quinta-feira, junho 09, 2005

SOLTAS


«Abrem-se brechas na firmeza socrática. A cedência na idade da reforma na GNR e na PSP é muito mau sinal.»
José Manuel Fernandes (Público, QI 09JUN05)

.

«O argumento do stress promete, como todos sabem: os funcionários públicos sofrem, por definição, muito mais stress do que os do sector privado já que, por exemplo, podem ser despedidos, o que os faz sofrer imenso. E, como todos sabem, também executam trabalhos muito duros e sujeitos a muito maior stress e desgaste do que os de trabalhadores que só podem reformar-se aos 65 anos, como os motoristas dos transportes pesados, ou os trabalhadores da construção civil, ou as operárias da indústria têxtil, ou os mineiros.»
Id (id, id)

.

«O que foi ontem prometido à PSP e à GNR abre o precedente e torna muito mais difícil a tarefa a todos os ministros que terão de explicar aos funcionários dos múltiplos corpos especiais da administração pública - e a todos os outros - por que é que afinal há excepções para uns e não para outros.»
Id (id, id)

.

«Ora, desde ontem, os deputados com 12 anos incompletos perderam a expectativa de reforma vitalícia sobre 12 anos, mas ganharam o direito a reforma vitalícia sobre os anos em que já foram deputados. Foi também uma cedência, mesmo tendo sido vendida como uma medida de coragem e embrulhada num discurso populista.»
Id (id, id)

.

«É chocante ver um político que se diz moderno utilizar a imagem do filho bebé e da mulher estrela de televisão na sua campanha eleitoral. Chocante mas não surpreendente: Manuel Maria Carrilho nunca teve escrúpulos nem olhou a meios para atingir os seus fins, pelo que o filme que exibiu no lançamento da sua campanha é apenas ele próprio. O Dinis não tem culpa do "papá" que tem.»
Id (id, id)

.

«A resignação - ao contrário do que Ruben de Carvalho pensa que eu penso - não é um valor positivo. A minha distinção vinha dos estóicos, que separam no comportamento de uma pessoa aquilo que depende de nós e aquilo que não depende de nós.»
Eduardo Prado Coelho (id, id)

.

«Não vale a pena tratar o que não depende de nós como se dependesse. Acabamos por prejudicar tudo o que podemos fazer em relação ao que depende mesmo de nós.»
Id (id, id)

.

«Concretizemos: eu gostava de conhecer uma alternativa económica à actual situação. Afirmar que as medidas do Governo Sócrates são inadequadas e que levam "ao agravamento das condições de vida dos que trabalham e dos [que] menos têm" só é pertinente se eu for capaz de apresentar um plano económico que impeça estas consequências, e se ele não for apenas um mero desejo político com uma alternativa económica tecnicamente credível.»
Id (id, id)

.

«Ora até agora apenas vi em termos claros o confronto entre os que são contra a subida do IVA em nome dos incentivos ao desenvolvimento económico e os que acham que essa subida é inevitável se queremos começar a resolver o problema do défice já este ano. Tudo o mais são ou reivindicações sectoriais ou slogans meramente políticos.»
Id (id, id)

.

«Também penso que quatro anos de maioria da direita (na qual esteve comprometido Carmona Rodrigues) levaram Lisboa a uma situação de desastre. E que é preciso apresentar alternativas reais. Mas sei de igual modo que se a esquerda ganhar será sempre através da candidatura de Manuel Maria Carrilho. E que, portanto, as restantes, apesar de terem aspectos simpáticos, serão sempre enfraquecedoras.»
Id (id, id)

.

«Envergonha-me a insensibilidade dos que exploram a situação em benefício das suas convicções, como foi o ignóbil caso do pároco da freguesia, que trocou a caridade pelo fervor político e escolheu o púlpito e a missa do sétimo dia para relativizar o sofrimento da Vanessa.»
Rui Moreira (id, id)

.

«A avó e o pai são arguidos e terão sido os cruéis e gratuitos carrascos de um processo em que a Vanessa foi condenada à morte pelos códigos do sistema.»
Id (id, id)

.

«O assunto apagar-se-á dos media e ficará esquecido na penumbra da nossa consciência até que volte a acontecer outro caso terminal, porque o horror dos maus tratos é, para muitas crianças anónimas, um drama diário.»
Id (id, id)

.

«Freitas do Amaral garante que as suas declarações, a título pessoal, sobre o Tratado Europeu foram concertadas com o primeiro-ministro.»
Helena Pereira (id, id)

.

«Segundo Freitas, "o Governo quer chegar a Bruxelas não com um tabu debaixo do braço, mas com muitas ideias e propostas".»
Id (id, id)

.

«"Em vez de estranharem que o ministro emita uma opinião, as pessoas deviam estar todas a emitir a sua opinião. Venham elas, quantas mais, melhor. Não estamos na altura da lei da rolha", afirmou, lançando um apelo à sociedade civil para discutir o futuro da Europa.»
Id (id, id)

.

«Referindo-se às críticas de "três deputados do PS" e às declarações de vários eurodeputados de todos os partidos, Freitas concluiu que "há mesmo bastante bem-estar". O ministro foi criticado por António Vitorino, Vitalino Canas e Guilherme d" Oliveira Martins. Questionado sobre o que achou das palavras de Vitorino, que o acusou de "acrescentar ruído" à posição oficial, Freitas limitou-se a responder que "é uma pessoa a quem todos reconhecem o direito de ter opiniões pessoais".»
Id (id, id)

.

«Num dos livros menos conhecidos de Agustina Bessa-Luís, As Fúrias, um grupo de pessoas logo após a revolução de Abril, gente do mais humilde campesinato, ocupou as terras que pertenciam aos grandes senhores. Poucos dias depois, a pureza revolucionária de uma «terra sem amos» já lhes interessava pouco, na verdade não demoraram muitos dias a imitar os gostos, os tiques, a arrogância e o egoísmo dos senhores que os tinham explorado.»
Luís Osório (A Capital, id)

.

«O livro de Agustina, cínico perante o idealismo da mudança e a possibilidade do nascimento de um suposto “Homem Novo”, é hoje tão ou mais actual do que no tempo em que foi escrito, dois ou três anos após 1974.»
Id (id, id)

.

«Isto a propósito do operário Lula da Silva, presidente do Brasil e homem que muitos diziam ser o farol mais luminoso para um mundo com demasiados pobres e excluídos. No dia em que resgatou as chaves do Palácio do Planalto, milhões de brasileiros saíram à rua e nas favelas decretou-se feriado. Finalmente um dos seus ocupava o lugar mais alto e prometia transformar feijão com arroz em bife do lombo.»
Id (id, id)

.

«Quando Lula da Silva chegou ao poder conseguiu criar a ilusão de que não era impossível uma nova forma de fazer política. De um lado, a defesa dos mais pobres, do outro um pacto de não agressão com os mais ricos; de um lado, o estabelecimento de uma política externa agressiva e desafiadora da globalização, do outro o estabelecimento de compromissos improváveis com os Estados Unidos.»
Id (id, id)

.

«Lula era revolucionário e reformista, social-democrata e liberal, marxista e respeitador dos cristãos. Lula estava à vontade trajado com um smoking de ricos e com camisa aberta até meio, tinha boa relação com Fidel Castro mas não fechava totalmente a porta a W. Bush, continuava a falar nos sem-terra e no seu exército de excluídos, mas parecia cada vez mais à vontade nos salões de chá e fumo onde se discutem os donativos e se apagam memórias e pruridos morais.»
Id (id, id)

.

«O presidente brasileiro conseguia ser uma coisa e o seu contrário, o que para muitos é sinónimo da qualidade dos verdadeiros políticos.»
Id (id, id)

.

«Agora, por entre vários escândalos de proporções variáveis, o seu governo foi acusado de pagar mensalidades a deputados em troca de votos favoráveis para as suas propostas.»
Id (id, id)

.

«A corrupção é mais chocante quando mancha, directa ou indirectamente, homens como Lula da Silva. Homens que deveriam honrar as derrotas e feridas do passado, homens que deveriam esforçar-se para não ser a prova viva da impossibilidade de o ser humano ser outro que não este.»
Id (id, id)

.

«Apercebi-me, depois, de que esta doença [SIDA] iria ter implicações sociais tremendas: a discriminação, a solidão, o empobrecimento, a exclusão. Mas também, nos países de maior incidência, a orfandade, a morte dos activos, sociedades de velhos e crianças.»
Maria José Nogueira Pinto (id, id)

.

«Aquilo que os senhores deputados regionais [da Madeira] elogiam como sendo um «modo firme» na denúncia de comportamentos atentatórios de «direitos, liberdades e garantias dos portugueses» é apenas, mesmo que pareça outra coisa, a linguagem boçal e primária do presidente do Governo Regional.»
Miguel Romão (id, id)

.

«Ao ver questionada a acumulação de uma pensão de reforma quando exerce actualmente um cargo político e recebe um vencimento elevado por este exercício, Alberto João Jardim não encontrou melhor nem mais cabal explicação que não fosse chamar “bastardos” e “filhos da puta” a pessoas, das quais nem teve a coragem de dizer o nome, da “comunicação social de Lisboa”.»
Id (id, id)

.

«Há aqui dois problemas fundamentais. O primeiro é o de se permitir ano após ano que um presidente de um Governo Regional e conselheiro de Estado por inerência seja isto. O segundo é a associação do parlamento regional ao facto, alegando tratar-se de um caso de autodefesa perante «atentados contra os direitos, liberdades e garantias dos portugueses», que, já agora e sendo isso, deveriam em primeira linha ser objecto de uma acção judicial.»
Id (id, id)

.

«Obviamente, reforme-se»
Id (id, id)

.

«Vão acabar as subvenções vitalícias que o Estado pagava a 364 ex-titulares de cargos políticos, no montante anual de seis milhões de euros, e que muitos outros não chegarão a receber.»
João Paulo Guerra (Diário Económico, id)

.

«Legislando em causa própria, a classe política aprovara para si estas e muitas outras benesses. Fulano entrava para a política, ficava com o seu lugar na sociedade civil em espera, ao sair levava um subsídio de reintegração mais uma subvenção vitalícia.»
Id (id, id)

.

«Uma folgança que todos decidiram e de que todos, mas todos, beneficiaram. Esta é a concepção segundo a qual o Estado é o saque dos vencedores, sendo que os vencidos também abicham para não levantarem ondas. Como qualquer outra corporação, a classe política sempre se unia, nem que fosse refugiando-se no silêncio, cada vez que alguém punha em causa a obscenidade de tal situação.»
Id (id, id)

.

Sem comentários:

free web counters
New Jersey Dialup