«Um "sim"
com todas as letras
para ter relações
SUSANA MOREIRA MARQUES, Londres
Não basta achar que
se tem consentimento
para ter sexo. É preciso
ter a certeza - ouvir
um claro "sim", diz
o Governo britânico
aos rapazes ingleses
As vítimas do crime de violação "muitas vezes sentem que são culpadas pela ofensa; não são - são-no os ofensores". Fiona Mactaggart, secretária de Estado, citada numa comunicação de imprensa do Ministério dos Assuntos Internos britânico, faz uma constatação que pode parecer óbvia.
Óbvia também - e, se não fosse tão sério, pareceria piada - é a mensagem que o Governo inglês tenta passar aos homens, sobretudo jovens dos 18 aos 24 anos, na campanha de prevenção do crime de violação que acaba de lançar.
Os primeiros anúncios já foram ontem para o ar, em estações nacionais e locais. Vão passar com mais frequência ao fim-de-semana, principalmente àquela hora que os rapazes se vestem e perfumam, se preparam para sair. Num dos clips, uma voz masculina gaba-se a um amigo: "Pensava que ela estava só a fingir que era difícil..." A história é interrompida: "Se tiveres sexo sem consentimento, podes acabar a contar a tua história em tribunal."»
.
.
.
.
.
O despacho de Susana Moreira Marques, “desde” Londres (como dizem os jornalistas), é recente. De há poucas semanas.
Eu não estou tão certo, assim, de que seja o governo de Sua Majestade a Real Sogra de Camila Parker Bowles, que está louco.
Que às vezes acontece. Mas talvez não neste caso.
Os governantes emitem notas, recomendações, mensagens e regulamentam a actividade, não dos passarinhos que durante o dia saltitam de galho em galho ou que a partir do fim de tarde pululam e quase nos ensurdecem com a sua vozearia nas copas das árvores, mas dos seu governados.
É claro que a constatação feita por Fiona Mactaggart, secretária de Estado do governo de Anthony Charles Lynton – ou Tony Blair, como o Mundo o conhece – desmontando o ancestral, pudico e freirático complexo, não arrasou velhos fantasmas e ancestrais preconceitos, mas preparou o caminho para “a mensagem que o Governo inglês tenta passar aos homens, sobretudo jovens dos 18 aos 24 anos, na campanha de prevenção do crime de violação que acaba de lançar”.
E assim vai este nosso maravilhoso mundo.
Mas muito mais estaremos para ver.
É só esperar um pouquinho.
O programa segue dentro de momentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário