segunda-feira, julho 02, 2012

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA - I




DECORRE O 12º ANO DO 3º MILÉNIO
ESTAMOS NA SEGUNDA-FEIRA DIA 02 DE JULHO DE 2012 (MMXII) DO CALENDÁRIO GREGORIANO

Que corresponde ao
Ano de 2765 Ab Urbe Condita (da fundação de Roma)
Ano 4708-4709 do calendário chinês
Ano 5772-5773 do calendário hebraico
Ano 1433-1434 da Hégira (calendário islâmico)
Ano 1461 do calendário arménio
Ano 1390-1391 do calendário Persa
e relativamente aos calendários hindus:
- Ano 2067-2068 do calendário Vikram Samvat
- Ano 1934-1935 do calendário Shaka Samvat
- Ano 5113-5114 do calendário Kali Yuga

Mais:
DE ACORDO COM A TRADIÇÃO, COM O CALENDÁRIO DA ONU OU COM A AGENDA DA UNESCO:
De 2003 a 2012 - Década da Alfabetização: Educação para Todos.
de 2005 a 2014 - Década das Nações Unidas para a Educação do Desenvolvimento Sustentável.
de 2005 a 2015 - Década Internacional "Água para a Vida".

Por outro lado
2012 é o
ANO EUROPEU DO ENVELHECIMENTO ACTIVO E DA SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES
ANO INTERNACIONAL DA ENERGIA SUSTENTÁVEL PARA TODOS
ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR
ANO INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS

Hoje é o
DIA DA POLICIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
DIA MUNDIAL DA COOPERAÇÃO

“A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos”
- escrevia Victor Hugo a Eduardo Coelho

Victor Hugo em 1875 por Comte Stanisław

Foi na TR 02.07.1867, há 145 anos: o grande escritor francês, Victor Hugo, envia uma carta de felicitação a Eduardo Coelho, acerca da abolição da pena de morte em Portugal, posteriormente publicada, a 10 de Julho do mesmo ano, no jornal Diário de Notícias de que Eduardo Coelho era director.

O evento e as suas circunstâncias ocorreram quando:
- Em França, no topo da hierarquia do Estado estava Napoleão III, Presidente na recente Segunda República Francesa e a partir de 1852 Imperador, por plebiscito popular, desse ano, até que em 1870 foi deposto pela Assembleia Nacional que proclamou a Terceira República. Napoleão III era da Casa de Bonaparte, restaurada. Era sobrinho de Napoleão Bonaparte, filho de Luís Bonaparte, irmão do primeiro. Estava então vago o cargo correspondente ao de primeiro-ministro.
- Estabelecida a Monarquia Constitucional, em 1834, reinava em Portugal D. Luís (32º) e era Presidente do Conselho de Ministros, pela 3ª vez, Joaquim António de Aguiar num governo de coligação dos partidos dos Regeneradores e dos Históricos (que ficou conhecido como "Governo da Fusão").
- Rainha de Espanha (unificada) era Isabel II, da Casa Real dos Bourbon, cujo cognome era A Chata (!), que foi destituída pela Revolução de 1868.
- No Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda estava no trono a rainha Vitória (61ª monarca), da Casa de Hanôver, trisavó da actual rainha, Isabel II (66ª) da Casa de Windsor, e era primeiro-ministro (no seu 3º mandato) o Conservador Conde de Derby.
- Andrew Johnson era o 17º Presidente dos Estados Unidos; como era o Vice-Presidente do segundo mandato de Abraham Lincoln (16º), terminou esse mandato, a partir do assassinato de Lincoln, em Abril de 1865. Lincoln e Johnson, embora o primeiro do Partido Republicano e o segundo do Partido Democrata, concorreram pelo Partido de União Nacional. Este último foi um Partido de curta existência, entre 1864 e 1868, uma aliança entre membros do Partido Republicano e do Partido Democrata, aquando da Guerra Civil americana ou Guerra da Secessão (1861 a 1865).  
- Czar Imperador da Rússia era Alexandre II, da Dinastia Romanov.
- Guilherme I, da Casa dos Hohenzollern, era o rei da Prússia; tornou-se o poder dominante na Confederação da Alemanha do Norte e depois viria a ser, simultaneamente, Imperador da Alemanha. Assim, Guilherme I, desde a véspera da data que hoje comemoramos, ou seja, desde 01.07.1867, cumulava com o trono da Prússia a presidência da Confederação da Alemanha do Norte. Otto von Bismarck, chanceler do Reino da Prússia, concebeu uma estratégia para unificar a Alemanha sob o controle prussiano. Mas o chanceler foi forçado a abdicar em 1890 pelo neto de Guilherme I, Guilherme II, que foi o último imperador alemão (Kaiser) e o último Rei da Prússia, detendo os títulos entre 1888 e 1918, quando terminou a I Grande Guerra.
- Rei da Grécia (2º) era Jorge I, da Casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg e Presidente do Executivo era Aléxandros Kumundúros.
- Rei da Bélgica era Leopoldo II, da Dinastia Saxe-Coburgo-Gota, e primeiro-ministro era Charles Rogier.
- Pontificava Pio IX (255º). Entre os mais importantes actos de Pio IX destaco: a sua atitude contra o liberalismo que se manifestou em Dezembro de 1864 na encíclica Quanta Cura e no Syllabus completens praecipuos nostrae aetatis errores *. Pio IX queria levar para a Igreja o controlo de toda a cultura e da ciência, de todo o sistema de educação; negava a liberdade de fé, de consciência e de culto aos outros credos; eliminava toda a ideia de tolerância. Reclamava a completa independência da Igreja em relação a qualquer fiscalização do Estado; sustentava a necessidade da continuação do poder temporal da Santa Sé, e declarava, por fim, que o pontífice não podia nem devia reconciliar-se com o progresso, o liberalismo e a civilização moderna. O aparecimento deste syllabus causou profunda impressão, pois que declarava guerra à sociedade moderna e ligava o papado aos princípios do ultramontanismo. Pode dizer-se que o pontificado de Pio IX culminou em 18.07.1870 no concílio do Vaticano, em que foi proclamada a infalibilidade do papa e a universalidade do seu episcopado, elevando-se assim a um ponto que nenhum dos seus predecessores atingira.""Na ordem espiritual estabeleceu a infalibilidade do papa quando fala "ex catedra". No domínio temporal viu Roma tornar-se capital da Itália e o Estado Pontifício confinar-se ao Vaticano e às basílicas de S João de Latrão, Sta Maria Maior e S Paulo Fora de Muros". O partido dos "velhos católicos", entre nós (onde se incluía o nosso Herculano), não admitia os dogmas da infalibilidade e da Imaculada Conceição. Foi um longo - difícil e polémico – pontificado de quase 32 anos.

* Syllabus - palavra latina pela qual se designa a lista oficial dos erros modernos condenados por Pio IX. O título explica-lhe o conteúdo e as fontes: "Colecção (Syllabus) em que se contêm os principais erros do nosso tempo, que estão notados nas alocuções consistoriais, nas encíclicas e noutras cartas apostólicas do Nosso Santíssimo Padre o papa Pio IX" – assim reza, em síntese, o artigo respectivo da [GEPB]



O ano de 1867 foi aquele em que, designadamente:
- Se iniciou a construção do edifício dos Paços do Concelho de Lisboa (1867/75) com projecto de Domingos Parente e com colaboração, entre outros, do Eng. Ressano Garcia, do arquitecto José Luís Monteiro e dos pintores Columbano e Malhoa.
Foi, ainda, o ano em que
- “Na Alemanha, foi fundado Partido Nacional Liberal, que apoiou o esforço de Bismarck no sentido da unificação alemã e que foi o maior partido do Reichstag até 1879” (…). “Os nacionais-liberais que tinham apoiado a Kulturkampf, opuseram-se às medidas proteccionistas instauradas a partir de 1879.”
- Se fez a reforma eleitoral na Inglaterra, com base no segundo Reform act promovido por Disraelli e que visava a extensão do direito de voto e redistribuição de lugares no parlamento. Os conservadores, inspirados por Disraelli lançam a chamada tory democracy e em contraposição os conservadores assumem-se como the national party ... the really democratic party of England. [Maltez]: Página profissional do prof José Adelino Maltez ( http://maltez.info).
- Foi descoberta a Dinamite, por Alfred Nobel, futuro patrono do famoso prémio Nobel, distinguindo as letras e as ciências. O Prémio Nobel conservava em 2009 o montante pecuniário oficial em todas as disciplinas, da Física à Literatura: 10 milhões de coroas suecas, cerca de um milhão de euros.
- Eça de Queirós, em Évora, dirige o jornal oposicionista O Distrito de Évora (de JAN a AGO), opondo-se radicalmente ao espírito de fusão (Cfr Governo de Fusão).
- Oliveira Martins: publicou Febo Moniz; Júlio Dinis deu à estampa As Pupilas do Senhor Reitor;
- Guilherme de Azevedo escreveu Aparições.
- Nascem António Nobre, Camilo Pessanha, e David de Melo Lopes.
-Os EU compram o Alasca ao Império Russo, por 7,2 milhões de dólares.
- Pasteur estuda a fermentação do vinho.
- Richard Wagner: compôs Os Mestres Cantores de Nuremberga.
- 29JAN Proposta de reforma administrativa apresentada na Câmara dos Deputados.
- Representação portuguesa na Exposição Internacional de Paris
- 24FEV Eleições suplementares. Vitória da oposição, com destaque para a eleição de António José de Ávila. O Duque de Ávila, foi um político conservador do tempo da Monarquia Constitucional em Portugal que foi ministro das Finanças e, por três vezes, Presidente do Conselho de Ministros (1868, 1870-1871 e 1877-1878).
- na mesma data, D. Caetano de Noronha, opõe-se à fusão. Nas eleições constitui um grupo oposicionista dito liberal-progressista.
- 28FEV Apresentada a proposta do governo (Barjona de Freitas) sobre a reforma prisional e penal, que inclui a abolição da pena de morte
- 12MAR Nasceu Raul Brandão, militar, jornalista e escritor português (m. 1930)
- 23MAR Nasceu Norton de Matos, general e político português. (m. 1955)
- 09MAI Morreu Jacques-Joseph Champollion, arqueólogo e célebre egiptólogo francês a quem se deve a decifração dos hieróglifos egípcios. (n. 1778)
- 08JUN Nasceu Frank Lloyd Wright, celebrado arquitecto norte-americano (m. 1959)
- 28JUN: conclusão do Monumento a Camões, Lisboa (1860/67) do escultor Vítor Bastos.
- Na mesma data, pelo compromisso Ausgleich, estabeleceu-se uma união pessoal entre o Império da Áustria e o Reino da Hungria, criando um dualismo dentro de uma unidade política que dava, então, os primeiros passos rumo à desagregação. [Maltez]
A monarquia danubiana pretendia passar por multinacional, dado fazer uma distinção entre as nacionalidades e o Estado. Mas se na constituição de 1849 se apontava para um modelo quase federal, a opção pelo dualismo, em 1867, lançou aquele germe da destruição da unidade imperial.
O posterior republicanismo chegou a reivindicar, também, a construção dos Estados Unidos da Europa, invocando, igualmente, o pacifismo e a liberdade.
“A organização, marcada pelas ideias de Mazzini, girava em torno dos chamados Congressos da Paz e da Liberdade que tiveram reuniões em Génova (1867), em Berna (1868) e em Lausanne (1869), mobilizando personalidades como Garibaldi e Victor Hugo”. [Maltez: ISCSP]
- Julho: As modernas sociedades cooperativas nascem quando decorre a primeira fase da Revolução Industrial.
- 01JUL: abolida a pena de morte em Portugal.
- Entra em vigor o novo Código Civil Português, contendo a legislação sobre o casamento civil. O Visconde de Seabra, entre 1850 e 1865, foi um dos principais autores do projecto do primeiro Código Civil português, em que, curiosamente, teve intervenção Alexandre Herculano, código que entrou em vigor a 1 de Julho de 1867, permanecendo vigente, apesar das profundas alterações sociais ocorridas, até 1967. Este Código Civil é frequentemente designado por Código Seabra, dada a importância da contribuição do visconde de Seabra para a sua criação. O actual, aprovado a 25 de Novembro de 1966, entrou em vigor a 1 de Junho de 1967.
- Na mesma data foi fundada a Confederação da Alemanha do Norte. Para a unificação alemã ser um facto faltava a adesão dos Estados alemães do sul onde a França exercia grande influência.
- 16AGO: nasce o poeta António Nobre.
- Setembro: reuniu em Génova o Congresso da Paz e da Liberdade (dos liberais pacifistas) sob a presidência de Garibaldi, com a participação de John Bright e John Stuart Mill, donde vai surgir a Liga Internacional da Paz e da Liberdade que tinha como divisa si vis pacem, para libertatem (se queres a paz, prepara a liberdade). Congresso que se insurgiu contra as manobras de Bismarck, que, nesse ano, havia invadido o Luxemburgo. Desse congresso sai o boletim Les états Unis de l’Europe, dirigido por Charles Lemmonier. O Congresso, desejoso de fundar a paz, a democracia e a liberdade, decide: Que seja fundada uma liga da paz e da liberdade, verdadeira fundação cosmopolita; Que seja dever para cada membro desta liga o esclarecimento da opinião pública acerca da verdadeira natureza dos governos, executores da vontade geral, e acerca dos meios de extinguir a ignorância e os prejuízos que hoje alimentam as diferentes guerras; Que se envidem todos os esforços possíveis a fim de se operar a substituição dos exércitos permanentes pelas milícias nacionais; Que se ponha em plena evidência a situação das classes laboriosas e deserdadas, a fim de que o bem-estar individual e geral venha a consolidar a liberdade política dos cidadãos; Além disto instituirá o congresso ainda um centro permanente, cujo órgão será um jornal franco-alemão, debaixo do seguinte título: Os Estados Unidos da Europa.
É em 1867, a partir deste movimento, que emerge o jornal Les états Unis de l'Europe que vem a ser dirigido por Charles Lemmonier. Em 1867, apenas são publicados dois números de divulgação, em Novembro e Dezembro de 1867 (…) [Maltez: ISCSP]
- 14SET: Publicação, na cidade de Hamburgo, do primeiro volume da principal obra do filósofo alemão Karl Marx, O Capital: Crítica da Economia Política. Este seria o único, do total de três da obra, que seria lançado ainda na vida de seu autor (1818/1883) (o volume II sairia em 1885 e o III em 1894)
- 21SET: Nasceu Mendes dos Remédios, professor universitário, político e escritor português que, entre outras funções, foi reitor da Universidade de Coimbra e Ministro da Instrução Pública. (m. 1932)
- 07NOV: Nasceu Marie Curie, cientista polaca e francesa, famosa pelas suas descobertas no campo da radioactividade e pela descoberta dos elementos químicos rádio e polónio (m. 1934)
- 07DEZ: Regulamento sobre o imposto de consumo
- 31DEZ: Revolta da Janeirinha contra o imposto de consumo (de 31 de Dezembro de 1867 para 1 de Janeiro de 1868), no Porto.
Queda do ministério Aguiar-Fontes.
Regressa ao Governo o futuro duque de Ávila.


José Eduardo Coelho foi escritor e jornalista português que viveu no mundo que se acabou de descrever.
Em 29 Dezembro de 1864, com Tomás Quintino Antunes, fundou o periódico Diário de Notícias, do qual foi director até sua morte. È o jornal mais antigo de Lisboa.
O primeiro jornal português surge em 1641. No reinado de D. João IV. Tinha o extenso nome de "Gazeta, em que se relatam as novas todas, que ouve nesta corte, e que vieram de várias partes no mês de Novembro de 1641". É claro que todos o conheciam, simplesmente, por Gazeta. A 18 de Abril de 1835, sai a primeira edição do diário Açoriano Oriental, na Ilha de S. Miguel (Açores), sendo este o jornal mais antigo do país e o segundo mais antigo da Europa.
Num editorial publicado logo no primeiro número explicava que o objectivo do jornal era interessar a todas as classes, ser acessível a todas as bolsas e compreensível a todas as inteligências. Desde o seu lançamento que optou por não discutir política e sustentar polémicas. Foi o primeiro jornal de venda ambulante pelos ardinas, nas ruas, e ao fim de seis meses de publicação já tinha cerca de cem ardinas vendedores. Nas páginas do DN, designação pela qual também é conhecido, escreveram nomes conceituados como foi o caso de Eça de Queirós, seu amigo pessoal, que colaborou nos primeiros meses em que foi dado à estampa. O seu primeiro folhetim foi publicado em 1870 e versava sobre a inauguração do canal de Suez. Nesse mesmo ano o Diário de Notícias publicou o seu primeiro suplemento especial, dedicado à guerra franco-prussiana. A 26 de Fevereiro de 1895 (Dia de Entrudo), introduziu uma outra novidade ao fazer uma primeira página gráfica da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro alusiva ao Carnaval. No primeiro dia do ano 1900, já sob a direcção de Alfredo Cunha, o jornal iniciou uma nova fase, caracterizada pela colaboração assídua de artistas plásticos que comentavam figuras e acontecimentos da actualidade. Em 1907 Alfredo Cunha sentiu-se incomodado com a censura que lhe era imposta pela ditadura de João Franco e como forma de protesto resolveu retirar o seu nome do cabeçalho do jornal. Já a ditadura militar estava instalada, e a 7 de Fevereiro de 1927 o DN publicou um suplemento que apoiava o movimento para a restauração do regime democrático o que, como é óbvio, trouxe amargos de boca aos colaboradores e represálias ao periódico. Momento marcante da história do jornal aconteceu em 1930, em cujo mês Novembro publicou uma entrevista a Adolf Hitler, feita por António Ferro. A seguir à Revolução do 25 de Abril de 1974 o jornal foi nacionalizado e conheceu várias crises internas, mas em 1991 voltou a ser privatizado. Mário Bettencourt Resendes (1952-2010), que foi director do matutino durante os anos 90 até 2003, na altura do seu prematuro passamento, vitimado por um câncro, era provedor do leitor do "Diário de Notícias". Com Mário Bettencourt de Resendes na direcção, o periódico manteve o seu estatuto de jornal de referência a nível nacional. A aposta na imagem foi muito forte e da responsabilidade do publicitário brasileiro Edson Athayde, membro da administração. Ao longo da sua longa existência, o Diário de Notícias recebeu vários prémios e galardões, dos quais se destacam a medalha da cidade de Lisboa, atribuída por ocasião do centenário do diário, em 1964, e o Prémio Europa, em 1982, por ser o jornal que mais se distinguiu em matérias relativas à integração na Comunidade Económica Europeia. Já em finais do século XX, recebeu várias distinções pelo seu aspecto gráfico, fruto da remodelação apresentada em 1992. [INFO: DN]

“Este diário mantém a sua filosofia do passado: «não discutir política, nem sustentar polémica» (escritura social de 1874)”. [BU: DN]

… continua amanhã, TR 03.07.2012…
  




Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup