrolada fogosidade, enfim, uma qualquer insensata… Pranta-se o preto no branco e acabou. Tudo esclarecido.

Ninguém tem nada com isso: se é com qualquer “encontrante”, se é à primeira, à primeira e meia ou à segunda que ela vai com ele para a cama… Isso é matéria da sua real gana, e ninguém tem nada a ver com o assunto. Essa agora!

Toda a razão.

E mais: acho que todas as figuras públicas e colunáveis lhe deviam seguir o exemplo na coragem de se expor.

Já viram bem?

Imaginem que Alberto João Jardim era ainda mais explícito (os mal intencionados do costume dizem bronco – não há pachorra para estes maledicentes profissionais) do que é e confessava: “no meu reino, quem for do contra é declarado xoné”.

E então, quem se surpreenderia que ele mandasse passar um atestado de insanidade mental a um opositor para correr com ele (como aconteceu) do Parlamento Regional?

Já viram a vantagem?

Mais um exemplo: se o major declarasse urbi et orbe que só consegue viver de expedientes (para nos não assaltarem certas dúvidas, aqui e além), e que só com marotices (lá está: algumas teimam em chamar-lhe vigarices! Não há mesmo paciência!) consegue sobreviver neste “paraíso” à beira do pântano plantado, quem se surprenderia ou se preocuparia com a cor do apito?

E já agora um último exemplo: Se o Castelo Branco, além de com trejeitos iniludíveis, respondesse à turba multa dos jornalistas: “ninguém tem nada a ver com o que faço e levo, nem quando, nem onde”…

Não ficávamos todos entendidos?

É assim mesmo. E mais nada.

Abençoada Alexandra: além de boa (nada de interpretações de frustrados incorrigíveis) actriz, é um exemplo de transparência.

Salve!

1 comentário:

Anónimo disse...

Deixe lá essas angústias! Vamos ter agora a viagem da irmã Lúcia com emisão especial na TVI que nos faze esquecer o mundo louco em que vivemos e que traz um pouco de sensatez a este país que dela tanto precisa

free web counters
New Jersey Dialup