quinta-feira, agosto 18, 2005

VARA


O cúmulo do argumento esfarrapado: “Vara tinha 20 anos de CGD” (Teixeira dos Santos). De facto, o sr ministro a dormir num sofá em casa do filho, não deve descansar bem, para poder argumentar em termos convincentes.

Não deixaria de estar de acordo se um sr Silva com 35 anos de PT, se um sr Gomes com 40 anos de TAP e se um sr Santos com 37 anos de EDP fossem designados administradores das respectivas empresas…

Ou seja, o argumento não é os anos de casa que tem o sr Vara, mas outro.

O sr Silva, o sr Gomes e o sr Santos além da antiguidade podem, até, ser profissionais competentíssimos, dedicados e assíduos.

Mas, para tal objectivo, não chega.

E então a diferença é que o sr Silva, o sr Gomes e o sr Santos não são militantes, pelo menos de proa, de nenhum partido. Nem são amigos de pessoas influentes como um primeiro-ministro, por exemplo.

Ao passo que um sr Vara é dedicado profissional da política e tem a sorte de ser um grande amigo de Sócrates.

Aí – de novo, e como antes – a grande diferença.

Ou seja, mais uma vez estamos perante o “princípio de Peter”, proposto por Laurence Johnston Peter, segundo o qual, como se sabe, os funcionários tendem a ser promovidos acima do seu "nível de incompetência". Isto é: "In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence”.

.

.

Alguns de nós tivemos a veleidade de acreditar que Sócrates seria capaz de vencer e ultrapassar a partidocracia…

Mas é evidente que não. Se acaso alguma vez chegou a sonhar com isso logo foi vorazmente devorado pelo aparelho.

O que nos leva a pensar que ele nem sequer alguma vez tenha sonhado com isso (ao contrário do que muitos de nós ingenuamente chegámos a admitir) está em que terá sido por imposição ou influência determinante sua que um dos seus maiores amigos – Vara – foi imposto à administração da CGD.

.

Infelizmente parece terem razão os que afirmam que, afinal e bem vistas as coisas, só mudaram as moscas… Porque o poio é o mesmo.


Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup