quarta-feira, março 07, 2007

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA


Sumário:

- O “Doutor Angélico”

- Maria Isabel Aboim – UMA MULHER

- Ribeiro Sanches (tópico)

- A mulher: direito de voto e de exercício de profissão

.

Este é o espaço em que,

habitualmente,

faço algumas incursões pelo mundo da História.

Recordo factos, revejo acontecimentos,

visito ou revisito lugares,

encontro ou reencontro personalidades.

Datas que são de boa recordação, umas;

outras, de má memória.

Mas é de todos estes eventos e personagens que a História é feita.

Aqui,

as datas são o pretexto para este mergulho no passado.

Que, por vezes,

ajudam a melhor entender o presente

e a prevenir o futuro.

Respondendo a uma interrogação,

continuo a dar relevo ao papado.

Pela importância que sempre teve para o nosso mundo ocidental.

E não só, nos últimos séculos.

Os papas sempre foram,

para muitos, figuras de referência,

e para a generalidade, figuras de relevo;

por vezes, e em diversas épocas, de decisiva importância.

Alguns

(muitos)

não pelas melhores razões.

Mas foram.

.

.

O ano 2007 [MMVII] do calendário gregoriano corresponde ao:

. ano 1428/1429 dH do calendário islâmico (Hégira)

. ano 2760 Ab urbe condita (da fundação de Roma)

. ano 4703/4704 do calendário chinês

. ano 5767/5768 do calendário hebraico

DE ACORDO COM A TRADIÇÃO, COM O CALENDÁRIO DA ONU OU COM A AGENDA DA UNESCO:

2001/2010 - Década para Redução Gradual da Malária nos Países em Desenvolvimento, especialmente na África.

2001/2010 - Segunda Década Internacional para a Erradicação do Colonialismo.

2001/2010 - Década Internacional para a Cultura da Paz e não Violência para com as Crianças do Mundo.

2003/2012 - Década da Alfabetização: Educação para Todos.

2005/2014 - Década das Nações Unidas para a Educação do Desenvolvimento Sustentável.

2005/2015 - Década Internacional "Água para a Vida".

2007 Ano Internacional da Heliofísica

Dia Nacional da Nova Zelândia

.

foto WIKIPÉDIA

.

Foi nessa distante QA 07.03.1274, há 733 anos: morreu o filósofo e teólogo italiano, Tomás de Aquino, aos 49 anos, na Abadia de Fossanova, entre Nápoles e Roma, quando se dirigia para o Concílio de Lião, onde ia participar.

Rei de Nápoles era, então, Carlos I, da Casa de Anjou décimo filho de Luís VIII e de Branca de Castela, e irmão do rei São Luís, Luís IX.

Em Portugal prosseguia o reinado de D. Afonso III (5º).

Em Roma chegava ao fim o pontificado de Gregório X (184º)

.

Tommaso nasceu em 1225 na comuna de Aquino (na região do Lácio). Daí Tommaso d’ Aquino.

.

comuna –

cidade medieval que adquiria uma certa autonomia em relação ao sistema feudal,

com direitos próprios

reconhecidos pelo seu senhor

numa carta

.

Recordo o costume da época: nas universidades, os alunos (até porque eram poucos) eram conhecidos geralmente pelo primeiro nome e pelo da cidade, comuna, país ou região de onde eram naturais. Daí o Tomás de Aquino e o seu contemporâneo Pedro Hispano - este o nosso lisboeta Pedro Julião (1215-1277), o papa João XXI (187º).

E se eu falar em Íñigo López, quem vê nele Inácio de Loyola (porque natural de Loyola, em Castela), o primeiro dos jesuítas, fundador da Companhia, no séc XVI?

.

São Tomás de Aquino, da Ordem dos Pregadores (dominicano, portanto), foi um teólogo italiano e é considerado o mais distinto expoente da Escolástica.

.

“A Escolástica representa o último período do pensamento cristão, que vai do começo do século IX até o fim do século XVI, isto é, da constituição do sacro romano império bárbaro, ao fim da Idade Média, que se assinala geralmente com a descoberta da América (1492). Este período do pensamento cristão se designa com o nome de escolástica, porquanto era a filosofia ensinada nas escolas da época, pelos mestres, chamados, por isso, escolásticos. As matérias ensinadas nas escolas medievais eram representadas pelas chamadas artes liberais, divididas em trívio - gramática, retórica, dialética - e quadrívio - aritmética, geometria, astronomia, música. A escolástica surge, historicamente, do especial desenvolvimento da dialética.” (Do site brasileiro Mundo dos Filósofos)

.

Aristocrata de nascença (estava ligado pelo sangue à família imperial e às famílias reais de França, Sicília e Aragão), aos 19 anos abandonou a família para ingressar na Ordem fundada por São Domingos de Gusmão. Estudou filosofia em Nápoles e em Paris. E teologia, de novo, em Paris, depois em Colónia, onde (em ambas as universidades) foi aluno doutro dominicano, Alberto Magno. E foi ainda na Cidade das Luzes que foi mestre respeitado durante 16 anos, a partir dos seus 33 anos, de 1256 a 1272.

.

Imagine-se a abrangência da atividade científica de Santo Alberto Magno: trinta e oito volumes tratando de temas tão variados como: ciências naturais, filosofia, teologia, exegese, ascética.

.

A filosofia de Tomás de Aquino costuma designar-se como tomismo.

.

As duas grandes obras de S. Tomás são as duas "Summa" (exposições sistemáticas), onde ele sistematizou o conhecimento teológico e filosófico de sua época : a "Summa Theologica" (1265/1273), a "Summa Contra Gentiles" (iniciada no mesmo ano de 1265, mas que deixou incompleta, dada a sua prematura morte).

.

A novidade em S. Tomás está em ter “cristianizado” Aristóteles, à semelhança do que antes fizera Santo Agostinho (354-430) com Platão.

Ou seja, na Suma Teológica, S. Tomás “procurou unir a filosofia de Aristóteles à fé”, fazendo a síntese do cristianismo numa perspetiva aristotélica [WIKIPÉDIA]; já na Suma contra os Gentios faz uma exposição completa do cristianismo, identificando e sublinhando o que nele há de verdade e defendendo a compatibilidade entre a razão e a fé.

.

Gentios eram os pagãos e os muçulmanos.

.

Em 1879, o papa Leão XIII (256º) reconhece, através da Encíclica Aeterni Patris, as obras de S. Tomás como sendo a base da teologia católica, fomentando o ensino tomista.

.

Aos 23 anos, no opúsculo “O Ente e a Essência” (1248-1252), comenta obras versando a Física e a Metafísica. Aí aborda questões metafísicas, explicando o percurso da consciência humana entre a sensação e a concepção. Segundo ele, “o que cai imediatamente no alcance do saber humano é composto. O homem se eleva do composto ao simples, do posterior ao anterior. A essência existe no intelecto.”

.

Mas os seus interesses não se confinavam à religião e à filosofia: também se terá interessado pelo estudo da alquimia, e terá publicado uma importante obra alquímica - "Aurora Consurgens" (aurora nascente).

«Trata-se de um pequeno tratado de tom simbólico e alquímico, inspirado no cântico dos cânticos, e atribuído a São Tomás de Aquino que o teria ditado, ou escrito, próximo do momento de morrer, o que lhe conferiria a importância de uma espécie de testamento espiritual, em pouca consonância com o rigor da sua doutrina “tomista”. Pois pela aurora passa o sopro de um verbo alucinante, que descompõe o esprírito e a alma, deixando a nú a força da paixão incontrolada e sofrida, na entrega como no desencanto do abandono» (escreveu Yvette Centeno no seu blog Simbologia e Alquimia).

.

Porém, convém não esquecer que durante a Idade Média muitos alquimistas foram julgados pela Inquisição (criada pelo Concílio de Verona nos anos 80 do séc. XII), e condenados à fogueira por alegado pacto com o diabo.

Daí a questão: terá Tommaso d’ Aquino sido mesmo alquimista?

Tendo-o sido, foi um alquimista sui generis ou foi objecto de um tratamento de excepção?

.

Foi há 308 anos, 07.03.1699, um SB: nasceu António Ribeiro Sanches, pensador e médico português. Foi médico de Catarina da Rússia; e foi colaborador da Enciclopédia de D’Alambert e de Diderot.

Reinava D. Pedro II (23º). Pontificava Inocêncio XII (242º).

foto Genealogia


Foi há 44 anos, aos 07.03.1963, era uma QI: morre Isabel Aboim Inglez, professora universitária que, pelo seu envolvimento na fundação do MUD, foi afastada do ensino. Porque activamente opositora e combatente do regime então vigente, foi impiedosamente perseguida, vivendo dias (anos) de extrema dificuldade.

Era, então, PR o almirante Américo Tomás, sob a “batuta” do mesmo líder da ditadura do Estado Novo, Salazar, há mais de 36 anos. Decorria o pontificado de João XXIII (261º).

.

Isabel Aboim Inglez: Uma Mulher no Centro da Oposição à Ditadura

.

era o título, a toda a largura da página, com que o PÚBLICO lembrava, no DM 26 e SG 27.12.2004, “a história e as estórias de Maria Isabel Hahnemann Saavedra de Aboim Inglez, uma mulher que viveu no centro da oposição ao Estado Novo, desde o pós-guerra até à sua morte em 1963.

Inspirada em Kant e herdeira da Revolução Francesa e do Iluminismo, defendeu a democracia, a liberdade, o humanismo e o pacifismo” – trabalho da já então jornalista São José Almeida, hoje umas das redactoras principais do referido diário.

.

“Intelectual de prestígio, pedagoga destacada, Maria Isabel Aboim Ingiez foi um símbolo da luta contra o fascismo. Inspirada em Kant e herdeira da Revolução Francesa e do Iluminismo, esteve em todos os movimentos de oposição a Salazar e embora não fosse comunista colaborou com o PCP e era respeitada pelo partido. Defensora do humanismo, do pacifísmo e da liberdade, é um marco na história política portuguesa do século XX. Até pela firmeza e a convicção

que sempre demonstrou perante as atrozes perseguições de que foi vítima. Uma história que o PUBLICO relembra hoje e amanhã” – escrevia a jornalista em jeito de sumário, na primeira daquelas duas edições.

.

Poucas figuras públicas têm merecido um tratamento destes por parte de um jornal de grande referência, como é o de que falamos, num trabalho de tão grande fôlego ocupando tão largo espaço em duas edições seguidas.

.

Tem que ter um significado.

.

«Antifascista de primeira água, Isabel Aboim Ingiez esteve presente em todos os momentos da oposição à ditadura de Oliveira Salazar entre o fim da II Guerra Mundial e a sua morte. E fê-lo sempre com protagonismo nos movimentos de oposição democrática, tendo sido a única mulher a pertencer à comissão central do Movimento de Unidade Democrática (MUD) ou à comissão central de candidatura de Norton de Matos. Uma oposição sistemática, feita a partir de pressupostos claros de defesa do humanismo, do racionalismo, da democracia e da liberdade, que a fez resistir a todas as perseguições e afirmar, depois de um juiz decretar a sua prisão no tribunal plenário em que fora testemunha: "Enquanto eu quiser, ninguém pode impedir-me de pensar, nem de falar, nem de escrever. E eu quero pensar, falar, escrever"» - dá-nos conta a mesma jornalista, para logo depois continuar: «Mas também uma oposição sempre em defesa da democracia, como quando apresentou o seu programa político - artigo "A ética e a política", publicado no "República", em 31 de Outubro de 1961, após ter sido proibida a sua candidatura à Assembleia Nacional: "Somente as formas socialistas de Estado são eticamente ajustadas ao dirigismo económico, desde que se estruturem democraticamente."

.

A seu respeito afirmava, em 1975, o Movimento Democrático das Mulheres: “A sua personalidade vigorosa e humana, a sua cultura e a sua inteligência, o seu poder de combatividade fizeram dela uma verdadeira personalidade política. Maria Isabel foi uma mulher que, nesses tempos conturbados e incertos, possuía a lucidez confiante e a rara percepção da oportunidade de intervenção de um 'leader' político. (...) Pode considerar-se, pela consciência que possuía da realidade política que enfrentava, como o maior 'leader' político feminino antifascista da II República, tal como Angelina Vidal, Adelaide Cabette e Maria Veleda o foram na I República."

.

Só não posso estar de acordo com o MDM, num único ponto (não tão insignificante quanto isso). Refer-se ali, abarcando o período da Ditadura Salazarista, a II República.

Se estou certo (e estou), República é a forma de governo em que o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia duração limitada.

Nada mais errado que ver naquela “situação” um tal regime político, democrático.

.

II República portuguesa é, no meu entender (e no de muitos outros) o regime implantado com o 25 de Abril. Aí, sim, confere a fórmula.

.

Mas no Salazarismo?

Só na aparência a chefia do Estado cabia a um “eleito pelos cidadãos ou seus representantes”, pois era mais que conhecido e notório que era o líder absoluto (Salazar) do único partido admitido na época (a dita União Nacional), que punha e dispunha em todas as matérias de estado e Governação. Era ele que designava e aprovava o PR. Sempre se soube – no país e no exterior – que as eleições em Portugal, a partir de 1926 até 1974 (QUARENTA E OITO ANOS! UMA VIDA! VÁRIAS GERAÇÕES!) foram sempre uma pura farsa. Uma formalidade para estrangeiro ver.

.

Para além das histórias conhecidas sobre tais eleições, que toda a gente conhece, há um aspecto importantíssimo que tem escapado a muitos.

Não é a falsificação dos cadermos eleitorais, nem as manobras de bastidores que se seguiam à farsa das eleições, que quero recordar. – Tudo isso é mais que conhecido.

Mas o carácter, a índole daquela gente para quem – como sucedeu no plebiscito para a referendar a constituição de 1933 – a abstenção (e os abúlicos somados aos incrédulos eram a grande maioria) contava como voto favorável!!!...

.

“...Tendo a sua chefia [do PR] duração limitada”?

.

Ninguém achava graça a essas “piadas”.

Durante os 48 anos de Ditadura houve três presidentes da República: o general Carmona, desde o alvor da Ditadura até (passe a expressão) cair para o lado. Foi, efectivamente, um presidente vitalício Desde Julho de 1926 a 18.04.1951, quando morreu, aos 82 anos. No septénio seguinte – mas só – seguiu-se o general Craveiro Lopes. Como este se não revelou com tanta “macieza” como o “chefe” esperava e exigia, de castigo só exerceu um mandato. Seguiu-se-lhe o super-dócil, o paisano Américo Tomás, que só não adormeceu para todo o sempre no posto, porque sobreveio “uma turma” de capitães rebeldes que puseram os generais e os almirantes em sentido e acabaram com o rega-bofe dos “predestinados”.

.

O período da ditadura salazarista, a ter-se aproximado de algum modelo político, foi do monárquico. Efectivamente, foi uma perversa monarquia electiva e vitalícia, caracterizada por um absolutismo de chanceler.

Isso, sim.

.

.

Foi contra esta “situação” que heróica e activamente militou Maria Isabel Aboim Inglez.

Foi por tal nobre causa que imolou a sua vida e actividade profissional. Que foi perseguida. Como perseguida ou pelo menos repetidamente incomodada foi toda a família. De tal maneira era arriscado usar ou declinar tal apelido que, muitos elementos da família o omitiram dos seus nomes.

.

«A perseguição feroz de que [Maria Isabel Asboim Inglez] foi vítima levou mesmo a que, quando em 1948, tenta de novo concorrer ao lugar de assistente da Faculdade de Letras de Lisboa, segundo Vanda Gorjâo, a PIDE responda assim ao Ministério da Educação Nacional: "Conforme se verifica pelo seu longo cadastro existente nesta polícia, trata-se de uma pessoa tão sobejamente conhecida pela sua influência e ostensiva campanha contra a actual situação que desnecessário se toma descrever a sua longa biografia"» - dando a palavra de novo à jornalista São José Almeida.

.

Como se vê, estava sentenciado [pela PIDE]: nome proscrito.

A tal ponto que, «sem meios de sobrevivência, monta um "atelier" de costura na Rua Marquês da Fronteira. Uma oficina de modista, com duas empregadas, que transitará depois para a Rua Rodrigues Sampaio. Uma actividade nova que acumula com explicações e traduções» (idem).

.

Ora é a este modelo de virtudes cristãs e de estadista – Salazar – que alguns saudosistas (poucos, em boa verdade) querem dedicar um museu...

.

.

.

.

Foi há 36 anos, a 07.03.1971, um DM: na Suíça, a mulher alcança o direito de voto e de exercício de profissão. Em Portugal era, então, PR o almirante Américo Tomás. Decorria o pontificado de Paulo VI (262º).

.

Evolução do direito de voto das mulheres no Mundo

.

Nova Zelandia - 1893
Alemanha - 1918
Suecia - 1919
Estados Unidos - 1920
Brasil - 1934
Canada - 1940
China - 1949
India - 1950
Mexico - 1953
Suiça - 1971
Iraque - 1980
Africa do Sul – 1994 (ainda hoje com restrições do apartheid)
Até 25 Fev 2003, as mulheres ainda não tinham o direito de votar no Kuwait.

.

- Fonte: Inter-Parliamentary Union (Fev. 13, 2004) [Online] Available<http://www.ipu.org/wmn-e/suffrage.htm>

.

AS MULHERES

EM PORTUGAL

.

.

1889

Primeira mulher licenciada em Medicina - Elisa Augusta da Conceição de Andrade (Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa)

.

1911

A médica Carolina Beatriz Ângelo, viúva e mãe, vota nas eleições para a Assembleia Constituinte, invocando a sua qualidade de chefe de família. A lei é posteriormente alterada, reconhecendo apenas o direito de voto a homens.

Primeira mulher nomeada para uma Cátedra Universitária - Carolina Michaëlis de Vasconcelos (Filologia).

.

Lei n.º 3, de 3 de Julho de 1913, que atribui o direito de voto aos cidadãos do sexo masculino que saibam ler e escrever.

.

1913 Primeira mulher licenciada em Direito - Regina Quintanilha.

.

1931 Expresso reconhecimento do direito de voto às mulheres diplomadas com cursos superiores ou secundários (Decreto com força de lei n.º 19694, de 5 de Maio de 1931) - aos homens continua a exigir-se apenas que saibam ler e escrever.

.

1968 Lei n.º 2 137, de 26 de Dezembro de 1968, que proclama a igualdade de direitos políticos do homem e da mulher, seja qual for o seu estado civil. Em relação às eleições locais, permanecem, contudo, as desigualdades, sendo apenas eleitores das Juntas de Freguesia os chefes de família.

.

1971 Primeira mulher no Governo - Maria Teresa Lobo Subsecretária de Estado da Assistência.

.

1974 Três diplomas abrem o acesso das mulheres, respectivamente, a todos os cargos da carreira administrativa local (Decreto-Lei n.º 251/74, de 12 de Junho), à carreira diplomática (Decreto-Lei n.º 308/74, de 6 de Julho) e à magistratura (Decreto-Lei n.º 492/74, de 27 de Setembro). Abolidas todas as restrições baseadas no sexo quanto à capacidade eleitoral dos cidadãos (Decreto-Lei n.º 621/A/74, de 15 de Novembro). Primeira mulher ministra: Eng. Maria de Lourdes Pintasilgo, na pasta dos Assuntos Sociais.

.

Abolido o direito do marido abrir a correspondência da mulher (Decreto- Lei n.º 474/76, de 16 de Junho).

.

1979 Primeira mulher nomeada para o cargo de Primeiro-Ministro: Eng. Maria de Lourdes Pintasilgo.

.

.

– Fonte: AS MULHERES EM PORTUGAL

DATAS E FACTOS SIGNIFICATIVOS

http://www.mulheres-ps20.ipp.pt/Hist_mulheres_em_portugal.htm?%23topo

.

.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup