terça-feira, dezembro 12, 2006

MEMÓRIA DO TEMPO QUE PASSA

Chichén Itzá, pirâmide de Kukulcán

(apud WIKIPÉDIA)

(V/ abaixo 12.12.1822)


Sumário:

- há 532 anos morreu Henrique IV de Castela, em cujas veias corria sangue português e que casou com uma filha de D. Duarte;

- mais uma curiosidade que um evento: Napoleão, há 199 anos, esteve para formar um reino fantasma no Norte de Portugal;

- reconhecimento da independência do México pelos EU, há 184 anos. Pretexto para uma rápida ronda pelo monumental e magnífico México;

- mais uma, de várias, moções da ONU contra a política colonial portuguesa; esta de há 44 anos.

.

.

Este é o espaço em que,

habitualmente,

faço algumas incursões pelo mundo da História.

Recordo factos, revejo acontecimentos,

visito ou revisito lugares,

encontro ou reencontro personalidades.

Datas que são de boa recordação, umas;

outras, de má memória.

Mas é de todos estes eventos e personagens que a História é feita.

Aqui,

as datas são o pretexto para este mergulho no passado.

Que, por vezes,

ajudam a melhor entender o presente

e a prevenir o futuro.

Respondendo a uma interrogação,

continuo a dar relevo ao papado.

Pela importância que sempre teve para o nosso mundo ocidental.

E não só, nos últimos séculos.

Os papas sempre foram,

para muitos, figuras de referência,

e para a generalidade, figuras de relevo;

por vezes, e em diversas épocas, de decisiva importância.

Alguns

(muitos)

não pelas melhores razões.

Mas foram.

.

.

SG 12DEZ05

O ano 2006 do calendário gregoriano corresponde ao:

ano 5767 do calendário judaico

ano 1427 dH do calendário islâmico (Hégira)

.

.

DE ACORDO COM O CALENDÁRIO DA ONU:

1997/2006 - Década Internacional para a Erradicação da Pobreza.

2001/2010 - Década para Redução Gradual da Malária nos Países em Desenvolvimento, especialmente na África.

2001/2010 - Segunda Década Internacional para a Erradicação do Colonialismo.

2001/2010 - Década Internacional para a Cultura da Paz e não Violência para com as Crianças do Mundo.

2003/2012 - Década da Alfabetização: Educação para Todos.

2005/2014 - Década das Nações Unidas para a Educação do Desenvolvimento Sustentável.

2005/2015 - Década Internacional "Água para a Vida".

2006 Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação.

Dia Nacional do Quénia.

.

.

Foi há 532 anos, na SG 12.12.1474, morreu, aos 49 anos, Henrique IV, de Castela.

Em Portugal reinava D. Afonso V (12º). Pontífice romano era Sisto IV (212º).

.

Corria sangue português nas veias de Henrique IV de Castela: pela banda materna e sempre pela linha feminina, nomeadamente por parte de sua bisavó, a Infanta D. Beatriz, era trineto de D. Pedro I de Portugal (8º) e D. Inês de Castro, pais de D. Beatriz. E foi genro do nosso (11º) D. Duarte.

.

Mas, em matéria de fertilidade e de sucessão, Henrique IV não terá sido feliz: consta que era estéril, donde que o seu cognome fosse (crueldades da História), o Impotente. Mas seria?

.

Primeiro, casou com Branca, infanta de Aragão e Navarra, filha de João II, rei de Aragão. Depois, casou com a Infanta D. Joana, a mais nova dos nove filhos do nosso rei D. Duarte (11º monarca português) e da rainha D. Leonor de Aragão.

.

Do primeiro casamento não houve filhos.

Mas na vigência do seu segundo casamento nasceu uma filha, de nome Joana, como a mãe. O nascimento de Joana de Castela, em 1462, porém, provocou um escândalo na corte, que exigia o pedido de divórcio do rei, no pressuposto de que a criança fosse a consequência de um caso da rainha com um favorito da corte, Beltrán de la Cueva. Depreciativa, aviltante e desdenhosamente, a criança seria, pois, conhecida por “Beltraneja”.

Autores há que afirmam que, tanto quanto os investigadores puderam apurar, o “desonroso” envolvimento não foi provado e não existiu.

A verdade é que os “grandes de Castela” levaram a sua, e o rei viu-se obrigado a repudiar a rainha (1468). D. Joana de Avis regressa a Portugal, sendo acolhida por seu irmão, D. Afonso V (12º), que ao tempo reinava e já era viúvo. Mas a filha mantém-se em Castela.

.

Henrique IV, contudo, sempre se bateu pela legitimidade da filha, de quem tanto gostava, impondo à nobreza castelhana o juramento de fidelidade à princesa e o seu reconhecimento como herdeira.

Daí que se tenha empenhado em arranjar-lhe um consorte à altura.

.

Postas de parte outras hipóteses, Henrique IV pediu ao cunhado, D. Afonso V, que desposasse Joana e lhe defendesse os seus direitos. D. Afonso aceitou o encargo.

.

D. Afonso V (12º) fora casado com sua prima direita D. Isabel, que morreu em Dezembro de 1455, de quem teve o seu sucessor, D. João II (13º) e uma filha, Joana, a quem a igreja católica atribui horas de altar e venera como a Princesa Santa Joana (além dum 3º filho, o primogénito que morreu ainda criança).

D. Afonso V tinha, ao enviuvar, 24 anos!

.

Falecido Henrique IV, na data que hoje se recorda, D. Afonso V defendeu os direitos ao trono de D. Joana, a Beltraneja, sua sobrinha, com quem pretendia casar, tentando unir a coroa portuguesa à castelhana.

.

Porém, em Castela ninguém levava a sério a pretensão e a causa de Joana. E é escolhida, como rainha Isabel, a Católica, que casara com Fernando de Aragão.

.

Isabel, a Católica, era tia de Joana, a Beltraneja, porque irmã de Henrique IV.

Henrique e Isabel, por sua vez, eram filhos, ele, de João II de Castela e de sua primeira mulher, Maria, Infanta de Aragão, ela, do segundo casamento de João II com D. Isabel, filha de D. João, o 8º dos 9 filhos de D. João I de Portugal, logo, neta deste.

Ou seja, Isabel, a Católica, e Henrique IV eram irmãos consanguíneos (vulgo, meios irmãos), porque filhos do mesmo pai mas de diferentes mães.

Por outro lado, os reis católicos, Fernando e Isabel, foram os pais de uma outra Isabel, a princesa que casou com o príncipe D. Afonso, filho de D. João II, que morreu muito jovem, num desastre de cavalo, na Ribeira de Santarém.

Isabel esta que, uma vez viúva, também muito nova ainda, do príncipe D. Afonso,

viria a casar com D. Manuel I (14º) – tio de seu defunto marido, porque irmão da mãe dele -, quando este sucedeu ao seu primo e cunhado D. João II.

D. Isabel foi a primeira das três mulheres com quem casou o Venturoso, e como ela trouxe consigo a herança dos tronos de Castela e Aragão

(de seus pais, os reis católicos), ambos (D. Manuel e D. Isabel) acalentavam a união das coroas de Castela, Aragão e Portugal.

D. Isabel viria a morrer ao dar à luz o seu único filho, D. Miguel, que viria a falecer com menos de dois anos de idade, pondo termo às esperanças de uma união ibérica.

.

D. Afonso V e Joana casam mesmo, em 1475. Não obstante a união entre tio e sobrinha não ter sido consentida pelo papa (Sisto IV), eles “foram, de jure, reis de Castela entre 1474-1479, embora não aceites como tal pela esmagadora maioria da nobreza castelhana. Viram, mesmo, as suas pretensões derrotadas ao saírem vencidos da batalha de Toro”, acabando por abdicar das suas ambições num tratado assinado em 1479 com os reis católicos.

.

Batalha de Toro, onde o imaginário popular conta que se distinguiu, Duarte de Almeida, alferes-mor de D. Afonso V, o decepado, cuja bravura e heroísmo, na defesa do estandarte real, que lhe estava confiado, se tornaram lendários: amputado o braço que segurava a bandeira, agarrou-a com o outro braço. Decepado, também este, segura-a com os dentes. E resiste sempre, até que sucumbe, moribundo, às lanças dos castelhanos que se apoderam, então, do estandarte.

Recuperado, mais tarde volta a Portugal.

Camilo Castelo Branco refere-se a ele numa das suas obras.

.

Depois da morte de D. Afonso V (1481), Joana recolheu-se, primeiro no mosteiro de Santa Clara de Santarém, depois, em Évora, acabando por professar, em 1480, na Casa das Clarissas, em Coimbra.

Mas em 1482 abandonou a clausura, passando a ser tratada como rainha. Faleceu em Lisboa, no Paço de Alcáçova, no Castelo de S. Jorge, em 1530.

.

[Fontes: basicamente, para além das habituais enciclopédias (Wikipédia, Infopédia e BU), O Portal da História]

.

.

.

.

Consta que no SB 12.12.1807, há 199 anos, o rei Carlos da Etrúria terá abdicado de seu reino na promessa de Napoleão, de ganhar outro, que se chamaria Reino da Lusitânia Setentrional.

Em Portugal, ainda viva D. Maria I (26º), mas demente declarada, tendo a regência sido entregue a seu filho, D. João (VI). Pontificava Pio VII (251º).

.

É mais uma curiosidade que uma efeméride.

Reino da Lusitânia Setentrional?

Verdade ou não… Não sei.

Mas a história consta da “Wikipédia, a enciclopédia livre”.

E é contada assim:

.

«O Reino da Lusitânia Setentrional foi um reino proposto por Napoleão ao rei da Etrúria, o rei Carlos. A Etrúria era um reino fantoche de Napoleão que ficava no no centro da Península Itálica na actual Itália. Napoleão disolve a Etrúria e como recompensa oferece um novo reino ao rei etrusco.

O reino seria na província de Entre-Douro-e-Minho, no noroeste de Portugal e incluía cidades históricas como Braga e Porto. A 12 de Dezembro de 1807, o rei da Etrúria abdica na esperança de ganhar o seu novo reino.

Napoleão acaba por perder a guerra, e o reino nunca foi constituído.»

.

.

.

.

Há 184 anos, na QI 12.12.1822, os Estados Unidos reconhecem a independência do México.

O 5º presidente norte-americano, James Monroe, cumpria o seu mandato.

No Reino Unido reinava Jorge IV, tio da rainha Vitória, da dinastia de Hanôver, logo, tio-tetravô de Isabel II

.

A linha directa de sucessão ao trono britânico foi subitamente extinta com Jorge III. Este tinha 15 filhos, mas nenhum neto legítimo que pudesse herdar a coroa, por morte de seu filho e sucessor Jorge IV. As suas seis filhas eram solteiras ou estéreis e nenhum dos seus 9 filhos era casado, à excepção do segundo, que também não tinha filhos.

Posta a questão da sucessão, os filhos lá se resolveram a casar. Tardiamente. Assim, e às pressas, Eduardo Augusto, Duque de Kent, o quinto filho de Jorge III, irmão dos reis Jorge IV e Guilherme IV, decidiu casar um ou dois anos antes de morrer, nascendo em 1819, no ano anterior ao da sua morte, sua filha, a futura rainha Vitória, que era trisavó de Isabel II, já numa nova ordem de sucessão directa.

.

Em França vivia-se a conturbada época da revolução de 1789: caída a monarquia, com a execução de Luís XVI, na guilhotina (e Maria Antonieta meses depois), segue-se a República, a que se sucede o Império. Com a queda do Império e a abdicação de Napoleão (1814), sobe ao trono francês, restaurada a dinastia de Bourbon, Luís XVIII, irmão de Luís XVI.

Em Espanha reinava, então, Fernando VII (que pelo baptismo tinha 27 nomes próprios), uma vez deposto José Bonaparte, depois do curto reinado fantoche que fora imposto por seu irmão Napoleão.

Em Portugal reinava D. João VI (27º), Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Isto, no ano em que foi aprovada (em 23.09) a nossa primeira constituição, a Constituição Política da Monarquia Portuguesa de 1822.

No Vaticano pontificava Pio VII (251º).

.

O México foi, por certo, das regiões do Novo Mundo onde se desenvolveram mais civilizações, sempre (ou quase) em regiões geográficas diferentes dentro do México – algumas, com ramificações para o exterior deste país: olmecas (1200 a.C. a 400 a.C.), maias (de cerca de 2000 a. C - 250 d. C), toltecas (entre o século X e o século XII), mixtecas (do século IX ao início do XVI – que influenciaram o declínio da civilização maia no Sul, e permaneceram independentes dos Azetecas no Norte), zapotecas (a partir do século IV, ocuparam a região do México situada entre Tehuantepec e Acapulco, fixando-se posteriormente em Oaxaca) e os astecas - ou azetecas, num português mais exigente – (1325 até 1521), que se fixaram, todas elas, no planalto central.

Os azetecas era o povo que dominava política e culturalmente o México aquando da conquista espanhola no séc. XVI, mas que ainda hoje subsiste.

.

Todas estas civilizações e culturas constituídas por povos ameríndios (erradamente ditos índios, como se sabe) e também todas elas civilizações mesoamericanas, pré-colombianas

.

Mesoamérica é o termo com que se denomina a região do continente americano que inclui aproximadamente o sul do México e os territórios da Guatemala, El Salvador, Belize bem como parte da Nicarágua, Honduras e Costa Rica. “Trata-se de uma macrorregião cultural de grande diversidade étnica e linguística, cuja unidade cultural está baseada no que Paul Kirchhoff definiu como o complexo mesoamericano”.

[Wikipédia]

.

Recuando, apenas um pouco, vejamos: o último imperador azeteca (eleito em 1503, por morte do antigo imperador, seu tio), Montezuma II, foi morto em 1520 quando se dá a invasão espanhola. E com a chegada dos europeus, a população indígena foi quase completamente dizimada, não só em consequência da guerra como por efeito de doenças trazidas do Velho Mundo, para as quais os indígenas não apresentavam resistências nem cura. Daí que dos 21 milhões de habitantes, em 1519, se tivesse passado para 1 milhão em 1607!

.

Em 1535, o México passou a ser o vice-reino da Nova Espanha. A cultura espanhola e a religião católica foram impostos pelo colonizador, que também iniciou a exploração dos seus recursos naturais. O governo colonial foi-se tornando cada vez mais opressivo e a luta pela independência iniciou-se em 1810, tendo o domínio espanhol terminado em 1821. E logo em 1822-23 foi instituído o Império Mexicano.

.

O México (hoje, Estados Unidos Mexicanos, oficialmente), uma vez independente, passou por sucessivas e desgastantes guerras civis. Com os EU em 1835 e de 1846 a 1848 e, internamente, com a ditadura Antonio López de Santa Anna, que foi derrubado em 1855 por Benito Juárez.

Um acaso (uma dívida astronómica de um antigo presidente mexicano, Miramon, a um banco suíço), leva o Habsburgo Maximiliano, irmão do imperador da Áustria, Francisco José, ao poder, em 1864, apoiado pelos conservadores, opositores de Benito Juárez. Mas por escasso tempo: três anos depois dá-se o derrube da monarquia e a execução de Maximiliano.

De então para cá, o México tem sofrido as contingências normais por que passa um país independente.

.

O México é um extenso museu, que se estende da costa do Pacífico à atlântica.

Inúmeros monumentos, bem conservados, que recordam aquelas (mais ou menos) remotas civilizações e culturas, deixam o visitante interessado quase em êxtase.

(O encanto cresce se o visitante tiver a sorte de encontrar guias de grande qualidade e talento – como me aconteceu, sobretudo, na cidade do México e em Oaxaca, onde um era sociólogo e outro antropólogo...)

.

Pirâmides enormes (diferentes na forma e na primitiva finalidade das egípcias) podem ser apreciadas desde o Noroeste, junto à costa do Pacífico, passando por Acapulco, Cidade do México, Oaxaca, Mérida, até à costa do Atlântico, ao Caribe mexicano (Cancun, celebrada, mas desinteressante).

.

A capital, Cidade do México, tem mais de 22 milhões de habitantes, e está situada 2400m acima do nível do mar.

Ao ser fundada, em 1345, tomou o nome de Tenochtitlán, sendo arrasada em 1521 por Hermán Cortes. Foi a capital do Vice-Reino da Nova Espanha até à independência.

A zona central do centro histórico da cidade – Praça da Constituição, mas que ninguém refere por esse nome, mas sim por Zócalo - assenta sobre o que foi outrora um pântano. (Daí que a catedral, aí localizada, esteja desde há anos em permanentes obras, inundada de andaimes e estacas, pois que se está continuamente afundando...).

.

O Zócalo – uma das maiores praças do mundo – é o barómetro de popularidade para os políticos que aí discursem

.

Além da Catedral, e de alguns edifícios da Administração Pública, situam-se no Zócalo o Palácio Nacional, com os célebres e magníficos murais de Diego Rivera (1886-1957) e com evocações de sua mulher, Frida Kahlo (1907-1954).

.

“Em 1938 André Breton qualifica sua obra de surrealista num ensaio que escreve para a exposição de Kahlo na galeria Julien Levy de Nova Iorque. Não obstante, ela mesma declara mais tarde: "Acreditavam que eu era surrealista, mas não o era. Nunca pintei meus sonhos. Pintei minha própria realidade".

[Wikipédia]

.

Algumas das famosas pirâmides pré-hispânicas do México podem ser encontradas a cerca de 50 km ao norte da capital, em Teotihuacán: a pirâmide do Sol, e, ligeiramente mais pequena, ao lado, a da Lua.

Teotihuacán (significando “o local onde os homens se tornam deuses”) é considerada uma das cidades mais impressionantes do mundo antigo. Foi fundada antes da era cristã e chegou a ter mais de 125 mil habitantes.

.

Em diversos pontos do país se podem observar pirâmides - cujas técnicas de construção deviam ser apuradíssimas - e outros monumentos dos povos primitivos que antecederam os actuais mexicanos.

.

Assim, por exemplo:

.

Em OAXACA pode visitar-se Montealbán – cidade religiosa única no género do povoado Zapoteco. Abandonado pelos zapotecos, os mixtecas apoderaram-se desse complexo monumental, e transformaram-no num cemitério, enriqueceram notavelmente seus monumentos funerários e “adoptaram conceitos arquitectónicos evoluídos como as gregas geométricas de pedras encaixadas que adornam os palácios”.

No vale de Oaxaca, os zapotecas, em 300 d.c., desenvolveram uma das civilizações mesoamericanas clássicas. Seis séculos depois decaíram sob pressão dos mixtecas, até às conquistas espanholas de 1530.

.

Próximo de MERIDA pode apreciar-se a zona arqueológica UXMAL, um dos mais extraordinários testemunhos da arquitectura maia.

.

CHICHEN ITZA – por certo o ex-libris (ou um deles) do México, que se encontra, no Estado do Iucatão, a 120 Km de Mérida, é uma das melhores mostras dos restos da civilização maia. Destaque para a Pirâmide de Kukulkan e para o Templo dos Guerreiros.

A cidade arqueológica Chichen Itza está inscrita desde 1988 como Património Mundial da UNESCO.

Acho que é com todo o merecimento que CHICHEN ITZA é um dos 21 candidatos às 7 maravilhas do mundo, e vai ser, por certo um dos vencedores...

.

Como penso o mesmo acerca do Taj Mahal em Agra, na Índia... Não só pelo palácio, em si, a sua cripta, o seu significado, o seu enquadramento...

Só quem teve a sorte de ver o amanhecer, junto desse belo palácio todo ele de mármore branco, e assistiu ao deslumbrante e inesquecível espectáculo que é a cambiante de cores por que ele passa durante a aurora... pode compreender, na verdade, a sua extraordinária beleza! Inesquecível!

.

E muito, muito mais fica por dizer acerca do México.

.

[Fontes várias, basicamente a BU/Biblioteca Universal]

.

.

.

.

Em 12.12.1962, uma QA, há 44 anos, a Assembleia Geral da ONU aprova a moção que recomenda a criação de um programa especial de assistência, formação e treino de dirigentes dos movimentos de libertação dos territórios africanos sob administração portuguesa.

Salazar mantinha-se, até morrer, na direcção da ditadura, com o costumado pulso de ferro. Na presidência da República estava agora, depois do escândalo que foi a manipulação das urnas em Junho de 1958, o submisso e dócil discípulo do ditador, Américo Tomás. Em Roma pontificava o papa João XXIII (261º).

.

Mas os tempos iam difíceis para o regime.

.

Nesse ano:

.

- em 01.01: ataque ao quartel de Beja dirigido por Varela Gomes, no âmbito de um movimento militar que não teve êxito;

- em 15.01: Portugal abandona a Assembleia-geral da ONU, em virtude do debate sobre Angola;

- em 30.01: resolução da Assembleia-geral da ONU, reprovando a repressão e acção armada desencadeada por Portugal contra o povo angolano, reafirmando o direito deste à autodeterminação e independência;

- em 13.02: prisão, em Bissau, pela PIDE, dos dirigentes do PAIGC, Rafael Barbosa e Fernando Fortes;

- a 18.02: deslocação a Lisboa do governador-geral de Moçambique, almirante Sarmento Rodrigues, por causa de actividades secessionistas de colonos da Beira;

- 25.06: criação da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), presidida por Eduardo Mondlane;

- 24.09: a guerra colonial desorienta o poder central: demissão de Venâncio Deslandes dos cargos de governador-geral e comandante-chefe de Angola, na sequência de divergências com o ministro do UItramar, Adriano Moreira, por questões de autonomia política e administrativa do território;

- a 23.11: depoimento de Eduardo Mondlane, em nome da Frelìmo, perante o Comité Especial da ONU para os territórios administrados por Portugal;

- em 03.12: o insucesso da guerra colonial provoca nova remodelação do governo: com a entrada de Gomes de Araújo para ministro da Defesa, de Luz Cunha para ministro do Exército, de Peixoto Correia para o Ultramar e de Francisco Chagas para secretário de Estado da Aeronáutica;

- em 14.12: depois da moção acima referida de 12.12, resolução da Assembleia-geral da ONU sobre Angola, condenando a atitude de Portugal, pedindo o reconhecimento imediato do direito dos povos não autónomos à autodeterminação e independência e a cessação imediata de todos os actos de repressão;

- no dia 18.12: resolução da Assembleia-geral da ONU, reafirmando o inalienável direito do povo de Angola à autodeterminação e independência, condenando a guerra colonial conduzida por Portugal e requerendo ao Conselho de Segurança as medidas adequadas.

.

Repito: as coisas não estavam nada fáceis para o governo de Salazar – estavam abertas várias frentes e estávamos sós no mundo...

.

Salientei, transcrevendo-os, alguns factos de 1962, mas vejam-se mais no Portal da História, acerca da guerra colonial, em

A Guerra em Angola, Moçambique e Guiné. 1962

.

.

.

.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup