sexta-feira, maio 04, 2007

HISTÓRIA DE UMA RECENTE “YOUTUBIZAÇÃO”

Tudo começou assim: a Amélia mandou-me um mail com um vídeo (em real player) em anexo.

Tocante história de persistente aprendizagem e cultivo de ancestrais qualidades avoengas... (A redundância, por vezes, é um importante sublinhado. Logo, intencional)

O assunto do email (que vinha com vários Fw) era: Final de Semana em Família nos EU

Eu gostava de “prantar” o vídeo no blogue...
Mas “cadê” o engenho e a arte, para tanto?

Informatiquês, não é comigo.
(Um robot em certas rotinas. E, e...!)

Mandei um SOS ao Jorge PG.
Solícito, sugeriu-me um processo para a conversão.
Ele próprio o experimentou: aconteceu-lhe o mesmo que a mim: não resultava.
Foi então que ele foi ao You Tube... E zás. Deu-lhe endereço de linkagem. E enviou-mo.

Aí vai o vídeo em formato aqui legível.

Depois a falação a que deu aso.



1. O vídeo acerca das “públicas virtudes”


Seria uma pena substituir a sonorização própria da festa e da alegria que é todo aquele espectáculo: a crepitação das balas... O delírio da metralha... As efusivas e espontâneas manifestações do mais são regozijo...

Mas imagina-se bem a outra banda sonora:

- Hei! Boy! Fantástico. Great! Segue...

- Susie! Que maravilha! Vês que é fácil? Fantastic! Vá! Go on, darling! O avô ensina. O pai ajuda. GO on, Susie!

- Vês, Mary, como apesar dos nossos 74 anos ainda vibramos nestas manifestações de saudável cidadania?

- SÓ MAIS UMA! SÓ MAIS UMA! SÓ MAIS UMA! SÓÓÓóóóóóóóóóó mais uuuuuuuuuuuuuuuuma! – gritavam todos em uníssono.

- Estão quase prontos para qualquer situação... Antes de chegar ao Iraque, ao Cambodja, ou a qualquer confim, para levar a nossa democracia... É só treinar lá na escola, na universidade ou no bairro... Valentes! – confirma o monitor.

- Eu bush desejo as maiores proezas pela grandeza da nossa Pátria! – ouviu-se uma voz vinda do além (e percebeu-se que disse pátria com maiúscula)...

Todos pararam, recolhidos, com a mão direita aberta sobre o coração...

E recomeçou a festa!

Sempre! Sempre por um mundo mais justo e fraterno!

Seja: “sempre para o maior engrandecimento da nossa já enorme América...” (reforçava um grupo de patriotas, liderado pela Sra Condureza Arroz)



2. O bruá-bruá:

a) recebo e reenvio o enlevo de qualquer família bem formada que se preze

«Depois admiram-se!!!» avisava a minha querida Mèlinha...

Credo, Maria Amélia!
Que frenesim!
Que agoirenta!

Então e a vibração das armas! O frémito das balas a saltar!
A alegria, a explosão de contentamento, o frémito dos "concorrentes"!

"E as meninas a saltar"!

Porquê tanta espantação?!

"E os meninos a aprender!"

Pois se em tão intensivas acções de formação, desde tão tenra idade, brincam tão jovialmente, com o expresso e feliz apoio e incitamento de pais, tios e avós!...

(Se fosse só: "deixá-los que se matem!"...
O pior é o resto... -
desabafa um velho mais rabugento qu'a mim)

(Prefiro sair de mansinho, não vá alguém errar a pontaria e acertar-me!)

Mostrem e expliquem aos vossos filhos, sobrinhos, primos e netos!
E não esqueçam os afilhados.
Demonstrem-lhes como se faz a felicidade de um povo! Tão simples!

E sem beliscar ninguém com tal felicidade!

(Agora deu-me para fingir de velho e fazer sermões! Pô...!)

Desculpem e ciaozinho

b) responde-me o António B.

Olá Zé,

Já passei os américas aos tiros a alguns dos meus correspondentes. Realmente aquilo ainda é pior do que eu julgava.

Abraço,

Barão

c) comenta o meu filho caçula:

Não percebo porque é que Portugal tem de estar sempre tão atrás dos outros países!
Quanto mais tempo teremos de esperar por esta oportunidade de educação dos nossos filhos?
Se ainda vier a tempo deles, só tenho pena de não ter chegado mais cedo para que eu pudesse ter aprendido melhor, e assim o ensinar melhor.
Mas ainda há esperança. Deus existe, existe a América, e podemos sempre contar com o Bush

d) reenvio o video com o comentário anterior a um leque mais alargado de amigos:

Prévio pedido de desculpa...
Bet, Ana G, Prof VM: verão que vale a pena a excepção...


Qual, demais!
Revejam. Aprendam. Imitem. Festejem (como uma certa jovem, no vídeo). Isso: treinem-se para um mundo melhor... Mais pacífico, obviamente.

Desta vez não é o "sermão" do cota.

É a reflexão do meu filho caçula. Já pai. C'os seus 33 anos, parece-me clarividente...

Vá. Não se esqueçam de espalhar. De mostrar aos vossos filhos, netos, sobrinhos, primos, afilhados, amigos e amigos dos amigos.
E congratulemo-nos porque o xerifado está muito bem entregue.

Não sejamos exigentes nem ingratos.

O meu mais p. e s. p.
(o meu mais profundo e sentido prazer. Óbvio!)

jl

e) comenta o sensato filósofo Jorge CM:

Caro jlf,

Notável. Certamente que se isto for mostrado de forma crítica, lá teremos os nossos jovens intelectuais de direita a acusar tal crítica de «politicamente correcta», que, ao que parece, é um crime de lesa-majestade. De facto, os americanos são muito «politicamente incorrectos», nomeadamente quando entram escolas e universidades adentro e fazem umas chacinas para mostrar um novo ponto de vista político sobre a realidade.

O vídeo merecia um link no flash.

Abraço,

jcm

Nota

Pensei: no FLASH, não. Embora outros o não sejam, este muito menos é um instantâneo.

Antes matéria de séria e mais demorada reflexão...

Daí...

f) e outros mails se trocaram. Com os mesmos ou idênticos “registos”...

EM CONCLUSÃO: TODOS NOS SENTIMOS FRUSTRADÍSSIMOS COM O NOSSO ATRASO EDUCACIONAL...
ÓBVIO.
CONFORMEMO-NOS!

(O pior é que alguns não se conformam)

1 comentário:

aminhapele disse...

Antes de mais,quero expressar todo o meu contentamento pele reaparição do N&R.
Agora vamos ao assunto:
Se calhar já não digo coisa com coisa,mas acho que o seu "caçula" está cheio de razão!
Para que não apanhem ninguém desprevenido e lhes aconteça o que ma aconteceu a mim:ainda completava a minha adolescência e pregaram-me com uma G3 nas mãos,deram-me um Curso de Minas e Armadilhas,fizeram-me oficial do Exército Português,deram-me uma série de soldados tão garotos como eu,e mandaram-nos para a guerra a sério,em que muitas vezes tinha que se matar ou morrer...
Desses tempos ainda estou numa fase em que não me apetece falar,embora pense que já ultrapassei o momomento pior.
Mas ainda sonho com isso.
Por isso,digo que mais vale fazer a aprendizagem de pequenino,para qualquer eventualidade...
QUE COISA MAIS ESTÚPIDA!!!

free web counters
New Jersey Dialup