terça-feira, janeiro 03, 2006

OS PRIMEIROS SÃO OS ÚLTIMOS


“O Presidente da República é e tem de ser um político, e um político experiente. Se os portugueses estão convencidos que a única razão que move Soares é a do seu egoísmo e da sua vaidade, e não um interesse nacional (como Alegre quer demonstrar sem conseguir), então merecem Cavaco Silva e a sua vacuidade política e presidencial. Então não perceberam nada do país que temos e somos, e elegerão o seu manequim. Cavaco é um homem de direita com uma visão de direita, incapaz de gerir um dificílima situação internacional e sem nenhum reconhecimento e conhecimento de política nacional, e, mais cedo ou mais tarde, Sócrates e o seu Governo e os portugueses em geral irão dar por isso. Se o elegerem, é porque o merecem”, escreceu, recentemente, no DD, Clara Ferreira Alves.

A primeira parte da sua inicial asserção é de difícil contestação. Quanto à respectiva segunda parte (político experiente), já pode ser objecto de considerações várias, de opiniões algo divergentes quanto ao peso específico que a articulista lhe quer emprestar. Mas é claro que, noutra dimensão, é verdade que tem de ser um político experiente. E, então, de acordo.

Expurgado do resto (propendo, de há muito, e cada vez mais, a ver como uma realidade as hipóteses que colocou acerca de Soares, e não concordo com a conclusão que tira no parêntesis acerca de Alegre), o retrato de Cavaco é feito com a mestria de um bom fotógrafo político. Sem retoques. Na mouche.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup