quarta-feira, março 28, 2007

... ACERCA DA “MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA”

CARTA ABERTA À MEIA DÚZIA DOS MEUS PACIENTES LEITORES

Recordo que esta coluna não é feita por um “historiador”...

Qual quê?!

É feita, por um amante da História, sim. Mas, apenas um “lembrador” de factos históricos. Coleccionador de documentos, testemunhos, depoimentos, estudos e outros argumentos. Que os “cozinha”, é certo, mas sem os alterar. Só os alinhava em apresentação (pobre, naturalmente) conexa e única. Por vezes citando-os, mesmo. Geralmente com referência às fontes, sobretudo as básicas. (Quando não referidas estas é porque a amálgama é muito maior e indefinida. Mas sempre sem as alterar).

Da imensa panóplia de acontecimentos que todos os dias se comemoram, escolho, apenas, uns poucos – dois ou três – que me dizem alguma coisa... A mim e a mais uns quantos... (E esses dois ou três já dão bem que fazer!)

(Certo que descurando a referência a outros bem importantes, como os aniversários da Xandinha Lencastre, do Quim Barreiros, do Zezé Camarinha [acho qu’é assim que se chama o indígena... O dito que me desculpe], da Lili do nosso coração, do Marco Paulo e do outro... Qualquer coisa Leal [Ai, esta cabeça p’ra nomes é uma desgraça!...] Esquecimentos imperdoáveis, mas esquecimentos... Vou ver se me trato e avivo a memória)

Acontece, obviamente, que não sendo um trabalho nem académico (s. s.) nem profissional, é objecto de (também pobres, claro) comentários. Pessoais, naturalmente (embora não privativos, regra geral).

(Ah!!!! E do Zé Castelo Branco... [Esse ainda mais imperdoável... Lembro-me, por vezes, do PP e do AJJ, mas do ZCB...]

Tenho mesmo de ver se me trato...)

Não é só a ausência de feedback a esta coluna que me leva a supor não ser apreciada...

(Eh! Desculpem: e do major...)

Suspeito que a sua apresentação (tamanho, inclusive; já para não falar de mais fundas razões relacionadas com o respectivo escrevinhador) dissuade eventuais leitores de nela entrarem...

Se é pelas tais “mais fundas razões”... Nada a fazer!...

Paciência!

E assim sendo... “Desculpem qualquer coisinha!”

Uma coisa é certa: compreendo que não queiram perder o vosso tempo.

Sincera, mas mesmo sinceramente!

Estão desculpados.

Vosso

escrevinhador

9 comentários:

aminhapele disse...

Caro escrevinhador:
Não páre com as Memórias!
Essa do major,parece-me que é com o Otelo,porque o outro "major",com o APITO DOURADO já deve estar em "general"...
Os seus comentários,com o humor sadio que reflectem,são gostosos de apreciar.
Um abraço.

Jorge P. Guedes disse...

Meu caro amigo, estas suas "Memórias" são livros para consulta(e bons livros!)
Sem elas , tenho que ir à estante e nem sempre encontro o que quero.

Lamenta-se da rubrica não ser apreciada, mas não concordo. Eu, pelo menos, leio o que me interessa mais e quando tenho tempo.
Nos blogues, já vários "veteranos" concluíram, e eu também, que tudo o que vá para além das 10 linhas é pouco lido.
Estamos, pois, os dois, a escrever demais.
Da minha parte, não me restam dúvidas a esse respeito. Mas, paciência, quem não lê...não lê!

Força! Um abraço.

Meg disse...

JLF
Pois a partir de agora vais ter cá uma que gosta de "conduto", "sustança"...
Vou ler melhor, pois foi uma surpresa.Mas logo volto!
Discordo do JPG, não estão a escrever demais, há é muita gente a escrever pouco, ou nada.
E já agora, que me dizes do "outdoor" que apareceu hoje?
Um abraço

Meg disse...

Por absoluta falta de talento para escrever, vou buscar textos que eu gostaria de ter escrito...
E agora vai um convite formal e descarado para uma visita ao meu retiro, precisa é de tempo... mas depois quero a sua opinião
Um abraço

bettips disse...

Lá se encontram as comadres ... é o Roberto, é o Roberto Leal! O que dança virginal (de branco) e salta como um saltão. É a cultura do "emigrante" ...não "le dam oitra"! Ele vem depois e faz a manson do nosso orgulho. Sim, que se não fossem eles, nem WCs havia lá para os interiores, quanto mais jacuzzis! Abç

jlf disse...

Passei por lá. Entrei. Gostei.
E deixei rasto (honi soi...).

bettips... Creio que só será preciso descodificar o bet... (que pode ser muita coisa).

Bet no Porto e Miguel em Lisboa?
Não, não estranho nada: no amor e na amizade não há distâncias...

Fique bem.
Continue com as suas "tips"...
(Tips? É muito modesta...)

Abraço
Jl

PS: não costumo responder aqui. Abro a excepção porque a “comadre” não deixou endereço de email...
Tenha lá paciência, mas mande-mo.
Pode ser?
Se não quiser mandar... Não nos zangamos

Ciao
jl

Isamar disse...

A Primavera tarda embora os campos já comecem a estar em flor.O frio do Inverno perdura. Desejo-te uma boa semana.Ah, gostei muito do espírito do blog.
Beijinhos

Isamar disse...

Passei de novo pelo teu canto. Gostei da visita. Tenho , entre outras normas, salvo raras excepções, a de não responder no blog. Vi que leste o post. E gostei que o tivesses feito. Somos mais ou menos da mesma geração. Mais década, menos década, afinal quem por aqui escreve, nasceu no mesmo século.
E já que gostas de História acrescento, se o não fiz já, que temos um ponto em comum. Esse pelo menos.Mas outros virão.
Um beijo

Tozé Franco disse...

Passei aqui pela primeira vez e gostei do que li, sobretudo do humor com que é escrito.
Um abraço e voltarei.

free web counters
New Jersey Dialup