.
.
.
Após tão renhida campanha - afirmam muitos que a mais disputada de sempre - eis que somos chegados à tomada de posse do 44º presidente do EU.
Não se trata de mais um presidente da nação americana. Trata-se de um peculiar marco que a História registará de forma bem diferente.
.
.
O que levou hoje Barack Obama à Casa Branca, à presidência da maior potência mundial?
.
Para além das inegáveis qualidades, do valor, prestígio, dignidade, carisma, inteligência e agradável presença do ex-senador Obama, terão contado muito uma nova mentalidade do povo americano aliada a um cansaço de um modelo presidencial estafado, degradante e arrasador do prestígio do país como foi o desastroso consulado de George W Bush.
.
Mais que os Estados Unidos, todo o Mundo tem os olhos e a sua atenção concentrados nesta cerimónia de hoje no Capitólio, em Washington.
Se Obama pudesse confirmar-nos, talvez sentisse dificuldade em explicar como é enorme o peso desta expectativa.
.
.
Com a abertura de um novo capítulo da História dos EU, parece ser este um momento adequado para se fazer um breve ponto de situação acerca da sucessão dos respectivos líderes máximos da nação americana desde a Independência até esta data.
.
From George Washington To Barack Obama - A Long Way
E em complemento ao álbum dos presidentes, acabado de "folhear", deixo uma breve resenha dos respectivos dados históricos no respeitante a essa função:
lista de presidentes e vice-presidentes dos Estados Unidos da América
.
.
3 comentários:
Pode parecer estranho dizer isto:é bom que Obama volte a meter a América no verdadeiro centro do palco mundial. Com todos os defeitos que tem, a América continua a ser uma extensão da Europa mais até, como pensam alguns, do que a Europa ser uma extensão da América.
JR
A verdade é que "pensamos" Obama como Presidente do Mundo,e não como mero Presidente dos EUA.
Não irá fazer tudo num dia e,na realidade,não sabemos a sua escala de prioridades (internas ou externas?).
De qualquer modo,respira-se melhor...
Uma análise perfeita e cuidadosa. Como digo hoje, agradecemos att. as palavras positivas. Que o mundo está por demais cruel e indiferente.
Abç
Enviar um comentário