sábado, junho 09, 2007

MUNDO CÃO? LÁ POSSÍVEL!!!... É A NOSSA IMAGINAÇÃO!

China Polícia resgata 31 trabalhadores escravos de uma fábrica

09.06.2007

Estes são apenas oito dos 31 chineses que durante um ano foram escravos de uma fábrica no Norte da província de Shanxi. Foram agora resgatados, após meses de trabalhos forçados não remunerados, maus tratos e uma alimentação à base de pão e água. Segundo o jornal local Shanxi Evening Post, citado pela Reuters, oito dos resgatados estavam tão traumatizados que apenas eram capazes de recordar os seus nomes. Um trabalhador foi espancado com um martelo até à morte, por supostamente não se ter esforçado o suficiente. Os restantes apareceram com diversas feridas, hematomas e queimaduras por todo o corpo. "A sujidade nos seus corpos era tão profunda que podia ser raspada com uma faca", acrescentava o jornal. Os operários continuam no local, à espera que o governo da província consiga pagar os seus salários. A fábrica pertencia ao filho de um responsável do Partido Comunista local e isso explica, segundo o jornal chinês, que tenha conseguido manter os trabalhadores naquelas condições durante tanto tempo. Segundo a BBC, Wang Binbin já foi preso e o pai, Dongji, está a ser investigado.
A China é hoje uma das maiores economias mundiais, em grande parte devido a ordenados na ordem dos 2 euros ou menos por dia, notava ontem a Reuters.

(Público impresso, hoje)



Ainda acerca da matéria,





08-06-2007 - 11:34
Salvo da escravidão
Um dos trabalhadores chineses salvos pela polícia que estavam sujeitos a um regime de escravatura em Hongdong. Ao todo, foram resgatadas 39 pessoas, que foram forçadas a trabalhar durante anos a pão e água, sem direito a qualquer salário, numa obra da responsabilidade do filho de um dirigente local do Partido Comunista Chinês. Foto: China Daily/Reuters (PÚBLICO.PT, SB 09.06.07)




Tudo isto é triste. Mas tudo isto é só farsa.
Tudo forjado pela sensacionalista “imprensa de sarjeta”.


Porque a realidade que conta é bem outra: os jogos florais com que os senhores do mundo se vão entretendo, sempre em bem rentáveis shows, em que os beneméritos mecenas vão apurando seus chorudos dividendos e deixando umas côdeas a tão prestáveis e zelosos actores...



Não chego mais longe. (Aliás, pois se nem longe chego!...)

A cerca de meia dúzia de amigos, talvez mais um ou outro conhecido e algum distraído mirone, que deparam nestas páginas, e quejandas, com estes meus dolorosos espasmos, esses já conhecem o motivo da fúria de hoje, pois já passaram pela fonte de que me socorri.

Só porque se trata de um espaço público me permito (me obrigo!) a insistência no mote.
Pois: certo que não vou longe. Mas deixo o meu público protesto. E solidariedade.
Não me basta porque tudo continua na mesma... Mas faço o que posso.
Para o alarme e o apelo.

A revolta, o cansaço, o desespero... estão quase redondos.

(Cuidado: cansaço não é permitido. Nem conveniente.
Isso é o que “eles” querem...)

Quem irá pôr ponto final neste degredo?
Quando?
Como?
A que preço? (O sangue terá voltado a ter preço?)

Fiquei entupido. E parvo, de espanto. E roxo de indignação.

1 comentário:

aminhapele disse...

Ainda bem que não temos as mesmas "fontes".
Por aqui eu não ficaria a conhecer a foto publicada na folha do Fernandes!!!
Os horários das "postagens",não enganam.
Lamento que para saber as coisas que o Fernandes irá publicar 48 horas depois,tenha que recorrer a serviços LIVRES internacionais e que ele destina "só a assinantes".
Ao nível da foto-reportagem,isso é como "castrar" o fotógrafo.
Provàvelmente,amanhã,publicará a reportagem fotográfica de Beirute,já disponível desde ontem e permanentemente actualizada!
Os Fernandes,com estes actos,dão um grande contributo para a manutenção do MUNDO CÃO!

free web counters
New Jersey Dialup